Hide
Por Emanuel Seagal
Fonte: JaMe Brasil
Postado em 18 de maio de 2009
perfil
Um dos mais conhecidos guitarristas da cena musical do Japão, hide chamou a atenção do público pela primeira vez quando ainda estava no X JAPAN. Quando a lendária banda se separou em 1997, hide continuou com sua carreira solo e criou a banda Zilch.
Sua música é difícil de categorizar, enquanto a música do X JAPAN era básicamente heavy metal, sua carreira solo trouxe aos fãs muitas influências diferentes. Algumas músicas tinham toques de música industrial e eletrônica, enquanto outras eram bonitas baladas e outras eram um tipo de rock cativante e pegajoso. Não é surpresa que tantas de suas músicas, e o próprio hide , continuam tão adoradas até hoje.
biografia
Nascido em 13 de Dezembro de 1964, em Yokosuka, hide começou a gostar de rock na sua adolescência. Um pouco depois ele comprou sua primeira guitarra e ainda no colegial ele formou sua primeira banda, o Saber Tiger. Mas, a banda teve que mudar o seu nome para Yokosuka Saver Tiger já que existia uma outra banda com o nome de Saber Tiger em Sapporo. O Saver Tiger ficou junto por alguns anos, mas parecia que os jovens membros da banda não conseguiam ficar na banda por muito tempo e, como muitas bandas jovens, o grupo acabou se separando graças as constantes mudanças na formação da banda.
O último show da banda foi em 28 de Janeiro de 1987, e no mesmo ano hide se juntou ao X. hide era muito popular com os fãs do X graças ao seu carisma e suas performances cheias de energia no palco, sem falar de sua contribuições musicais ao X.
Em 1993, além do seu trabalho com o X (e mais tarde X JAPAN), hide começou uma carreira solo. Seus primeiros lançamentos foram os singles 50% & 50% e EYES LOVE YOU, lançados no mesmo dia em Agosto. Um ano depois hide gravou e lançou o seu primeiro álbum solo HIDE YOUR FACE, em que ele gravou todas as guitarras, o baixo e também os vocais. Durante sua turnê solo para promover o álbum, a banda que o acompanhava nos shows viria a ser parte do seu projeto principal hide with Spread Beaver. Em 1996 hide também fundou a gravadora LEMONed, para lançar e promover artistas indepententes.
No ano seguinte, o X JAPAN chegou ao fim. hide continuou com o seu projeto solo e nessa mesma época fundou o Zilch. O Zilch foi formado em Los Angeles, California, com músicos que hide conheceu por lá. Com um estilo industrial e letras completamente em inglês, hide estava tentando chegar ao mercado internacional.
Infelizmente, esse sonho foi interrompido em 2 de Maio de 1998 quando hide foi encontrado morto em sua casa. Ainda hoje existem muitos rumores e teorias sobre o seu falecimento; talvez os fãs nunca saibam o que realmente aconteceu com o seu ídolo. Mas com certeza hide gostaria de ser lembrado por sua vida e a alegria que sua música trouxe à tantas pessoas ao invés de sua morte.
Pink Spider foi o primeiro single lançado após a morte de hide. A música foi direto para o primeiro lugar da Oricon e mais tarde ganharia o prêmio de Escolha da Audiência da MTV japonesa. O seu próximo single, ever free, também vendeu muito bem.
Quase um ano após o seu falecimento, um álbum-tributo chamado Tribute Spirits foi lançado, com covers de músicas de hide feito por artistas como Hotei Tomoyasu, LUNA SEA e BUCK-TICK. Em 2000, um museu em homenagem à hide foi aberto em Yokosuka.
Como acontece com vários artistas que faleceram, inúmeros re-lançamentos e músicas inéditas foram apresentados ao público desde Maio de 1998. Isso inclui uma leva de re-lançamentos do hide with Spread Beaver em 2007 como também o uso de gravações inéditas de hide foram usadas na música I.V. do X JAPAN.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps