Lick Combo 3
Por Victor H. Guidini
Postado em 03 de outubro de 2004
Oi pessoal! Na coluna deste mês veremos um lick com diferentes técnicas combinadas. A primeira parte do exemplo é um arpejo com sweep picking, seguida de um arpejo com tapping e finalizando com uma seqüência também de tapping.
A figura abaixo mostra o arpejo de Ré menor numa digitação bem conhecida, começando na quinta corda e atingindo a nota mais aguda na primeira, depois retornando pelo caminho inverso. A indicação na figura para a utilização de sweep picking (a palhetada em um único sentido) é para resultados mais imediatos em relação à velocidade de execução.
Aconselho também a utilizar palhetadas alternadas no arpejo, como faz o Steve Morse, porém você terá que ter um pouco mais de paciência para conseguir uma boa velocidade de execução.
A segunda parte do lick é um padrão para o mesmo arpejo de ré menor, conforme mostra a próxima figura.
As notas indicadas com um "T" são executadas com um tapping da mão direita. A mão esquerda toca as mesmas notas do arpejo anterior, porém sem palhetar. tudo ligado. Utilize o dedo médio da mão direita para o tapping, pois o indicador estará segurando a palheta. A grande dificuldade deste padrão é fazer com que as cordas não fiquem soando quando você passar de uma corda para outra. Outra dificuldade surge a partir do terceiro tempo, quando você tem que "martelar" a corda abaixo para iniciar a digitação da corda. Muita atenção para sempre fazer soar estas notas e abafar as cordas não utilizadas.
A terceira parte é um padrão semelhante ao anterior, porém a divisão rítmica vai para fusas e a mão esquerda toca duas notas diferentes em cada corda, dando um sentido diferente para esta parte.
As notas tocadas nesta parte são ré, mi, fá, sol, lá e dó. A nota si foi omitida, dando assim uma nova possibilidade harmônica para a utilização deste exemplo. Podemos considerar que a escala tocada é de Dó Maior ou de Fá Maior, pois a nota que diferencia estas escalas é o Si (natural na escala de Dó e bemol em Fá), que foi omitida no exemplo. Isto significa que podemos utilizar estes exemplos sobre qualquer acorde do campo harmônico de Dó ou Fá Maior.
Bem, agora veremos estes três exemplos misturados em um único lick.
A primeira parte consiste no primeiro tempo, que é o arpejo é Ré menor tocado somente ascendentemente. Para executar todo o lick sem perder o ritmo, atinja o lá da primeira corda com um hammer-on da mão esquerda, assim você terá tempo para iniciar o arpejo com tapping na cabeça do próximo tempo. O arpejo é como vimos anteriormente, porém, com uma breve modificação: a última nota do quarto tempo é sol e não lá, para "ligar" com a próxima parte, que é o padrão de fusas. Desta vez ele é tocado somente até a quarta corda e finalizado com um tapping na nota lá.
Os exemplos em mp3 foram gravados a 70bpm, 120bpm.
Ex. 1: 70bpm (clique para download)
Ex. 2: 120bpm (clique para download)
Estude com calma, ouça muita música e qualquer dúvida escreva!
Abraço e até!
Guitar Shred
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A música de Raul Seixas que faria ele ser "cancelado" nos dias de hoje
Cinco discos de heavy metal que são essenciais, segundo Prika Amaral
A música "mais idiota de todos os tempos" que foi eleita por revista como a melhor do século XXI
A banda de rock que lucra com a infantilização do público adulto, segundo Regis Tadeu
Como é a estrutura empresarial e societária do Iron Maiden, segundo Regis Tadeu
O clássico que é como o "Stairway to Heaven" do Van Halen, segundo Sammy Hagar
O polêmico álbum de Metal que Geezer Butler gostaria de ter escrito
Derrick Green explica por que seu primeiro disco com o Sepultura se chama "Against"
O guitarrista que usava "pedal demais" para os Rolling Stones; "só toque a porra da guitarra!"
Matt Sorum admite que esperava mais do Velvet Revolver
Metal Hammer coloca último disco do Megadeth entre os melhores da banda no século XXI
Por que David Gilmour é ótimo patrão e Roger Waters é péssimo, segundo ex-músico
Derrick Green relembra rejeição às músicas novas do Sepultura na turnê de 1998 com o Slayer
O melhor compositor de rock de todos os tempos, segundo Elton John
A única banda de rock nacional que derrota os Paralamas para Pedro Bial
"Mamãe eu não queria" de Raul Seixas e a oposição irônica ao exército
A música do Metallica em que James mete o pé e fala sobre uma de suas grandes paixões

1234... Cromatizando - Parte I
Shapes de aperjos
Palhetada sobre duas cordas
A lendária guitarra inspirada em Jimmy Page, Jeff Beck e Eric Clapton que sumiu por 44 anos
Os melhores guitarristas da atualidade, segundo Regis Tadeu (inclui brasileiro)
Os melhores bateristas de hair metal de todos os tempos, segundo a Loudwire
Site americano elege os melhores baixistas do rock progressivo de todos os tempos



