Lick Combo 3
Por Victor H. Guidini
Postado em 03 de outubro de 2004
Oi pessoal! Na coluna deste mês veremos um lick com diferentes técnicas combinadas. A primeira parte do exemplo é um arpejo com sweep picking, seguida de um arpejo com tapping e finalizando com uma seqüência também de tapping.
A figura abaixo mostra o arpejo de Ré menor numa digitação bem conhecida, começando na quinta corda e atingindo a nota mais aguda na primeira, depois retornando pelo caminho inverso. A indicação na figura para a utilização de sweep picking (a palhetada em um único sentido) é para resultados mais imediatos em relação à velocidade de execução.
Aconselho também a utilizar palhetadas alternadas no arpejo, como faz o Steve Morse, porém você terá que ter um pouco mais de paciência para conseguir uma boa velocidade de execução.
A segunda parte do lick é um padrão para o mesmo arpejo de ré menor, conforme mostra a próxima figura.
As notas indicadas com um "T" são executadas com um tapping da mão direita. A mão esquerda toca as mesmas notas do arpejo anterior, porém sem palhetar. tudo ligado. Utilize o dedo médio da mão direita para o tapping, pois o indicador estará segurando a palheta. A grande dificuldade deste padrão é fazer com que as cordas não fiquem soando quando você passar de uma corda para outra. Outra dificuldade surge a partir do terceiro tempo, quando você tem que "martelar" a corda abaixo para iniciar a digitação da corda. Muita atenção para sempre fazer soar estas notas e abafar as cordas não utilizadas.
A terceira parte é um padrão semelhante ao anterior, porém a divisão rítmica vai para fusas e a mão esquerda toca duas notas diferentes em cada corda, dando um sentido diferente para esta parte.
As notas tocadas nesta parte são ré, mi, fá, sol, lá e dó. A nota si foi omitida, dando assim uma nova possibilidade harmônica para a utilização deste exemplo. Podemos considerar que a escala tocada é de Dó Maior ou de Fá Maior, pois a nota que diferencia estas escalas é o Si (natural na escala de Dó e bemol em Fá), que foi omitida no exemplo. Isto significa que podemos utilizar estes exemplos sobre qualquer acorde do campo harmônico de Dó ou Fá Maior.
Bem, agora veremos estes três exemplos misturados em um único lick.
A primeira parte consiste no primeiro tempo, que é o arpejo é Ré menor tocado somente ascendentemente. Para executar todo o lick sem perder o ritmo, atinja o lá da primeira corda com um hammer-on da mão esquerda, assim você terá tempo para iniciar o arpejo com tapping na cabeça do próximo tempo. O arpejo é como vimos anteriormente, porém, com uma breve modificação: a última nota do quarto tempo é sol e não lá, para "ligar" com a próxima parte, que é o padrão de fusas. Desta vez ele é tocado somente até a quarta corda e finalizado com um tapping na nota lá.
Os exemplos em mp3 foram gravados a 70bpm, 120bpm.
Ex. 1: 70bpm (clique para download)
Ex. 2: 120bpm (clique para download)
Estude com calma, ouça muita música e qualquer dúvida escreva!
Abraço e até!
Guitar Shred
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Confira o Line-Up completo do Bangers Open Air 2027
Ozzfest confirma retorno com edições em três países para 2027
A banda que Max Cavalera considerava a "versão brasileira do Iron Maiden"
O membro do Iron Maiden que "não aguenta mais e quer sair", segundo Regis Tadeu
O clipe mais barato da história do Iron Maiden, segundo Dave Murray
Tom Morello cita o que considera seus quatro maiores fracassos musicais
Regis Tadeu revela por que Robert Plant se recusa a ressuscitar o Led Zeppelin
Cinco bandas do Bangers Open Air 2027 que fogem do óbvio e merecem sua atenção
Rainbow anuncia reedição limitada da compilação "Finyl Vinyl"
Jairo Guedz sobre as regravações dos Cavalera: "A magia, para mim, está no original"
Bruce Dickinson quer novo disco do Iron Maiden, Steve Harris não sabe, diz Nicko McBrain
A condição de Ricardo Confessori para voltar ao Shaman: "Se quiser trabalhar comigo, senta aí"
As músicas de "Mob Rules" que Geezer Butler coloca entre as melhores do Black Sabbath
A música que Corey Taylor gostaria de deixar como ensinamento para o filho
Os 3 nomes com quem Chuck Berry queria ter tocado, segundo o próprio
A música do Queen que Brian May pensou que era uma brincadeira
As 10 músicas mais estranhas do Guns N' Roses, em lista do Ultimate Classic Rock
As regras de Sharon na relação de Ozzy Osbourne com as groupies

1234... Cromatizando - Parte I
Shapes de aperjos
Palhetada sobre duas cordas
O surpreendente público que sustenta o mercado de bateria no Brasil, segundo executivo
Violão concentra um terço das buscas de quem quer aprender um instrumento no Brasil
Após 17 anos de queda, buscas por guitarra no Brasil voltam a crescer no Google
Rafael Bittencourt e o problema dos guitarristas brasileiros: "Nos EUA não tem isso"
A música de 1972 que Slash disse ter um dos melhores sons de guitarra da história



