Lick Combo 3
Por Victor H. Guidini
Postado em 03 de outubro de 2004
Oi pessoal! Na coluna deste mês veremos um lick com diferentes técnicas combinadas. A primeira parte do exemplo é um arpejo com sweep picking, seguida de um arpejo com tapping e finalizando com uma seqüência também de tapping.
A figura abaixo mostra o arpejo de Ré menor numa digitação bem conhecida, começando na quinta corda e atingindo a nota mais aguda na primeira, depois retornando pelo caminho inverso. A indicação na figura para a utilização de sweep picking (a palhetada em um único sentido) é para resultados mais imediatos em relação à velocidade de execução.
Aconselho também a utilizar palhetadas alternadas no arpejo, como faz o Steve Morse, porém você terá que ter um pouco mais de paciência para conseguir uma boa velocidade de execução.
A segunda parte do lick é um padrão para o mesmo arpejo de ré menor, conforme mostra a próxima figura.
As notas indicadas com um "T" são executadas com um tapping da mão direita. A mão esquerda toca as mesmas notas do arpejo anterior, porém sem palhetar. tudo ligado. Utilize o dedo médio da mão direita para o tapping, pois o indicador estará segurando a palheta. A grande dificuldade deste padrão é fazer com que as cordas não fiquem soando quando você passar de uma corda para outra. Outra dificuldade surge a partir do terceiro tempo, quando você tem que "martelar" a corda abaixo para iniciar a digitação da corda. Muita atenção para sempre fazer soar estas notas e abafar as cordas não utilizadas.
A terceira parte é um padrão semelhante ao anterior, porém a divisão rítmica vai para fusas e a mão esquerda toca duas notas diferentes em cada corda, dando um sentido diferente para esta parte.
As notas tocadas nesta parte são ré, mi, fá, sol, lá e dó. A nota si foi omitida, dando assim uma nova possibilidade harmônica para a utilização deste exemplo. Podemos considerar que a escala tocada é de Dó Maior ou de Fá Maior, pois a nota que diferencia estas escalas é o Si (natural na escala de Dó e bemol em Fá), que foi omitida no exemplo. Isto significa que podemos utilizar estes exemplos sobre qualquer acorde do campo harmônico de Dó ou Fá Maior.
Bem, agora veremos estes três exemplos misturados em um único lick.
A primeira parte consiste no primeiro tempo, que é o arpejo é Ré menor tocado somente ascendentemente. Para executar todo o lick sem perder o ritmo, atinja o lá da primeira corda com um hammer-on da mão esquerda, assim você terá tempo para iniciar o arpejo com tapping na cabeça do próximo tempo. O arpejo é como vimos anteriormente, porém, com uma breve modificação: a última nota do quarto tempo é sol e não lá, para "ligar" com a próxima parte, que é o padrão de fusas. Desta vez ele é tocado somente até a quarta corda e finalizado com um tapping na nota lá.
Os exemplos em mp3 foram gravados a 70bpm, 120bpm.
Ex. 1: 70bpm (clique para download)
Ex. 2: 120bpm (clique para download)
Estude com calma, ouça muita música e qualquer dúvida escreva!
Abraço e até!
Guitar Shred
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A banda com quem Ronnie James Dio jamais tocaria de novo; "não fazia mais sentido pra mim"
Os álbuns esquecidos dos anos 90 que soam melhores agora
Download Festival anuncia mais de 90 atrações para edição 2026
A única música do Pink Floyd com os cinco integrantes da formação clássica
Show do AC/DC no Brasil não terá Pista Premium; confira possíveis preços
A música lançada há 25 anos que previu nossa relação doentia com a tecnologia
O melhor disco do Anthrax, segundo a Metal Hammer; "Um marco cultural"
Tuomas Holopainen explica o real (e sombrio) significado de "Nemo", clássico do Nightwish
O solo que Jimmy Page chamou de "nota 12", pois era "mais que perfeito"
A música do Kiss que Paul Stanley sempre vai lamentar; "não tem substância alguma"
O disco do Metallica que para James Hetfield ainda não foi compreendido; "vai chegar a hora"
O clássico do metal que é presença constante nos shows de três bandas diferentes
David Ellefson relembra show que Megadeth fez como trio ao lado de Exodus e Testament
Steve Morse admite ter ficado magoado com o Deep Purple
Ritchie Blackmore faz rara aparição pública e rasga elogios a Bryan Adams
A chave oculta no disco do Led Zeppelin que Raul usou para abrir as portas do conhecimento
A reação de Lemmy do Motörhead após banda brasileira o vencer seguidas vezes no pinball
A única música do Iron Maiden com créditos de compositor a Nicko McBrain
1234... Cromatizando - Parte I
Shapes de aperjos
Palhetada sobre duas cordas
Os melhores guitarristas da atualidade, segundo Regis Tadeu (inclui brasileiro)
Os melhores bateristas de hair metal de todos os tempos, segundo a Loudwire
Site americano elege os melhores baixistas do rock progressivo de todos os tempos
Os 10 melhores riffs do metal nacional de todos os tempos, segundo Gustavo Maiato
O baterista tão bom que até John Bonham e Neil Peart reverenciavam



