Lick Combo 3
Por Victor H. Guidini
Postado em 03 de outubro de 2004
Oi pessoal! Na coluna deste mês veremos um lick com diferentes técnicas combinadas. A primeira parte do exemplo é um arpejo com sweep picking, seguida de um arpejo com tapping e finalizando com uma seqüência também de tapping.
A figura abaixo mostra o arpejo de Ré menor numa digitação bem conhecida, começando na quinta corda e atingindo a nota mais aguda na primeira, depois retornando pelo caminho inverso. A indicação na figura para a utilização de sweep picking (a palhetada em um único sentido) é para resultados mais imediatos em relação à velocidade de execução.
Aconselho também a utilizar palhetadas alternadas no arpejo, como faz o Steve Morse, porém você terá que ter um pouco mais de paciência para conseguir uma boa velocidade de execução.
A segunda parte do lick é um padrão para o mesmo arpejo de ré menor, conforme mostra a próxima figura.
As notas indicadas com um "T" são executadas com um tapping da mão direita. A mão esquerda toca as mesmas notas do arpejo anterior, porém sem palhetar. tudo ligado. Utilize o dedo médio da mão direita para o tapping, pois o indicador estará segurando a palheta. A grande dificuldade deste padrão é fazer com que as cordas não fiquem soando quando você passar de uma corda para outra. Outra dificuldade surge a partir do terceiro tempo, quando você tem que "martelar" a corda abaixo para iniciar a digitação da corda. Muita atenção para sempre fazer soar estas notas e abafar as cordas não utilizadas.
A terceira parte é um padrão semelhante ao anterior, porém a divisão rítmica vai para fusas e a mão esquerda toca duas notas diferentes em cada corda, dando um sentido diferente para esta parte.
As notas tocadas nesta parte são ré, mi, fá, sol, lá e dó. A nota si foi omitida, dando assim uma nova possibilidade harmônica para a utilização deste exemplo. Podemos considerar que a escala tocada é de Dó Maior ou de Fá Maior, pois a nota que diferencia estas escalas é o Si (natural na escala de Dó e bemol em Fá), que foi omitida no exemplo. Isto significa que podemos utilizar estes exemplos sobre qualquer acorde do campo harmônico de Dó ou Fá Maior.
Bem, agora veremos estes três exemplos misturados em um único lick.
A primeira parte consiste no primeiro tempo, que é o arpejo é Ré menor tocado somente ascendentemente. Para executar todo o lick sem perder o ritmo, atinja o lá da primeira corda com um hammer-on da mão esquerda, assim você terá tempo para iniciar o arpejo com tapping na cabeça do próximo tempo. O arpejo é como vimos anteriormente, porém, com uma breve modificação: a última nota do quarto tempo é sol e não lá, para "ligar" com a próxima parte, que é o padrão de fusas. Desta vez ele é tocado somente até a quarta corda e finalizado com um tapping na nota lá.
Os exemplos em mp3 foram gravados a 70bpm, 120bpm.
Ex. 1: 70bpm (clique para download)
Ex. 2: 120bpm (clique para download)
Estude com calma, ouça muita música e qualquer dúvida escreva!
Abraço e até!
Guitar Shred
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Sepultura fará show sem "Roots", "Arise" e "Ratamahatta" no Rock in Rio
A música mais difícil de tocar do Metallica segundo James Hetfield, Lars Ulrich e Kirk Hammett
Roger revela as duplas sertanejas que recusaram gravar com o Ultraje a Rigor
O álbum do Angra que Edu Falaschi menos ouve, segundo o próprio
Iron Maiden anuncia box-set com os 9 primeiros discos em LPs coloridos
Scorpions suspende atividades de 2026 devido a "circunstâncias imprevistas"
Tony Iommi (Black Sabbath) revela status atual de seu linfoma
Astros do metal unem forças em álbum tributo ao Fleetwood Mac
A música de 1965 que fundou o som do rock clássico, segundo Jimmy Page
O álbum de heavy metal que se tornou um dos discos mais vendidos de todos os tempos
Geddy Lee e Alex Lifeson revelam a música que o Rush mais sofreu para tocar na turnê de reunião
Kirk Hammett relembra seu "horripilante" primeiro dia como guitarrista do Metallica
Ouça "Can't Get Away", música inédita de Phil Lynott (Thin Lizzy)
Assista trailer de "No One's Disciple", documentário sobre vida e obra de Neil Peart (Rush)
As duas músicas do Angra que Edu Falaschi não topou cantar, segundo o próprio
Bruce Dickinson: punks não sabem tocar e tem inveja do metal
Megadeth: as pérolas mais polêmicas ditas por Mustaine
A banda que Kurt Cobain queria que o Nirvana fosse e cujo vocalista tentou salvar sua vida
1234... Cromatizando - Parte I
Shapes de aperjos
Palhetada sobre duas cordas
Felipe Andreoli lança o Ibanez FAB1, novo baixo signature desenvolvido em parceria com a marca
Disney lança coleção de vilões inspirada na estética do heavy metal; veja modelos
Rafael Bittencourt e o problema dos guitarristas brasileiros: "Nos EUA não tem isso"
A música de 1972 que Slash disse ter um dos melhores sons de guitarra da história
O riff mais tocado na maior loja de guitarra do mundo: "Antes era Stairway to Heaven"



