Modos Gregos - Parte III
Por Victor H. Guidini
Postado em 18 de abril de 2005
Nesta última coluna sobre os modos, veremos como funciona a improvisação sobre diferentes centros tonais numa única seqüência harmônica.
Jônio
A progressão abaixo mostra quatro centros tonais diferentes para improvisar numa unica progressão harmônica (C Jônio, B Jônio, Bb Jônio e A Jônio). As escalas estão indicadas pelas linhas pontilhadas. O Mesmo raciocínio seque para os outros exemplos.
Improvise sobre estas cadências, prestando muita atenção na hora de mudança de modo. Evite saltos nestes momentos, prefira os graus conjuntos. Tente desenvolver suas idéias nas modulações.
No início estas harmonias podem parecer muito difíceis e complexas para desenvolver suas idéias musicais, mas vale sua perseverança e empenho para adquirir fluência nestas situações. Há material para vários meses de estudo nestes exemplos.
O próximo exercício é uma junção de todos os modos em um único exemplo. Aqui a principal dificuldade é nas mudanças de escalas, que ocorrem irregularmente.
Pratiquem com muita calma e com um playback num andamento lento, siga aumentando a velocidade progressivamente. Outra opção é utilizar somente uma nota por compasso, depois duas, três, quatro...
Bom estudo para vocês!
Guitar Shred
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps