Warming Up
Por Theo Machado
Postado em 08 de março de 2003
Olá galera! Estou honrado de poder escrever para o melhor e mais completo site de Rock e Metal do Brasil! Este espaço tem como objetivo concientizar em alguns pontos, músicos em geral e principalmente os guitarristas, de muitos assuntos que as vezes são esquecidos e deixados de lado! Com o tempo vocês perceberão que suas guitarras se tornarão "infernais"!
O ato de "aquecer" as mãos é um hábito inexistente para a maioria dos guitarristas, e até mesmo para os instrumentistas em geral. Realizar alongamentos e exercícios para o aquecimento das articulações e tendões é importantíssimo! Além de melhorar a execução musical, previne uma série de ‘doenças’ ligadas aos músicos.
A falta de preocupação por parte dos músicos em geral é um dos motivos que podem iniciar uma pequena lesão gerando um trauma, ocasionando a imobilização momentânea e o tratamento da região afetada, podendo esta ser dedos, mãos, pulsos, braços e até mesmo o pescoço. Os alongamentos de mãos, pulsos e braços devem ser feitos antes de qualquer prática no instrumento. Estes são parecidos com os praticados no voleibol, por ser um esporte que utiliza excessivamente os braços. Porque você acha que os jogadores em geral fazem um ‘pequeno’ aquecimento antes de entrar em quadra/campo? Alongar pulsos, dedos e braços deixa você muito mais relaxado para iniciar a prática de exercícios, e a realização de shows e ensaios. Acredite, o resultado será muito mais satisfatório!!
Explicarei como são os exercícios que ajudarão a prevenir lesões e relaxar antes de qualquer ação com o instrumento.
Inicialmente vamos alongar os braços. Estique-os para cima com os cotovelos retos e permaneça nessa posição por uns 10 segundos. Continuando com os braços, coloque o braço direito sobre o peito na direção oposta e segure-o contra o peito, isso também por dez segundos, realizando com o mesmo com o braço esquerdo. Alogando os cotovelos: alongue os braços atrás das costas entrelaçando os dedos. Alogando os pulsos: mantenha somente o antebraço para frente e puxe o pulso para baixo por 10 segundos e depois abra a mão e puxe-a para cima, repita isso com o outro pulso. Alogando os dedos: isso funciona como uma massagem. Massageie todos os dedos da mão direita com os dedos, indicador e polegar da mão esquerda realizando movimento circulares, do início do dedo até o final, isso aumenta a circulação sanguínea deixando a mão relaxada e pronta para a pratica. E por último o polegar, puxe-o para trás até sentir o mesmo esticar sem sentir dor por um breve período e repita o processo com o outro dedo. Feito o alongamento citado acima vamos partir para exercícios técnicos para aquecer as mãos com o instrumento.
Aquecendo (Warming up). Obs: os exemplos abaixo podem também ser executados por instrumentos de cordas em geral.
Ex.1 - executar em todas as cordas e partindo das casas 9, 7, 5, 3, 1, usando palhetada alternada.
E-12-13-15-12-14-15-12-14-16-12-13-16-12-15-16-I
B----------------------------------------------I
G----------------------------------------------I
D----------------------------------------------I
A----------------------------------------------I
E----------------------------------------------I
Exemplo partindo da casa 9.
E-9-10-12-9-11-12-9-11-13-9-10-13-9-12-13------I
B----------------------------------------------I
G----------------------------------------------I
D----------------------------------------------I
A----------------------------------------------I
E----------------------------------------------I
Exemplo partindo da casa 7.
E-7-8-10-7-9-10-7-9-11-7-8-11-7-10-11----------I
B----------------------------------------------I
G----------------------------------------------I
D----------------------------------------------I
A----------------------------------------------I
E----------------------------------------------I
Etude nº1
Ex.2 - iniciar a palhetada para baixo.
E----------------------------------------------------I
B----------------------------------------------------I
G-2-4-5-4-2-4-5-4--2-4-5-4-2-4-5-4--4-5-7-5-4-5-7-5--I
D--2-2-2-2-2-2-2-2--3-3-3-3-3-3-3-3--5-5-5-5-5-5-5-5-I
A----------------------------------------------------I
E----------------------------------------------------I
E------------------------------------------------------I
B------------------------------------------------------I
G-4-5-7-5-4-5-7-5--5-7-9-7-5-7-9-7--7-9-10-9-7-9-10-9--I
D—-6-6-6-6-6-6-6-6--7-7-7-7-7-7-7-7--8-8--8-8-8-8--8-8-I
A------------------------------------------------------I
E------------------------------------------------------I
E------------------------------------------------------I
B------------------------------------------------------I
G-7-9-10-9-7-9-10-9—-9--10—-12—-10--9--10--12--10------I
D—-9-9--9-9-9-9--9-9—-10—-10-—10—-10—10—-10—-10—-12~---I
A------------------------------------------------------I
E------------------------------------------------------I
O exemplo 2 tem uma sonoridade meio erudita, musical, diferente da maior parte dos exercícios de aquecimento, por isso torna-se agradável executá-lo. Este é um exercício que criei baseado na execução de arpegios com palhetada alternada, mas isso é assunto para outra coluna. Pratique-o também nas cordas D e A, e não se esqueça perder cinco minutos de pratica é melhor do que uma hora diária de fisioterapia. Um abraço e até a próxima!
Guitar Shred
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Roger Waters e filho criam o Legacy, projeto que celebra a obra do Pink Floyd
De Megadeth a Bruce Springsteen, as 10 músicas mais sombrias da história do rock
Jim Root admite que último álbum do Slipknot não foi bom
Como surgiu a ideia de formar o Heaven & Hell, de acordo com Geezer Butler
Por que Tony Iommi acha que grandes músicos não conseguiam tocar Black Sabbath direito
Mötley Crüe realiza trollagem com Extreme em último show de tour conjunta
A lenda nordestina que é o Van Halen brasileiro, segundo Rafael Bittencourt
As famosas bandas dos anos oitenta que Joey Ramone colocou no mesmo saco e chamou de "merda"
A melhor introdução de bateria de todos os tempos, segundo Gastão Moreira
São Paulo recebe imersão na história do Angra com celebração a "Holy Land" e "Rebirth"
Hammerfall anuncia turnê latino-americana 2027 e confirma três sideshows do Bangers Open Air
Por que Lobão foi expulso da Blitz às vésperas do estouro, segundo o próprio
O metal do Angra respira: Alírio Netto e banda em noite iluminada.
O álbum definitivo do Dream Theater, na opinião do vocalista James LaBrie
O período que John Paul Jones considera o pior de toda a história do Led Zeppelin
Marilyn Manson: "perdi tudo por causa de Columbine"
A sincera e entusiasmada opinião de Jimmy Page sobre Syd Barrett, fundador do Pink Floyd
A história de amor do primeiro casamento de Raul Seixas que terminou por drogas e traição
1234... Cromatizando - Parte I
Shapes de aperjos
Palhetada sobre duas cordas
Felipe Andreoli lança o Ibanez FAB1, novo baixo signature desenvolvido em parceria com a marca
Disney lança coleção de vilões inspirada na estética do heavy metal; veja modelos
A música de 1972 que Slash disse ter um dos melhores sons de guitarra da história
O riff mais tocado na maior loja de guitarra do mundo: "Antes era Stairway to Heaven"



