RECEBA NOVIDADES ROCK E METAL DO WHIPLASH.NET NO WHATSAPP

Matérias Mais Lidas


Outras Matérias em Destaque

John Sykes quase se tornou guitarrista de Ozzy Osbourne

A categórica resposta de Alex Lifeson sobre retorno do Rush sem Neil Peart

Ace Frehley proibiu abraços e apertos de mão em aparição pública semana passada

Revista Veja diz que Bruce Dickinson teve "desempenho frustrante" em torneio de esgrima

O megahit de amor de Paul McCartney que foi acusado de apropriação cultural

O riff que David Bowie ganhou de Jimmy Page e usou em duas músicas diferentes

O show solo que Ian Gillan fez pelado, vestindo só uma capa de chuva transparente

Para David Ellefson, retorno do Megadeth tem "muito a ver" com crenças religiosas de Mustaine

A música tocante que Warrel Dane escreveu para seu irmão, que nunca a ouviu

O álbum do U2 que foi considerado o pior erro já cometido por eles, segundo Bono

Bruce Dickinson compete em circuito europeu de esgrima para veteranos

O astro da música que mora em mansão nababesca e gosta de exibir riqueza

Membro do Beach Boys é processado por não autografar merchandising

Steve Harris relembra sua mansão "assombrada" que inspirou a letra de "Fear of the Dark"

Porque o AC/DC desprezava completamente a ideologia do Punk


Stamp

Pentatônicas com tapping

Por Victor H. Guidini
Postado em 31 de agosto de 2004

Oi pessoal! Nesta primeira coluna irei passar algumas idéias sobre como utilizar a boa e velha pentatônica. Para quem não sabe, esta é a escala mais utilizada no rock e é formada por cinco notas.

Essas cinco notas são derivadas da escala diatônica. São excluídas as duas notas da escala diatônica que geram o intervalo de 5º diminuta ou 4º aumentada, o trítono. Na escala de Dó maior / Lá menor são excluídas as notas Fá e Si. A pentatônica desta escala é formada pelas notas: Dó Ré Mi Sol e Lá.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - TAB 1

Abaixo seguem duas possíveis digitações para esta pentatônica:

Sobrepondo estes dois desenhos obteremos uma pentatônica com 3 notas por corda, como mostra a figura abaixo:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - TAB 2

Podemos perceber na figura acima que há a repetição da última nota tocada em cada corda, o que cria um efeito bem interessante. Porém, exige uma abertura de mão um tanto incômoda. Outra maneira de executar esse exemplo, é tocar a última nota de cada corda com um tapping da mão direita (T).

O exemplo abaixo mostra um padrão para a utilização deste artifício. Veja que a primeira nota tocada é o tapping da mão direita, as outras duas notas são tocadas com ligaduras da mão esquerda. Sugiro a utilização do dedo médio na mão direita para o tapping. Na mão esquerda os dedos 1 e 4 para as cordas 1, 2 e 6; e, os dedos 1 e 3 para as cordas 3, 4 e 5.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - TAB 3

O próximo exemplo é uma variante do anterior. Subimos e descemos a escala com os tappings. No final do compasso 2, utilizamos um tempo outside: a pentatônica deslocada meio tom acima. Este recurso gera uma sonoridade bem interessante, você pode deslocar qualquer digitação meio tom acima ou abaixo para gerar este efeito outside. O outside cria tensões na melodia, que podem ser resolvidas voltando ao tom original ou criando modulações. Utilizei este tempo outside para "ligar" a pentatônica de Lá menor com a de Si menor e depois repeti o mesmo padrão em Si menor.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - TAB 4

Comece estudando bem devagar, sempre com o metrônomo e aumente progressivamente a velocidade. Trace uma velocidade-meta para atingir e pratique até atingi-la.

Os três exemplos em MP3 foram gravados em 80bpm, 120bpm e 120bpm com uma base de guitarra em Sol.

Ex. 1: 80bpm (clique para download)
Ex. 2: 120bpm (clique para download)
Ex. 3: Sol - 120bpm (clique para download)

Experimente tocar esse exemplo em cima dos acordes de C, D, Dm, Em, F#m7b5, G, Am, Bm, C, D e Dm. Sobre cada acorde, o exemplo soara de uma maneira diferente. Crie também suas variações baseadas nesse exercício: mude o ritmo, os intervalos. Use sua criatividade!

Comentários, dúvidas ou informações, escreva para mim!

Um abraço e até a próxima.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - TAB 5
Compartilhar no FacebookCompartilhar no WhatsAppCompartilhar no Twitter

Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps


Bangers Open Air


publicidadeAdriano Lourenço Barbosa | Airton Lopes | Alexandre Faria Abelleira | Alexandre Sampaio | André Frederico | Andre Magalhaes de Araujo | Ary César Coelho Luz Silva | Assuires Vieira da Silva Junior | Bergrock Ferreira | Bruno Franca Passamani | Caio Livio de Lacerda Augusto | Carlos Alexandre da Silva Neto | Carlos Gomes Cabral | Cesar Tadeu Lopes | Cláudia Falci | Danilo Melo | Dymm Productions and Management | Efrem Maranhao Filho | Eudes Limeira | Fabiano Forte Martins Cordeiro | Fabio Henrique Lopes Collet e Silva | Filipe Matzembacker | Flávio dos Santos Cardoso | Frederico Holanda | Gabriel Fenili | George Morcerf | Geraldo Fonseca | Geraldo Magela Fernandes | Gustavo Anunciação Lenza | Herderson Nascimento da Silva | Henrique Haag Ribacki | Jesse Alves da Silva | João Alexandre Dantas | João Orlando Arantes Santana | Jorge Alexandre Nogueira Santos | José Patrick de Souza | Juvenal G. Junior | Leonardo Felipe Amorim | Luis Jose Geraldes | Marcello da Silva Azevedo | Marcelo Franklin da Silva | Marcelo Vicente Pimenta | Marcio Augusto Von Kriiger Santos | Marcos Donizeti | Marcus Vieira | Maurício Gioachini | Mauricio Nuno Santos | Odair de Abreu Lima | Pedro Fortunato | Rafael Wambier Dos Santos | Regina Laura Pinheiro | Ricardo Cunha | Richard Malheiros | Sergio Luis Anaga | Silvia Gomes de Lima | Thiago Cardim | Tiago Andrade | Victor Adriel | Victor Jose Camara | Vinicius Valter de Lemos | Walter Armellei Junior | Williams Ricardo Almeida de Oliveira | Yria Freitas Tandel |
Siga Whiplash.Net pelo WhatsApp
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Sobre Victor H. Guidini

Músico, guitarrista e professor de música formado pela UDESC. Começou a ouvir rock quando descobriu os vinis do AC/DC de seu irmão. Aos 13 conheceu o Van Halen e começa a incomodar os vizinhos com sua primeira guitarra. Tocou em várias bandas de Florianópolis. Atualmente, mora em São Paulo e segue como professor de música e tocando por ai. Entre muitos outros, curte Hermeto Pascoal, Egberto Gismonti, Dr Cipó, Cama de Gato, Tribal Tech e Led Zeppelin.
Mais matérias de Victor H. Guidini.

 
 
 
 

RECEBA NOVIDADES SOBRE
ROCK E HEAVY METAL
NO WHATSAPP
ANUNCIE NESTE SITE COM
MAIS DE 4 MILHÕES DE
VIEWS POR MÊS