Pentatônicas com tapping
Por Victor H. Guidini
Postado em 31 de agosto de 2004
Oi pessoal! Nesta primeira coluna irei passar algumas idéias sobre como utilizar a boa e velha pentatônica. Para quem não sabe, esta é a escala mais utilizada no rock e é formada por cinco notas.
Essas cinco notas são derivadas da escala diatônica. São excluídas as duas notas da escala diatônica que geram o intervalo de 5º diminuta ou 4º aumentada, o trítono. Na escala de Dó maior / Lá menor são excluídas as notas Fá e Si. A pentatônica desta escala é formada pelas notas: Dó Ré Mi Sol e Lá.
Abaixo seguem duas possíveis digitações para esta pentatônica:
Sobrepondo estes dois desenhos obteremos uma pentatônica com 3 notas por corda, como mostra a figura abaixo:
Podemos perceber na figura acima que há a repetição da última nota tocada em cada corda, o que cria um efeito bem interessante. Porém, exige uma abertura de mão um tanto incômoda. Outra maneira de executar esse exemplo, é tocar a última nota de cada corda com um tapping da mão direita (T).
O exemplo abaixo mostra um padrão para a utilização deste artifício. Veja que a primeira nota tocada é o tapping da mão direita, as outras duas notas são tocadas com ligaduras da mão esquerda. Sugiro a utilização do dedo médio na mão direita para o tapping. Na mão esquerda os dedos 1 e 4 para as cordas 1, 2 e 6; e, os dedos 1 e 3 para as cordas 3, 4 e 5.
O próximo exemplo é uma variante do anterior. Subimos e descemos a escala com os tappings. No final do compasso 2, utilizamos um tempo outside: a pentatônica deslocada meio tom acima. Este recurso gera uma sonoridade bem interessante, você pode deslocar qualquer digitação meio tom acima ou abaixo para gerar este efeito outside. O outside cria tensões na melodia, que podem ser resolvidas voltando ao tom original ou criando modulações. Utilizei este tempo outside para "ligar" a pentatônica de Lá menor com a de Si menor e depois repeti o mesmo padrão em Si menor.
Comece estudando bem devagar, sempre com o metrônomo e aumente progressivamente a velocidade. Trace uma velocidade-meta para atingir e pratique até atingi-la.
Os três exemplos em MP3 foram gravados em 80bpm, 120bpm e 120bpm com uma base de guitarra em Sol.
Ex. 1: 80bpm (clique para download)
Ex. 2: 120bpm (clique para download)
Ex. 3: Sol - 120bpm (clique para download)
Experimente tocar esse exemplo em cima dos acordes de C, D, Dm, Em, F#m7b5, G, Am, Bm, C, D e Dm. Sobre cada acorde, o exemplo soara de uma maneira diferente. Crie também suas variações baseadas nesse exercício: mude o ritmo, os intervalos. Use sua criatividade!
Comentários, dúvidas ou informações, escreva para mim!
Um abraço e até a próxima.
Guitar Shred
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Álbum perdido do Slipknot ganha data de lançamento oficial
Slayer vem ao Brasil em dezembro de 2026, segundo José Norberto Flesch
A banda esquecida na história que Kurt Cobain queria ver mais gente ouvindo
Eric Clapton elege o melhor baterista que existe, mas muitos nem sabem que ele toca
Saturnus confirma primeiro show no Brasil; banda tem disco inspirado em Paulo Coelho
O álbum dos anos 1980 que define o heavy metal, segundo Zakk Wylde
O guitarrista que poderia ensinar Slash a fazer um solo decente, segundo Sérgio Martins
Show do Iron Maiden em Curitiba é oficialmente confirmado
O álbum que quase enterrou o Black Sabbath, até que Ozzy voltou e salvou a banda
Paul McCartney explica por que não tira mais fotos com fãs: "Não sou um macaco"
Site diz que Slayer deve fechar tour pela América do Sul ainda em 2026
O cantor que fez Elton John ficar nervoso no próprio estúdio
Dennis Stratton diz que sentiu pena de Blaze Bayley ao assistir documentário do Iron Maiden
As duas músicas "perfeitamente elaboradas" segundo Rachel Bolan (Skid Row)
A música que até o Led Zeppelin achou complicada demais para levar ao palco
1234... Cromatizando - Parte I
Shapes de aperjos
Palhetada sobre duas cordas
A lenda do rock cuja guitarra é inspirada em Jimmy Page e raça de cavalos rara holandesa
Anos 80 - a década em que a guitarra virou protagonista absoluta


