Saltos de Cordas (string skipping)
Por Victor H. Guidini
Postado em 05 de março de 2006
Considero este um dos assuntos mais difíceis para os guitarristas. Exigem muita paciência para serem executados com nitidez e precisão. São dez exercícios com graus de dificuldade crescente.
Para aquecer vamos ver um pouco sobre as pentatônicas.
Este primeiro exemplo mostra a pentatônica de Lá menor em seu estado fundamental tocada com string skipping. É um exemplo bem "clichê", mas ta valendo pra começar.
O segundo exemplo é mais complicado, principalmente quando é tocando com distorção. O interessante neste exemplo é manter a nitidez de cada nota, principalmente nas mini-pestanas com os dedos 1 e 3.
Uma nota por corda é o foco do terceiro exemplo. Novamente, preste bastante atenção nas pestanas dos dedos 1 e 3.
O exemplo acima mostra a tríade de lá menor, com repetição da nota da ponta uma oitava abaixo. Pratique também as tríades maiores, aumentadas e diminutas e suas "possíveis" inversões.
Este exemplo consiste na tríade com repetição das duas notas da ponta uma oitava abaixo. Pratique também as tríades maiores, aumentadas e diminutas e suas "possíveis" inversões.
Os dois exemplos acima são patterns do guitarrista Paul Gilbet para a utilização da tríade. .
Este exemplo é a escala de Am natural tocada com a repetição de fragmentos em oitavas.
A escala também pode ser tocada com tappings e saltos de corda. Preste atenção para abafar as cordas durante o salto. As notas indicadas com um T (tapping) devem ser tocadas com a mão direita, e as indicadas com P (pull off) com ligados da mão esquerda.
Este exemplo é um pattern interessante para o uso de tapping e salto, e exige muita atenção para evitar que as notas fiquem soando depois dos saltos.
Para finalizar, acima temos o solo final da música Erotomania, do Dream Theater (disco Awake). Este solo requer muita atenção para os saltos, as divisões em quintinas, e deve ser tocado todo com Palm Mutting (abafado) na mão direita. A velocidade é de aproximadamente 160 bpm.
Estudem todos estes exemplos com muita paciência e disciplina, os resultados surgirão.
Abraço para vocês e bons sons!
Guitar Shred
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps