Saltos de Cordas (string skipping)
Por Victor H. Guidini
Postado em 05 de março de 2006
Considero este um dos assuntos mais difíceis para os guitarristas. Exigem muita paciência para serem executados com nitidez e precisão. São dez exercícios com graus de dificuldade crescente.
Para aquecer vamos ver um pouco sobre as pentatônicas.
Este primeiro exemplo mostra a pentatônica de Lá menor em seu estado fundamental tocada com string skipping. É um exemplo bem "clichê", mas ta valendo pra começar.
O segundo exemplo é mais complicado, principalmente quando é tocando com distorção. O interessante neste exemplo é manter a nitidez de cada nota, principalmente nas mini-pestanas com os dedos 1 e 3.
Uma nota por corda é o foco do terceiro exemplo. Novamente, preste bastante atenção nas pestanas dos dedos 1 e 3.
O exemplo acima mostra a tríade de lá menor, com repetição da nota da ponta uma oitava abaixo. Pratique também as tríades maiores, aumentadas e diminutas e suas "possíveis" inversões.
Este exemplo consiste na tríade com repetição das duas notas da ponta uma oitava abaixo. Pratique também as tríades maiores, aumentadas e diminutas e suas "possíveis" inversões.
Os dois exemplos acima são patterns do guitarrista Paul Gilbet para a utilização da tríade. .
Este exemplo é a escala de Am natural tocada com a repetição de fragmentos em oitavas.
A escala também pode ser tocada com tappings e saltos de corda. Preste atenção para abafar as cordas durante o salto. As notas indicadas com um T (tapping) devem ser tocadas com a mão direita, e as indicadas com P (pull off) com ligados da mão esquerda.
Este exemplo é um pattern interessante para o uso de tapping e salto, e exige muita atenção para evitar que as notas fiquem soando depois dos saltos.
Para finalizar, acima temos o solo final da música Erotomania, do Dream Theater (disco Awake). Este solo requer muita atenção para os saltos, as divisões em quintinas, e deve ser tocado todo com Palm Mutting (abafado) na mão direita. A velocidade é de aproximadamente 160 bpm.
Estudem todos estes exemplos com muita paciência e disciplina, os resultados surgirão.
Abraço para vocês e bons sons!
Guitar Shred
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Mastodon oficializa nova formação, que conta com músico brasileiro
A banda que bateu um recorde dos Beatles e afundou em poucos anos
Nicko McBrain surpreende ao eleger os álbuns do Iron Maiden do pior ao melhor
O disco de 1983 que Dave Grohl sabe tocar de cor e salteado; "Conheço cada virada de bateria"
Ex-baterista do Guns N' Roses fala sobre o Axl Rose que a maioria não conhece
O lado bom e o ruim de fazer shows na América do Sul, segundo o líder do Iron Maiden
A música do AC/DC que Angus Young escolheu como sua favorita na guitarra
Mick Jagger não vê nada de bom em envelhecer, mas admite uma vantagem inesperada
Iron Maiden transforma primeiro festival próprio em celebração monumental de 50 anos
Jennifer Finch, baixista da L7, diagnosticada com agressivo câncer cerebral
Rock e Heavy Metal - lançamentos de faixas, álbuns e mais novidades
5 músicas que quando tocam no show todo fã de metal entra no mosh na hora
Bill Ward sobre Ozzy Osbourne: "Sinto saudades dele todos os dias"
A opinião de Steve Harris, do Iron Maiden, sobre o The Darkness
As duas faces de Freddie Mercury que até Brian May tinha dificuldade de decifrar
Legião Urbana: O dia em que Renato calou a plateia do Programa Livre
Cinco músicas que parecem ser românticas, mas não são
Pilares: O início do Heavy Metal em 1969
1234... Cromatizando - Parte I
Shapes de aperjos
Palhetada sobre duas cordas
O riff mais tocado na maior loja de guitarra do mundo: "Antes era Stairway to Heaven"
O som de guitarra do Pink Floyd que nasceu por causa de um erro
A lenda do rock cuja guitarra é inspirada em Jimmy Page e raça de cavalos rara holandesa



