Jethro Tull: a fúria de Ian Anderson pra cima do Led Zeppelin

WHIPLASH.NET - Rock e Heavy Metal!

Jethro Tull: a fúria de Ian Anderson pra cima do Led Zeppelin


  | Comentários:


Poeira Zine: a única publicação do país a trazer só a boa música dos bons tempos, esquecendo modismos, cópias descartáveis, marketing de gravadora e todo o lixo musical. Clique aqui para saber como adquirir.



Na primeira tour norte-americana do LED ZEPPELIN como banda principal, o JETHRO TULL ficou encarregado de abrir os concertos com uma apresentação de 35 minutos. Tão cedo essa tour se iniciou, o pessoal do Tull começou a sofrer na mão do Zeppelin, principalmente pelo fato de Ian Anderson ser completamente careta e odiar aquele lance de drogas e groupies.

Imagem
Primeiro foi John Bonham, que tinha como diversão favorita nessa época urinar na máquina de gelo que fornecia algum frescor aos drinques sorvidos pela banda de Ian Anderson e Martin Barre. Page adorava mostrar para Anderson o que ele havia feito na noite anterior com as groupies, tudo devidamente registrado com sua Polaroid. Jones era mais quieto e ficava na sua, mas quem mais irritava Anderson era o golden god em pessoa: “Robert Plant era um cara ok, mas nós nunca nos demos bem... Para atenuar as coisas, eu estava um tanto quanto invejoso naquela tour, pois sua habilidade vocal era infinitamente superior a minha. Eu não nasci com todos aqueles atributos e sabia que nunca seria páreo para ele...”. Quem também não curtia muito esse sucesso de Plant com as norte-americanas era Frank Zappa, que achava injusto as bandas inglesas crusarem o Atlântico, terem sucesso imediato na América, e arrasarem com o novo continente assim como faziam as hordas de guerreiros Vikings (alguém aí falou em “Immigrant Song”?).

Segundo Ian Anderson, sua banda e o LED ZEPPELIN cultivavam uma sadia rivalidade típica de times de futebol, mas era o interesse mútuo em folk e música oriental que unia os grupos de Anderson e Page. Ambos idolatravam caras como Roy Harper e invejavam a sua simplicidade quase nonsense...

O caldo quase entornou entre as duas bandas nos bastidores do show no Playground, de Chicago, em fevereiro de 1969. Tudo começou porque o casaco que Anderson usava nos palcos, e fora dele, foi roubado do camarim em que ambas as bandas dividiam. O casaco era na verdade do pai de Anderson, ou seja, um alto valor sentimental estava envolvido... Foi sugerido pelos roadies que Robert Plant havia “passado a mão” na exótica peça, mas como, segundo Anderson, ela provavelmente não ficaria bem no frontman do Zeppelin, o rumor foi logo dissolvido... Mesmo 40 anos depois, Anderson ainda guarda uma certa mágoa: “Fiquei extremamente furioso na época. Se alguém tivesse roubado a minha flauta, talvez eu tivesse ficado menos puto da vida...”.

Imagem

A poeira Zine nº 26 traz um mega-especial de 12 páginas sobre o ano de 1969 na carreira do LED ZEPPELIN. Para mais informações acesse o www.poeirazine.com.br

Criado em 1996, Whiplash.Net é o mais completo site sobre Rock e Heavy Metal em português. Em março de 2013 o site teve 1.258.407 visitantes, 2.988.224 visitas e 8.590.108 pageviews. Redatores, bandas e promotores podem colaborar pelo link ENVIAR MATERIAL no topo do site.

Esta é uma matéria antiga do Whiplash.Net. Por que destacamos matérias antigas?


  | Comentários:

Todas as matérias da seção Poeira
Todas as matérias sobre "Led Zeppelin"
Todas as matérias sobre "Jethro Tull"

Discos: Capas vistas no Google Street View
Led Zeppelin: teaser do relançamento do primeiro álbum
Faixas Instrumentais: VH1 elege as 20 melhores do Hard e Metal
Led Zeppelin: Veja teaser/trailer do box de luxo do 1º remaster
Mais capas de álbuns: a história do rock no Google Street View
Led Zeppelin: Organizador do Glastonbury prevê reunião da banda
Astros do Rock: como seriam suas versões tatuadas
Led Zeppelin: trilha para comercial de perfume da Dior
Doro Pesch: ouça versão de clássico do Led Zeppelin
Ultimate Classic Rock: Os 10 melhores singles de estreia
Led Zeppelin: como Jimmy Page passou a usar a guitarra gêmea
Whole Lotta Dough: os preços dos remasters japoneses do Led
Led Zeppelin: revelado o insano conteúdo dos boxes de alto luxo
Led Zeppelin: data, formatos e track list dos remasters de luxo
Lindo demais: as capas dos primeiros remasters do Led Zeppelin

Os comentários são postados usando scripts do FACEBOOK e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Pense antes de escrever; os outros usuários e colaboradores merecem respeito;
Não seja agressivo, não provoque e não responda provocações com outras provocações;
Seja gentil ao apontar erros e seja útil usando o link de ENVIO DE CORREÇÕES;
Lembre-se de também elogiar quando encontrar bom conteúdo. :-)

Trolls, chatos de qualquer tipo e usuários que quebram estas regras podem ser banidos sem aviso. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

Link que não funciona para email (ignore)

QUEM SOMOS | ANUNCIAR | ENVIAR MATERIAL | FALE CONOSCO

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em março: 1.258.407 visitantes, 2.988.224 visitas, 8.590.108 pageviews.


Principal

Resenhas

Seções e Colunas

Temas

Bandas mais acessadas

NOME
1Iron Maiden
2Guns N' Roses
3Metallica
4Black Sabbath
5Megadeth
6Ozzy Osbourne
7Kiss
8Led Zeppelin
9Slayer
10AC/DC
11Angra
12Sepultura
13Dream Theater
14Judas Priest
15Van Halen

Lista completa de bandas e artistas mais acessados na história do site

Matérias mais lidas