Resenha - Grand Leveller - Benediction

WHIPLASH.NET - Rock e Heavy Metal!

Resenha - Grand Leveller - Benediction


  | Comentários:

Após a estréia bem sucedida com "Subconscious Terror", os ingleses sofreram sua primeira mudança de formação, com a saída de Mark "Barney" Greenway, dando lugar a Dave Ingram. Porém, Dave acabou dando ao Benediction uma cara própria, ainda que sua voz fosse parecida com a de Mark.

Nota: 9

O texto representa a opinião do autor, não do Whiplash.Net ou de seus editores.

Imagem
Gravado depois de uma turnê com o Bolt Thrower e Nocturnus, "The Grand Leveller" revela uma banda mais entrosada e madura, o que acabou influenciando também na qualidade sonora do play, muitíssimo superior ao debut. O estilo "Benê" de fazer Death Metal ficou mais aprimorado, mas, manteve aquele peso absurdo, velocidade animal e os riffs demolidores. Poucas bandas conseguiram criar uma identidade tão forte, mantendo-a intacta em todos os álbuns.

"Visions in the Shroud", e sua "intro" macabra, dão início ao massacre, já mostrando que Dave acabou sendo a escolha certa. O instrumental, sempre coeso, transita entre o peso e a velocidade, como em "Graveworm", certamente um dos destaques do disco, justamente por esta característica e pelos riffs e solos marcantes, lá pelo minuto final da música. Iniciando de forma arrastada, praticamente um Doom Metal, "Jumping At Shadows" é arrasadora, seu ritmo vai acelerando aos poucos, para terminar numa porradaria infernal, com a participação especial de Karl Willetts, vocalista do Bolt Thrower, que anos mais tarde seria substituído por Dave no Bolt...

No geral, o álbum é bem heterogêneo, destacando ainda a rápida e rasteira "Senile Dementia", e o cover para "Return to the Eve" do seminal Celtic Frost, inaugurando a tradição em gravar covers.

Entre as gravações e mixagem do álbum a banda tocou com outros grandes nomes do Death Metal, como Massacra e Dismember. Findando a tour, o baixista Paul Adams abandona o grupo, devido aos desgastes decorrentes da vida na estrada e problemas internos. Em seu lugar entra Frank Healy (ex-Cerebral Fix), que estreou no EP "Dark is the Season", de 1992. Mas daí é outro papo...

Benediction: Mais madura, mas um tanto quanto podrona

Benediction
Titulo: "The Grand Leveller"
Formato: CD/LP
Local: Inglaterra
Estilo: Death Metal
Gravadora/Selo: Nuclear Blast Records
Ano de Lançamento: 1991

Contatos & Links
http://www.myspace.com/benedictionuk

Tracklist
1. Visions in the Shroud (04:21)
2. Graveworm (04:33)
3. Jumping At Shadows (06:04)
4. Opulence of the Absolute (04:09)
5. Child of Sin (04:41)
6. Undirected Aggression (04:34)
7. Born In A Fever (04:25)
8. The Grand Leveller (05:11)
9. Senile Dementia (02:46)
10. Return to the Eve (Celtic Frost Cover) (03:51)

Tempo total: 44:35

Formação:
Dave Ingram - Vocal
Peter Rewinski – Guitarra
Darren Brookes - Guitarra
Paul Adams - Baixo
Ian Treacy – Bateria

Criado em 1996, Whiplash.Net é o mais completo site sobre Rock e Heavy Metal em português. Em março de 2013 o site teve 1.258.407 visitantes, 2.988.224 visitas e 8.590.108 pageviews. Redatores, bandas e promotores podem colaborar pelo link ENVIAR MATERIAL no topo do site.


  | Comentários:

Todas as matérias da seção Resenhas de CDs
Todas as matérias sobre "Benediction"

Benediction: Encerrando um ano grandioso no underground cearense
Open The Road Festival: A finesse do crossover em um só lugar
Benediction: confira vídeos da apresentação em Fortaleza
Open The Road Fest II: neste domingo, em São Paulo
Benediction: noite de autógrafos em Fortaleza
Benediction: Vinte anos do petardo "Transcend the Rubicon"
Benediction: conquistando os dois hemisférios
Open The Road Fest II: horário dos shows e mudança nos ingressos
Benediction: revelado baterista que fará a turnê sulamericana
Benediction: novas datas sendo confirmadas para a turnê
Benediction: comemorando 20 anos do "Transcend" no Brasil

Os comentários são postados usando scripts do FACEBOOK e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Pense antes de escrever; os outros usuários e colaboradores merecem respeito;
Não seja agressivo, não provoque e não responda provocações com outras provocações;
Seja gentil ao apontar erros e seja útil usando o link de ENVIO DE CORREÇÕES;
Lembre-se de também elogiar quando encontrar bom conteúdo. :-)

Trolls, chatos de qualquer tipo e usuários que quebram estas regras podem ser banidos sem aviso. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

Sobre Maicon Leite

Nascido no ano que o mundo viu surgir "Battle Hymns", do Manowar, Maicon Leite foi apresentado ao Heavy Metal com sete anos de idade, através de seus primos e posteriormente pela revista BIZZ. Hoje escreve para diversos meios de comunicação no Brasil, além de contribuir fortemente para o underground com seus festivais (Atomic Night, Ladies in Metal e Thrashback) e divulgação através de sua assessoria de imprensa (Wargods Press). Iniciou sua trajetória com o fanzine Monsters of Rock, ainda na época em que se trocavam fitas K7 pelo correio e dezenas de cartas diariamente. Em 2001 começou a colaborar com a revista Roadie Crew, e desde então vem somando em seu currículo várias entrevistas, resenhas e matérias em geral. Também foi editor do site Metal Attack, colaborou com o site HeavyRS, e atualmente escreve para as revistas Hell Divine e Lucifer Rising, além do site www.baronshell.com. Também faz um programa semanal de rádio chamado Atomic Night, na rádio web Shock Box. Outro projeto em andamento é um livro que contará a história do som pesado do Rio Grande do Sul, em parceria com um amigo. Curte da música clássica ao Black Metal, e tem como bandas preferidas Sepultura, Hirax, Sacred Steel e atualmente e para todo o sempre, Ghost.

Mais matérias de Maicon Leite no Whiplash.Net.

Link que não funciona para email (ignore)

QUEM SOMOS | ANUNCIAR | ENVIAR MATERIAL | FALE CONOSCO

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em março: 1.258.407 visitantes, 2.988.224 visitas, 8.590.108 pageviews.


Principal

Resenhas

Seções e Colunas

Temas

Bandas mais acessadas

NOME
1Iron Maiden
2Guns N' Roses
3Metallica
4Black Sabbath
5Megadeth
6Ozzy Osbourne
7Kiss
8Led Zeppelin
9Slayer
10AC/DC
11Angra
12Sepultura
13Dream Theater
14Judas Priest
15Van Halen

Lista completa de bandas e artistas mais acessados na história do site

Matérias mais lidas