Benediction: Mais madura, mas um tanto quanto podrona
Resenha - Subconscious Terror - Benediction
Por Maicon Leite
Postado em 04 de setembro de 2012
Nota: 9 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
O final dos anos 80 e começo dos anos 90 viu surgir uma leva maravilhosa de bandas de Death Metal, vindas de todos os cantos do globo. Não pense que apenas a cena da Flórida (EUA) viu emergir tantos nomes, a Inglaterra foi responsável pela disseminação de uma vertente um pouco diferente, bem como o estilo sueco, mas todos elevando o "Metal da morte" a novos patamares.
Vindos da terra do Black Sabbath, a cidade industrial Birmingham, o "Benê", como é conhecido, fez frente junto com o Napalm Death, Extreme Noise Terror, Carcass e Bolt Thrower, todos surgidos um pouco antes, porém com fortes laços de envolvimento entre si. Oficialmente formado em 1989, no mesmo ano lançaram a demo "The Dreams You Dread", com quatro músicas, que mais tarde seriam reaproveitadas no LP "Subconscious Terror".
O primeiro lançamento oficial do Benediction trouxe a banda mais madura, mas ainda sim um tanto quanto "podrona", pelo fato da gravação estar muito oscilante. Independente disso, o que ouvimos aqui é um Death Metal privilegiando o peso e os vocais marcantes de Mark "Barney" Greenway, que entraria para o Napalm Death em seguida. A "intro" macabra nos faz pensar como seria o inferno, ou como o próprio titulo sugere, o portal para suas fobias. É curioso ouvir Mark usando efeitos em sua voz, ainda mais em clima tão "satânico".
A faixa-título tem inicio com muito peso e andamento mais cadenciado, para depois cair numa velocidade estonteante, característica em comum em toda a discografia da banda. Em seguida, a clássica "Artefacted Irreligion", perfeita para rodas violentas, irrompe os alto falantes, em uma fúria incontrolável. Outro grande clássico, "Spit Forth the Dead" tem na velocidade sua arma mais eficaz. Ambas foram regravadas e lançadas no single "Wrong Side of the Grave", cover da música homônima do The Accüsed, e logo após, incluídas como bônus em "Transcend the Rubicon", de 1993. Com uma qualidade de gravação superior, era de se esperar que o material ficasse ainda mais mortífero... E foi o que aconteceu!
No geral, o track list apresenta uma coesão matadora, despejando riffs cavalares, cozinha consistente, e é claro, os urros indefectíveis de "Barney", certamente um dos melhores dentro do seu estilo. Era apenas o início de uma grande carreira, que mesmo restrita ao underground, arrebatou milhares de fãs ao redor do mundo e continua a fazer a festa dos "deathmetallers". Ah, não posso esquecer-me de elogiar a capa, uma verdadeira obra de arte!
Contatos & Links
http://www.myspace.com/benedictionuk
Benediction
Titulo: "Subconscious Terror"
Formato: CD/LP
Local: Inglaterra
Estilo: Death Metal
Gravadora/Selo: Nuclear Blast Records
Ano de Lançamento: 1990
Tracklist
1. Intro - Portal to Your Phobias (02:28)
2. Subconscious Terror (03:42)
3. Artefacted Irreligion (03:20)
4. Grizzled Finale (04:02)
5. Eternal Eclipse (03:41)
6. Experimental Stage (03:41)
7. Suspended Animation (03:36)
8. Divine Ultimatum (04:58)
9. Spit Forth the Dead (04:45)
10. Confess All Goodness (03:54)
Tempo total: 38:07
Formação:
Mark "Barney" Greenway - Vocal
Peter Rewinski – Guitarra
Darren Brookes - Guitarra
Paul Adams - Baixo
Ian Treacy – Bateria
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Divulgados os valores dos ingressos para o Monsters of Rock 2026
Robert Plant tem show anunciado no Brasil para 2026
Kerry King coloca uma pá de cal no assunto e define quem é melhor, Metallica ou Megadeth
A mensagem de Donald Trump para a família de Ozzy, e a reação de Sharon
Lynyrd Skynyrd é confirmado como uma das atrações do Monsters of Rock
O guitarrista que, segundo Slash, "ninguém mais chegou perto de igualar"
Dave Mustaine lamenta o estado atual do metal e do rock
Por que o Kid Abelha não deve voltar como os Titãs, segundo Paula Toller
A banda lendária que apresentou Tom Morello ao "Espírito Santo do rock and roll"
A capa do Iron Maiden que traz nove bandeiras de países envolvidos na Guerra Fria
Ozzy Osbourne foi secretamente hospitalizado duas semanas antes do último show
A reação de Dave Mustaine quando se ouviu cantando pela primeira vez
A banda norueguesa que alugou triplex na cabeça de Jessica Falchi: "Chorei muito"
Hellfest terá 183 bandas em 4 dias de shows na edição de 2026 do festival
Slash explica por que tocar o solo "diferente do disco" é uma faca de dois gumes

Benediction confirma show em São Paulo para 2026
Os 50 anos de "Journey To The Centre of The Earth", de Rick Wakeman


