Coven: "Witchcraft Destroys Mind...", a raridade oculta

Resenha - Witchcraft Destroys Minds And Reaps Souls - Coven

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+Compartilhar no WhatsApp

Por Camila Catucha, Fonte: Morte Súbita
Enviar correções  |  Comentários  | 

O texto representa opinião do autor, não do Whiplash.Net ou dos editores.

Imagem
Formado no final dos anos 60 para 70, Coven é uma das bandas mais obscuras existentes naquela década, tendo surgido na mesma época que o Sabbath, porém nos Estados Unidos, composta por Jinx Dawson nos vocais (que por sinal canta pra caralho), o baixista Oz Osborne (mera semelhança com o nome Ozzy), Chris Nielsen na guitarra e na batera Steve Rossent.
Galeria - Tatuagens em homenagem ao Nightwish e TarjaMetallica: a letra que fez Hammett e Hetfield chorar

Antes dessa magnifica formação Oz, Chris e Steve, fizeram parte de outros grupos obscuros e um deles chegou a excursionar com a banda de Alice Cooper, enquanto Jinx tinha feito um projeto na linha do ocultismo bem antes do Coven, mais sem muito sucesso.

Após assinar um contrato com a Mercury Records, gravam em 1969 o então maior disco de suas carreiras, o diabólico "Witchcraft Destroys Minds And Reaps Souls". Com faixas pesadas e com bastante ocultismo, já que a própria Jinx estudava sobre o assunto e música clássica, esta se tornando a primeira banda falar de ocultismo na sua essência, sendo contemporânea do Black Sabbath.

De cara a primeira faixa que só de ouvir a linha melódica você já se arrepia dos pés a cabeça, Black Sabbath (a música, outra mera semelhança) dá o ponta pé inicial à viagem que segue com The White Witch of Rose Hall" (baseado em uma história de Annie Palmer), "For Unlawful Carnal Knowledge", e "Dignitaries of Hell". O álbum finaliza com 13 minutos de uma verdadeira missa satânica, chamada "Satanic Mass" (escrita pelo então produtor, Bill Traut, da Dunwich Productions).

O disco (capa dupla), originalmente continha um encarte com um pôster mostrando uma mesa em pleno ritual, no que traz o que é considerada a primeira foto com cruzes invertidas e o mais chocante para época, a própria Jinx serviu como “prato principal” para o ritual, já que se encontrava nua sobre a mesa.

Imagem

Depois desse fabuloso álbum, a banda não prosseguiu mais com tantas letras diabólicas, o som foi ficando cada vez menos pesado e tal, tendo seguido em frente com álbuns medianos como "Coven" de 1972, "Blood on the Snow" 1974 e depois de desaparecer algumas décadas, ressurgem com o "Metal Goth Queen – Out of the Vault" de 2008.

Resumo da obra: Coven foi uma das bandas pioneiras em relação a ter abertamente letras satânicas e fugir totalmente do estilo hippie e psicodélico de ser daquela época, e quem curte um Sabbath e seu contexto em termos de letras e som, com certeza irá profanar o nome do Coven por ai, pois essa banda é sim uma pedra obscura entre enumeras raridades soltas no mundo do rock n´roll.

Inscreva-se no nosso canalWhiplash.Net no YouTube

Ah, lembrando, vejam o clipe acima, assim como a banda, achar algo deles no youtube ao vivo é extremamente raro... Fica a dica apenas escutem, valeu galera long live rock n´roll para todos os bangers....

LP original pertencente ao acervo do editor do Whiplash.net...

Quer ficar atualizado? Siga no Facebook, Twitter, G+, Newsletter, etc

GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+Compartilhar no WhatsApp

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Respeite usuários e colaboradores, não seja chato, não seja agressivo, não provoque e não responda provocações; Prefira enviar correções pelo link de envio de correções. Trolls e chatos que quebram estas regras podem ser banidos. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

Todas as matérias da seção Resenhas de CDs e DVDsTodas as matérias sobre "Coven"

Tatuagens
Homenagens à banda Nightwish e Tarja na pele dos fãs

Metallica
A letra que fez Hammett e Hetfield chorar

Capas de CD
O que está por trás dessas imagens?

Axl Rose: "tomo muito cuidado com minha voz"Mortes em 2014: Rockstars e pessoas ligadas que nos deixaramLed Zeppelin: o lendário solo de bateria de John BonhamAngra: banda escaneada em 3D; veja imagem de Rafael BittencourtSlipknot: Os conselhos de Corey Taylor a jovens em depressãoKurt Cobain: tão bonito quanto uma pedra na cara de um guarda

Sobre Camila Catucha

Autor sem foto e/ou descrição cadastrados. Caso seja o autor e tenha dez ou mais matérias publicadas no Whiplash.Net, entre em contato enviando sua descrição e link de uma foto.

Link que não funciona para email (ignore)

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em fevereiro: 1.218.643 visitantes, 2.740.135 visitas, 6.216.850 pageviews.

Usuários online