A banda de rock clássico que mudou a vida de Eddie Vedder de vez; "alma, rebeldia, agressão"
Por Bruce William
Postado em 24 de outubro de 2025
A imagem de Eddie Vedder costuma ser a do ícone sólido do grunge: voz grave, presença física, uma carreira que raramente pareceu balançar desde a estreia do Pearl Jam. Mas a história começa bem antes, em San Diego, com uma casa cheia e, depois do divórcio dos pais, um adolescente que se sentia "sozinho, exceto pela música".
O estopim veio aos nove anos. "Uma babá rolou 'Who's Next' no toca-discos", contou à Rolling Stone em 2016, conforme relembra a Far Out. "Os pais tinham saído. As janelas tremeram. As prateleiras chacoalharam. Rock and roll. Aquilo iniciou uma exploração por música com alma, rebeldia, agressão, afeto. Destruição. E isso era tudo The Who."

Daí para a obsessão foi um passo. A mesma babá trouxe "Tommy", e Vedder já estava acostumado a ouvir discos longos - "já estava no White Album" - então a ópera-rock abriu outra porta: "Fui tocado pela teatralidade de 'Tommy'. Tinha abertura, tema. Passei a ouvir como peça linear. Ia além da canção de três minutos. Quando você escuta isso cedo, muda como você sente música; você começa a aceitar o que é diferente."
O rito de passagem continuou com "Live at Leeds". Vedder ri ao lembrar do choque elétrico: "Imagine, criança, esbarrar na locomotiva que é 'Live at Leeds'. 'Oi, meu nome é Eddie. Tenho dez anos e estou com a cabeça explodindo.'"
Anos depois, veio a amizade, e o amparo. Após a tragédia de Roskilde (nove mortos durante o show do Pearl Jam), Pete Townshend foi quem puxou o cantor de volta do fundo: "Eu estava praticamente largado sofrendo deitado em posição fetal, e o Pete disse: 'Você dá conta disso.' Eu respondi: 'Não dou.' [...] E ele insistiu: 'Você dá conta.'" Vedder anotou a lição: sem vitimismo. Não reaja; aja.
No resumo de Vedder, The Who foi o gatilho que o colocou no caminho - e a razão para continuar quando tudo quase desabou. A partir de um disco girando numa sala vazia, vieram alma, rebeldia, agressão, e um norte que atravessou a vida toda.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A música de Raul Seixas que faria ele ser "cancelado" nos dias de hoje
A banda de rock que lucra com a infantilização do público adulto, segundo Regis Tadeu
Como é a estrutura empresarial e societária do Iron Maiden, segundo Regis Tadeu
Derrick Green explica por que seu primeiro disco com o Sepultura se chama "Against"
Metal Hammer coloca último disco do Megadeth entre os melhores da banda no século XXI
A música do Iron Maiden sobre a extinção do Banco de Crédito e Comércio Internacional
Metallica não virá à América do Sul na atual turnê, destaca jornal
Por que David Gilmour é ótimo patrão e Roger Waters é péssimo, segundo ex-músico
O guitarrista que usava "pedal demais" para os Rolling Stones; "só toque a porra da guitarra!"
Família já escolheu ator para interpretar Ozzy Osbourne em cinebiografia
O melhor compositor de rock de todos os tempos, segundo Elton John
Matt Sorum admite que esperava mais do Velvet Revolver
Como o cabelo de Marty Friedman quase impediu a era de ouro do Megadeth
A canção pop com "virada de bateria" que Ozzy Osbourne achava o máximo da história da música
Behemoth, Deicide, Rotting Christ e Immolation anunciam turnê conjunta

Eddie Vedder: relacionando o seu Top 13 álbuns de todos os tempos
Rock in Rio deve anunciar Pearl Jam, declara jornalista
Pearl Jam: a reflexão sobre o amor em "Love Boat Captain"
Far Out escolhe 10 músicas de rock tão ruins que acabaram ficando boas
Mad Season: "Fui ao apartamento de Layne em 1997 e vi um cenário macabro"
Lista: hinos do rockeiro sapatênis


