O megahit dos Beatles que Mick Jagger acha bobo: "Ele dizia que Stones não fariam"
Por Gustavo Maiato
Postado em 23 de outubro de 2025
Mesmo sem admitirem, fãs de música sempre gostaram de criar rivalidades entre bandas. E poucas foram tão lendárias quanto a disputa simbólica entre The Beatles e The Rolling Stones - os primeiros vistos como os "bons moços" de Liverpool e os segundos como os "rebeldes de Londres".
As entrevistas aqui foram reunidas pela Far Out. O próprio Keith Richards já definiu essa dinâmica com ironia: "Os Beatles ficaram com o chapéu branco. O que sobrou pra gente? O chapéu preto."
Rolling Stones - Mais Novidades

Apesar de a relação entre as bandas ser marcada por respeito mútuo e até amizade, o contraste de estilos gerava comparações inevitáveis. Enquanto os Beatles se permitiam mergulhar em experiências psicodélicas e canções de tom inocente, os Stones mantinham uma atitude mais crua e provocadora.
Um exemplo desse contraste foi a clássica "Yellow Submarine", lançada no álbum "Revolver" (1966). Escrita por Paul McCartney, a faixa foi concebida como uma espécie de música infantil, alegre e acessível. "É uma canção divertida, feita para crianças. A ideia era de um submarino amarelo onde todos os amigos estão juntos se divertindo", explicou McCartney anos depois.
Mas nem todo mundo embarcou na inocência da proposta. Segundo Marianne Faithfull, cantora e ex-namorada de Mick Jagger, o vocalista dos Rolling Stones via a canção com certo desdém: "Mick nunca desmerecia a música dos Beatles, mas de canções como 'Yellow Submarine' ele dizia: 'Ah, isso é um pouco bobo.' Eu nunca achei - sempre adorei. Mas, claro, não era o tipo de coisa que os Stones fariam."
Faithfull comentou que Jagger às vezes zombava dos Beatles por seu "provincianismo", algo natural para um londrino em relação aos músicos de Liverpool. Mesmo assim, a suposta crítica não era sinal de rivalidade amarga - mas sim de uma diferença estética evidente entre as duas maiores bandas dos anos 1960. Se os Stones celebravam o hedonismo e o caos, os Beatles exploravam o lúdico e a imaginação.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



James Hetfield revela banda que disse "não" a convite do Metallica para turnê
Iron Maiden pode continuar com músicos mais jovens? Nicko McBrain dá sua opinião
As bandas que Mick Jagger e Keith Richards não conseguiam suportar
O melhor disco lançado em 2026, segundo Mateus Ribeiro
Queens of The Stone Age volta com álbum longe de ser "Perfecth"
Performance e abstração marcaram o primeiro dia do Iron Maiden em São Paulo
A curiosa reação de Ozzy Osbourne ao conhecer Axl Rose, segundo Zakk Wylde
Voivod - Música mutante para um futuro mutante
Zakk Wylde compara entrar no Pantera a Eric Clapton homenageando Jimi Hendrix
A banda que Axl Rose e Slash detestavam, cujo vocalista quase produziu o primeiro Guns N' Roses
O rockstar que Rob Halford visitou sem avisar e causou uma confusão dos diabos
Shows do Social Distortion no Brasil são adiados para 2027
Por que George Harrison praticamente abandonou a guitarra no auge dos Beatles
O único membro do Metallica que saiu por conta própria, segundo Lars Ulrich
Deep Purple cancela shows devido a emergência médica envolvendo Ian Gillan
O apelido que John Lennon dava aos Rolling Stones quando sentia raiva da banda
Qual é o pior álbum dos Rolling Stones? Não há consenso sobre os maiores fracassos
Carta em que Brian Jones convida Charlie Watts para entrar nos Rolling Stones é leiloada
A banda que vendeu 100 milhões de discos e Keith Richards chamou de poser
Por que John Lennon errou ao superestimar Elvis, segundo Bernie Taupin
Os 30 melhores álbuns do blues rock britânico segundo a Classic Rock
Os maiores cantores da história do rock, segundo a Billboard
Ninguém tinha sobrenome na casa onde os Rolling Stones gravaram "Exile on Main St."
A pior banda que Mick Jagger já ouviu: "Horrível, lixo, estúpido, porcaria nauseante"
A canção "anti-Stones" que os Stones não queriam gravar e se tornou um de seus grandes hits


