Soulfly lança "Chama", seu novo - e aguardado - disco de estúdio
Por Mateus Ribeiro
Postado em 24 de outubro de 2025
A banda Soulfly, liderada pelo guitarrista e vocalista brasileiro Max Cavalera, lançou nesta sexta-feira (24 de outubro) seu décimo terceiro álbum de estúdio. Intitulado "Chama", o registro dá continuidade a "Totem" (2022).
Segundo release publicado no site da Nuclear Blast Records, "Chama" é descrito como "um verdadeiro retorno às raízes espirituais do Soulfly que, de alguma forma, apresenta uma energia e vitalidade modernas. Algo que só poderia ser alcançado por um verdadeiro mestre da arte - e Max nos surpreendeu novamente, como de costume".
"Sempre foi evidente que Max trouxe atenção à cultura, arte e espiritualidade latino-americanas através de sua música, e "Chama' o leva de volta às ruas sujas de Belo Horizonte enquanto ele canta em português", aponta o texto, que também aborda o título e a história do disco.
"O nome 'Chama', em si, significa literalmente 'Chama', mas também incorpora a vitalidade ardente do espírito humano, a força dos ancestrais, as forças da natureza que nos ligam ao ritmo da terra. O álbum 'Chama' é acompanhado pela história de um menino das favelas do Brasil, que, em busca de um poder superior, encontra-se entre as tribos da Amazônia, que lhe mostram o caminho das almas da selva. Max comenta que o álbum segue, de forma geral, esse conceito: o menino Chama encontrando sua chama em meio ao caos e aos destroços de um mundo industrial em colapso."
Um dos pontos altos de "Chama" é "Nihilist", faixa dedicada a Lars Göran Petrov, ex-vocalista da banda sueca Entombed, falecido em 2021. Sobre a música, Max Cavalera comentou:
"Um dia, eu estava tocando minha guitarra e comecei a fazer alguns riffs, e isso acabou se tornando 'Nihilist'. Eu estava pensando muito no LG e dediquei essa música a ele (...). LG era um cara incrível, eu o encontrei algumas vezes, mas sua influência no mundo do metal, especialmente no metal underground, está eternamente registrada em todos os ótimos álbuns do Entombed que ele fez.
Nihilist foi sua primeira banda, por isso chamei a música de 'Nihilist'. De qualquer forma, essa música foi realmente dedicada ao LG."
"Chama" conta com 10 faixas e aproximadamente 33 minutos de duração. O trabalho está disponível nas principais plataformas de streaming e pode ser conferido via Spotify no player a seguir.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Os 11 melhores álbuns de rock progressivo conceituais da história, segundo a Loudwire
Os shows que podem transformar 2026 em um dos maiores anos da história do rock no Brasil
Regis Tadeu indica disco "perfeito" para uma road trip: "Todo mundo detesta, mas é bom"
O guitarrista que Jimmy Page admitiu estar fora de seu alcance: "Não consigo tocar"
Irmãos Cavalera não querem participar de último show do Sepultura, segundo Andreas Kisser
O melhor disco de Raul Seixas, apurado de acordo com votação popular
O álbum do Almah que ambição era bater de frente com Angra, segundo produtor
O único "filme de rock realmente bom" da história, segundo Jack Black
O maior compositor do rock'n'roll de todos os tempos, segundo Paul Simon
Robert Plant acrescenta o Rio de Janeiro à turnê brasileira em 2026
Os cinco maiores bateristas de todos os tempos, segundo Dave Grohl
Fender lança linha de instrumentos em comemoração aos 50 anos do Iron Maiden
Andreas Kisser diz que não tem a "mínima vontade" de voltar a tocar com irmãos Cavalera
A banda clássica que poderia ter sido maior: "Influenciamos Led Zeppelin e Deep Purple"
Monsters of Rock confirma as 7 atrações da edição de 2026 do festival


Novo disco do Soulfly tem música dedicada a falecido ícone do metal extremo
Max Cavalera diz que há um "verso contraditório" em "Chama", novo disco do Soulfly
A música do Soulfly que Max Cavalera não deu atenção, mas agora considera "monstruosa"
O aspecto do novo disco do Soulfly que Max Cavalera considera o mais legal
Max Cavalera acha que novo álbum do Soulfly tem a mesma vibe de "Reign in Blood", do Slayer
Max Cavalera aborda no Soulfly a sua conexão com as favelas do Brasil
David Ellefson: a diferença de trabalhar com Max Cavalera e Dave Mustaine, segundo ele
Max Cavalera escolhe seus álbuns "não metal" preferidos


