A melhor música do pior disco do Van Halen, segundo o Heavy Consequence
Por Mateus Ribeiro
Postado em 24 de outubro de 2025
Formado nos anos 1970, o Van Halen é um dos nomes mais influentes da história do rock. Capitaneado pelos talentosos irmãos Eddie (guitarra) e Alex (bateria) - ambos detentores do sobrenome que batizou a banda -, o grupo conquistou o mundo com sua combinação explosiva de técnica apurada, energia contagiante e carisma de sobra.
Ao longo de sua trajetória, o Van Halen contou com três vocalistas: David Lee Roth, responsável pela fase clássica da banda; Sammy Hagar, que assumiu os vocais nos anos 1980; e Gary Cherone, ex-Extreme, que gravou apenas um disco com o grupo. Esse álbum, intitulado "Van Halen III" (1998), foi apontado pelo Heavy Consequence como o pior da carreira do quarteto.
"Tudo no penúltimo álbum do Van Halen parecia errado. A capa era cafona. A música estava repleta daquela horrível 'guerra do volume digital'. O baixo que permaneceu no álbum depois que Michael Anthony foi praticamente expulso das sessões era monótono e enfadonho. As baladas eram melosas e enjoativas. Havia até um solo de cítara elétrica, pelo amor de Deus", diz a crítica assinada por Robert Ham. O autor também comenta sobre o vocalista que gravou "Van Halen III": "E então havia o pobre Gary Cherone, contratado para substituir o substituto. Por melhor que seja como cantor, ele não era adequado para o trabalho em questão".
Apesar dos pesares, Robert conseguiu identificar um bom momento no disco: trata-se de "Without You", que ele considera a melhor faixa do trabalho. Curiosamente, o escritor observa que essa música pouco lembra o som característico do Van Halen.
"Estranhamente, o melhor momento de 'VH III' é a música que menos lembra o Van Halen. Eddie e companhia estavam claramente atentos ao rock pesado produzido em Seattle e evocaram um pouco desse mesmo espírito chuvoso na vigorosa e suja 'Without You'. Que outra música do Van Halen ousaria manter o zumbido do amplificador e permitir um momento de silêncio antes do solo bombástico de EVH? Até Cherone soa confortável aqui - algo que não se pode dizer de todas as músicas seguintes."
O primeiro lugar do ranking pertence ao disco de estreia homônimo do Van Halen. Confira a seguir como ficou a listagem completa:
1: "Van Halen" (1978)
2: "1984" (1984)
3: "Women and Children First" (1980)
4: "Van Halen II" (1979)
5: "Fair Warning" (1981)
6: "5150" (1986)
7: "Diver Down" (1982)
8: "OU812" (1988)
9: "A Different Kind of Truth" (2012)
10: "For Unlawful Carnal Knowledge" (1991)
11: "Balance" (1995)
12: "Van Halen III" (1998)
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



11 bandas que nunca fizeram um disco tão bom quanto o primeiro
19 shows internacionais de rock e metal no Brasil até o final de agosto
5 hits de 2001 que ainda serão ouvidos 100 anos depois, segundo a Far Out
O rockstar que puxou uma faca para Malcolm Young nos anos setenta
Fabio Lione reage extremamente irritado após Circo Voador admitir erro sobre show
Os 5 melhores álbuns de todos os tempos, segundo Lucas Inutilismo
O rival que Eddie Van Halen achava sem feeling: "Será que é assim que me enxergam?"
O guitarrista que Jimmy Page chamou de gênio antes da fama: "Facilmente o melhor"
O álbum do Judas Priest que não fez sucesso no lançamento, mas virou um clássico
Richie Sambora faz show com seu substituto no Bon Jovi, Phil X
5 músicas de metal com refrãos feitos na medida para você pular sem parar
O clássico do Black Sabbath em que Ronnie James Dio atingiu a nota mais alta de sua carreira
O clássico do rock que explodiu no verão de 1972 e volta todo ano na mesma época
Como uma canção pop de 1968 separou o The Smiths no auge do sucesso?



A melhor música do Van Halen, de acordo com a Classic Rock
A maior música de hard rock da história, conforme Gene Simmons
O músico que Eddie Van Halen tentou levar pro Van Halen, mas ele recusou o convite
10 álbuns dos anos 70 abriram caminho para o heavy metal nos anos 80
O hit que Gene Simmons considera o auge do hard rock: "Não existe nada melhor"
O disco dos anos 70 que David Ellefson comprou por conta da capa
A banda que antecipou o Van Halen e quase virou o Led Zeppelin dos EUA
Adrian Smith já "cobrou" Steve Harris por usar equipamento em show do Iron Maiden
Todos os discos do Judas Priest, do pior ao melhor, em lista do Loudwire
A música mais tocada de cada disco do Iron Maiden no Spotify


