Leatherfaces: Thrash/Heavy tradicional calcado nos anos 80
Resenha - Leatherfaces - Leatherfaces
Por Leo Gomes
Fonte: Curitiba Rock
Postado em 18 de março de 2012
Nota: 10 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Banda oriunda da capital paulista, que pratica um thrash/heavy tradicional calcado nos anos 80, no melhor estilo de bandas como Annihilator antigo, Coroner, Exodus, Whiplash, Testament dos primeiros álbuns e até diversos momentos à là Metal Church também dos primórdios.
O Leatherfaces consegue ser feliz em todas as faixas, pois não há saudosista que não reconheça que esta banda é uma das melhores promessas no Brasil dentre todos que erguem a bandeira do metal feito há pelo menos 25 anos atrás.
As introduções dedilhadas com toques sinistros, as levadas introdutórias pesadas com marcações de bateria, músicas extremamente heavy tradicional como "Satan is Coming" (chega a lembrar muito Armored Saint da fase "March of the Saint") ou thrashão com refrões em coro como "Fight for your Blood" (impossível não grudar na cabeça).
Paralelamente, vale lembrar que este EP com 5 faixas e duas bônus da antiga primeira demo da banda abre de forma magistral com a pedrada "Death of Dreams", agitadíssima e digna de quebradeira e fecha com "Leatherhead", que começa com uma intro digna de filmes de horror da época, passa por momentos arrastados e depois vira um speed/thrash gradativamente, com direito à ‘screams’ no melhor estilo Schmier (Destruction). Esta última música, em suas variações muito bem sacadas, tem um destaque absoluto para todos os instrumentos: o baixo tem muito espaço, a bateria tem viradas salientes onde aparece sozinha e as guitarras trabalham riffs diversificados e solos bem divididos.
Rafael Romanelli tem realmente uma ótima voz pra interpretar a proposta em todas as suas incursões vocais nesta obra e junto com Arthur Betiolli, desenvolveu um trabalho absolutamente genial de riffs e solos; no que diz respeito a cozinha perpetuada por Henrique Ávila no baixo e o excelente batéra Caverna "Cave" Hoffmann, o nível se mantém e a dupla complementa de forma perfeita o line-up entrosadíssimo deste grupo.
Não há dúvidas de que o Leatherfaces sabe muito bem o que está fazendo, visto que os músicos captaram o melhor das suas várias influências e reproduzem sua autoria de forma muito profissional, sem dever nada às originais. A qualidade do material é ótima (a própria capa remete à época, muito bem feita e sem os chavões repetidamente usados por outras que seguem a mesma vertente) e não apenas os thrashers e saudosistas do metal ‘old school’ devem conferir urgente, mas qualquer fã do bom e velho heavy metal. Digno de aplausos e de um cd com pelo menos mais 5 músicas! Entre já no www.myspace.com/leatherfacesp e escute o trabalho e encomende seu cd.
Line-up:
Rafael Romanelli - Vocal/Guitar
Henrique Ávila - Baixo
Cave Hoffmann - Bateria
Arthur Betiolli - Guitarra
Track-list:
1- Death of Dreams
2- Stand Up And Rise
3- Satan Is Coming
4- Fight For Your Blood
5- Leatherhead
6- Leatherface (Bônus track)
7- Without Hope (Bônus track)
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Carcass ironiza estar abaixo de banda tributo em cartaz de festival
Dimmu Borgir confirmado no Liberation Festival em São Paulo
A música do Led Zeppelin que Brian May considera insuperável na obra da banda
A banda que era a "versão brasileira do Iron Maiden", segundo Max Cavalera
Rush volta aos palcos e inicia a turnê "Fifty Something"; confira setlist
O Iron Maiden errou ou acertou em contratar Janick Gers? Youtuber explica
As 40 melhores power ballads da história segundo a Classic Rock
Os melhores discos de 15 gigantes do thrash metal, segundo o Loudwire
Fabio Lione homenageia Andre Matos e alfineta: "ninho de cobra que conhecemos bem"
Andreas Kisser não compreende a maneira como Eloy Casagrande deixou o Sepultura
A música mais importante que Roger Waters escreveu para "Dark Side of the Moon"
Regis Tadeu e a banda clássica de hard que faz show ruim: "Melhor capinar lote com colher"
Cinco bandas europeias de Heavy Metal que merecem mais atenção no Brasil
O hit que deu segurança financeira ao Judas Priest, segundo Ian Hill
A música que salvou a carreira de Ozzy Osbourne e se tornou um símbolo pop do metal
A única música do Iron Maiden que todos integrantes escreveram juntos
A banda que poderia ter unido John Lennon e George Harrison de novo nos anos 1980
O vício secreto de John Lennon durante a gravação de seu último álbum


Tarja Turunen: Frisson Noir - o álbum que os fãs sempre quiseram ouvir
Immolation anuncia a rápida e iminente autodestruição da humanidade no ótimo "Descent"
Michael Jackson - "Thriller" é clássico. Mas é mesmo uma obra-prima?
"Out of This World" do Europe não é "hair metal". É AOR



