Pink Floyd: 30 anos de "The Division Bell"
Resenha - Division Bell - Pink Floyd ]
Por Isaias Freire
Postado em 30 de abril de 2024
Ouço Pink Floyd desde sempre. Lembro-me de um episódio na minha juventude durante um carnaval, logo no início dos anos 80, que fui passar em Rio das Ostras, no litoral do Rio de Janeiro. O local ainda era um balneário interessante e sem a mega procissão que a região enfrenta nos dias de hoje. Em meio a uma semana que só se ouvia samba, em frente a um bar, tinha um carro com o som na maior altura e pasmem, tocava "Wish You Were Here". Foi um alento aos meus ouvidos, tanto que me lembro da passagem até hoje.
Pink Floyd - Mais Novidades
Vejo a carreira da banda dividida em 4 períodos bem distintos: o primeiro vai do disco inicial até o "Obscure by Clouds", são 7 discos; a segunda fase engloba 3 discos, "Dark Side", "Wish You Were Here" e "Animals"; a posterior, "The Wall" e "Final Cut", e a quarta e última, os discos sem Roger Waters. Pois bem, sem entrar no mérito de cada fase, assumo que escuto todas sem preconceitos.
"The Division Bell" neste ano está completando 30 anos, é o décimo segundo disco da banda e não conta com Roger Waters, porém, conta com a participação do saxofonista Dick Parry que volta a colaborar com o Pink Floyd depois de quase 20 anos, participando da faixa "Wearing the Inside Out". No lançamento, a crítica especializada desceu o malho no disco, mas ele foi sucesso absoluto de público, chegando a alcançar o primeiro lugar em vários países. O termo "Division Bell" foi inspirado no Sino da Divisão do Parlamento Inglês, que é tocado quando ocorre uma divisão de opiniões entre os parlamentares, o que indica o momento de haver uma votação.
O disco é longo, 11 músicas, tem mais de uma hora e é extremamente irregular. Possui ótimas músicas, passagens questionáveis e algumas músicas até chatas. No grupo das ótimas músicas estão as duas instrumentais; a abertura do disco "Cluster One" e a "Marooned" -- que chegou a ganhar um Grammy Award na categoria de "Melhor Performance de Rock Instrumental" em 1995. Tem também "A Great Day for Freedom", onde a letra justapõe a euforia da queda do Muro de Berlim com a limpeza étnica e o genocídio que se seguiu na Iugoslávia; "Wearing the Inside Out" onde os vocais ficam com Richard Wright e o super sucesso "High Hopes", uma canção sobre a infância e adolescência de Gilmour em Cambridge. O resto não merece comentários.
O disco deixa duas coisas bem claras, a primeira é a sensibilidade e genialidade de David Gilmour portando uma guitarra, sempre poucas notas colocadas na hora certa, e a segunda, a fragilidade que ele tem em escrever letras, evidenciado pela participação de Samson (sua esposa) em quase todas as letras do disco. Particularmente, não levo muito em consideração as opiniões arrogantes de Roger Waters, porém acho que ele estava certo em declarar que "The Division Bell" não é um álbum Pink Floyd, dado ao excesso de participações de outros autores nas letras do disco. Ficaria melhor como um disco de David Gimour.
A capa é um ícone do rock, as esculturas só perdem em popularidade para o prisma de "Dark Side", ganhando até do falo do "Presence" do Led Zeppelin.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



20 bandas que nunca lançaram um disco ruim, de acordo com a Metal Hammer
Ripper Owens: "Há uma razão pro Iron Maiden tocar pra 20 mil e o Judas pra 5 mil"
Rhapsody se despedirá com formação clássica ao lado do Epica na América do Sul
Por que Iron Maiden nunca será grande como Metallica, segundo Bruce Dickinson
Rush é parado na fronteira dos Estados Unidos com o México e precisa adiar show
O cantor de prog metal que foi cotado para substituir Bruce Dickinson no Iron Maiden em 1993
Shane Embury (Napalm Death) fala abertamente sobre luta contra o alcoolismo
Steve Harris conta o que Brian May disse sobre o show do Iron Maiden no Rock in Rio I
Os dois clássicos do Judas Priest que Ripper Owens não queria cantar no Masters of Voices
A melhor música de rock progressivo de todos os tempos, segundo os leitores da Prog
O show em que o Iron Maiden tocou Van Halen, de acordo com Adrian Smith
Classic Rock ranqueia discografia do Bon Jovi do pior ao melhor álbum
A cantora que conquistou James Hetfield com sua voz "de cheiro de cigarro"
O clássico do Angra de Andre Matos que parece com faixa do "MI'RAJ", segundo Edu Falaschi
Dave Lombardo comenta lenda dos 33 minutos de "Reign in Blood"


A canção polêmica dos anos 80 que Roger Waters destacou entre as melhores
Com a cantora Mona Miari, Roger Waters lança nova versão de "Comfortably Numb"
Morre Clive Davis, um dos nomes mais importantes da história da indústria musical
Geddy Lee e seu disco preferido do Pink Floyd; "me cativou e incendiou a imaginação"
O álbum que David Gilmour indica para quem quer começar a ouvir Pink Floyd
Tributo a Syd Barrett une Pink Floyd, David Bowie, Violeta de Outono e John Paul Jones
A música que abre um álbum do Pink Floyd e David Gilmour acredita que define a banda
Inscrições do ENEM abertas: quanto você tiraria na prova sobre rock?
A música mais importante que Roger Waters escreveu para "Dark Side of the Moon"
A música do Pink Floyd que David Gilmour disse ter escrito por desespero
RHCP: O monstro saiu da jaula com um de seus melhores trabalhos


