Resenha - Rex Verminorum (EP) - Escarnium

WHIPLASH.NET - Rock e Heavy Metal!

Resenha - Rex Verminorum (EP) - Escarnium


  | Comentários:

Eis aqui um EP de muito respeito no cenário underground nacional. O que me pergunto é: como ainda não tinha ouvido falar da Escarnium? Uma banda baiana que mostra com muita perseverança que nem só de samba e axé vive o estado. O melhor é que o conjunto executa um excelente brutal death metal num nível muito acima de inúmeras bandas nacionais e gringas do estilo. Coisa boa mesmo.

Nota: 8

O texto representa a opinião do autor, não do Whiplash.Net ou de seus editores.

Imagem
“Rex Verminorum” já é o terceiro registro da banda, cuja primeira demo – “Covered in Decadence” (2009) – está presente juntamente com as três músicas que compõe esse disco – detalhe – que ainda não foi lançado oficialmente. Sim, este redator teve acesso exclusivo ao material e aqui resenha o trabalho, que estará disponível a partir de julho ou agosto. Bem, melhor falar tanto das faixas inéditas quanto das da demo, concordam?

Abrindo as portas lá de baixo, explode nos ouvidos “Dark Clouds Above Hell's Fire”, brutal e muito contagiante, para moer o pescoço mesmo. Um death metal tradicional, mas muito seguro, como é a proposta do grupo. Depois vem “Self Proclaimed Messiah”, com um começo lento, trabalhado e denso, mas claro, que termina em pura violência sonora. Os riffs são incríveis e pesadíssimos, e os bumbos simplesmente parecem metralhadoras. Fechando a primeira parte do EP, temos a faixa-título, que lembra algo do Decapitated do primeiro CD – “Winds of Creation”. Talvez sejam as boas quebras de ritmo e riffs meio quebrados. Empolgante, muito empolgante.

Aliás, as referências a outras bandas não param somente nos poloneses. O vocalista/guitarrista Victor Elian tem a voz fantástica e poderosa, que lembra bastante John McEntee, do Incantation. E diga-se de passagem, o timbre dos instrumentos em geral também remetem à banda americana, sendo no entanto que as distorções de guitarra têm a cara do Morbid Angel. Contudo não são cópia nem de uma nem de outra. A Escarnium tem sua própria identidade.

Além de Elian, merece destaque também o baterista Nestor Carrera, que toca à velocidade da luz com uma facilidade que impressiona. E ele não fica só na rapidez não, já que demonstra intimidade e muita criatividade com seu instrumento. Prosseguindo na audição, a demo “Covered in Decadence”, que vem na sequência, apresenta mais death metal dos bons, tão maravilhosa quanto as músicas iniciais do álbum. As quatro faixas que a compõe esse trabalho mantêm a agressividade e eficiência da banda, sendo difícil destacar uma ou outra.

No geral, as composições da Escarnium vão direto ao ponto com muita competência. E a rifferama é um show. A gravação das músicas novas é boa, assim como as da demo, embora estas apresentem qualidade um pouco inferior, mas que com certeza não comprometem o material.

Dêem uma checada no belo Myspace do quarteto. Bastante profissional, e com dois vídeos de ensaio muito bacanas. Que venha logo o lançamento oficial do EP, que terá versão digipack! E para não deixar todo mundo passando vontade, podem fazer download da demo aí embaixo. Vale o registro: apesar de ainda não ser tão conhecida, a Escarnium figura tranquilamente entre as grandes bandas extremas do país. E com folga.

http://www.mediafire.com/?tuka1np4tuf9a2j

TRACKLIST
1. Dark Clouds Above Hell's Fire
2. Self Proclaimed Messiah
3. Rex Verminorum
4. Covered in Decadence
5. Enfeeblement and Iconoclasm
6. His Final March
7. Slaves of an Ending Fate

Escarnium – Rex Verminorum (EP)
Hellthrasher Productions/Till You Fukkin Bleed Records – 2011 – Brasil

http://www.myspace.com/escarniumdm

Criado em 1996, Whiplash.Net é o mais completo site sobre Rock e Heavy Metal em português. Em março de 2013 o site teve 1.258.407 visitantes, 2.988.224 visitas e 8.590.108 pageviews. Redatores, bandas e promotores podem colaborar pelo link ENVIAR MATERIAL no topo do site.


  | Comentários:

Todas as matérias da seção Resenhas de CDs
Todas as matérias sobre "Escarnium"

Escarnium: Demo será relançada em versão tape na Europa
Escarnium: confirmado no tributo ao Headhunter D.C.
Escarnium: confirmado lançamento de material raro no Brasil
Escarnium: adquira a versão em vinil do debut álbum
Escarnium: baterista do grupo em destaque no site Sick Drummer
Escarnium: grupo já está na Europa para o início de sua turnê
Escarnium: grupo já está na Europa para o início de sua turnê
Escarnium: confirmadas todas as datas da nova turnê europeia
Incarceration: videoclipe e turnê europeia
Escarnium: um dos maiores representantes do Death Metal baiano
Escarnium: feito por apaixonados pelo underground
Escarnium: preparando novo álbum em paralelo ao show com o Vader
Escarnium: confirmada nova turnê na Europa em 2013
Escarnium: lançamento do 'debut' no Brasil
Escarnium: primeira demo será relançada em Tape

Os comentários são postados usando scripts do FACEBOOK e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Pense antes de escrever; os outros usuários e colaboradores merecem respeito;
Não seja agressivo, não provoque e não responda provocações com outras provocações;
Seja gentil ao apontar erros e seja útil usando o link de ENVIO DE CORREÇÕES;
Lembre-se de também elogiar quando encontrar bom conteúdo. :-)

Trolls, chatos de qualquer tipo e usuários que quebram estas regras podem ser banidos sem aviso. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

Sobre Christiano K.O.D.A.

Um cara diretamente ligado ao Som Extremo, fã de livros e filmes, formado em Imagem e Som, Publicidade e Propaganda e Jornalismo. Faz parte da banda de grindcore Prey of Chaos e tem um blog dedicado à música barulhenta. Enfim, alguém que faz da música sua vida.

Mais matérias de Christiano K.O.D.A. no Whiplash.Net.

Link que não funciona para email (ignore)

QUEM SOMOS | ANUNCIAR | ENVIAR MATERIAL | FALE CONOSCO

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em março: 1.258.407 visitantes, 2.988.224 visitas, 8.590.108 pageviews.


Principal

Resenhas

Seções e Colunas

Temas

Bandas mais acessadas

NOME
1Iron Maiden
2Guns N' Roses
3Metallica
4Black Sabbath
5Megadeth
6Ozzy Osbourne
7Kiss
8Led Zeppelin
9Slayer
10AC/DC
11Angra
12Sepultura
13Dream Theater
14Judas Priest
15Van Halen

Lista completa de bandas e artistas mais acessados na história do site

Matérias mais lidas