Van Halen merece tributo como "Back to the Beginning"? Jeff Scott Soto discute ideia
Por Gustavo Maiato
Postado em 11 de julho de 2025
A despedida do Black Sabbath dos palcos, celebrada em grande estilo com o evento "Back to the Beginning", emocionou fãs ao redor do mundo e reacendeu uma questão que paira desde 2020: por que o Van Halen ainda não teve uma homenagem oficial à altura de sua história e de seu fundador, Eddie Van Halen? O tema voltou à tona após Jeff Scott Soto compartilhar em suas redes sociais um post do jornalista Mitch Lafon que sugeria justamente isso.
Van Halen - Mais Novidades
"Eles merecem... Mas sem Eddie. Alex não quer mais tocar... Não sei se o Wolfgang e o Sammy dividiriam o palco... Mas, tirando isso, vamos fazer acontecer", escreveu Lafon. A publicação, republicada por Soto com o comentário "Achei importante demais para não compartilhar", gerou forte engajamento e debate entre fãs.
Nos comentários, o sentimento predominante era de que Eddie Van Halen merece sim uma celebração nos moldes do que foi feito com o Sabbath. "Teria sido incrível, mas o tempo passou. Vamos lembrar do Eddie à nossa maneira!", disse um internauta. Outro foi direto: "Eddie Van Halen merece um tributo com All-Stars, com ex-integrantes e convidados especiais!"
A comparação com o "Back to the Beginning" é inevitável. No evento, transmitido mundialmente, o Sabbath se despediu de forma triunfal, reunindo artistas lendários como Metallica, Guns N’ Roses e Slayer, sob apresentação do ator e roqueiro Jason Momoa. Um modelo que poderia perfeitamente inspirar um tributo ao Van Halen.
Entre os obstáculos apontados estão a aposentadoria de Alex Van Halen e a relação tensa entre Wolfgang Van Halen e Sammy Hagar. Ainda assim, nomes como Nuno Bettencourt foram sugeridos para assumir as guitarras de Eddie. "Nunca é tarde para celebrar Eddie Van Halen", escreveu um fã. "Qualquer celebração de Eddie seria bem-vinda."
O impacto de Eddie na música, seja por sua técnica revolucionária ou pelas inovações em equipamentos de guitarra, permanece vivo. Mas a ausência de uma celebração oficial ainda deixa uma lacuna para os fãs. Como resumiu um comentário: "Isso deveria ter acontecido logo após a morte de Eddie. Ele mudou tudo."
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Novo vídeo mostra como está Mingau quase três anos após o tiro na cabeça
Iron Maiden transforma primeiro festival próprio em celebração monumental de 50 anos
O lado bom e o ruim de fazer shows na América do Sul, segundo o líder do Iron Maiden
A opinião de Steve Harris, do Iron Maiden, sobre o The Darkness
Steve Harris relembra o dia em que bebeu antes de um show do Iron Maiden
5 músicas que quando tocam no show todo fã de metal entra no mosh na hora
5 músicas de rock que todo mundo conhece, mas pouca gente sabe de quem são
O aspecto dos shows grandiosos que incomoda Steve Harris, do Iron Maiden
A melhor banda de rock progressivo do Brasil, segundo a Loudwire
A banda que realmente criou o heavy metal, de acordo com Eric Clapton
A melhor banda de rock progressivo de 25 países, segundo a Loudwire
Frank Ferrer explica motivo de saída do Guns N' Roses após 19 anos na banda
O baterista que estava fora do alcance de Dave Grohl; "fisicamente nem musicalmente capaz"
O músico que salvou os Ramones e depois deu no pé, deixando os caras na mão
A música do AC/DC que Angus Young escolheu como sua favorita na guitarra
Adrian Smith já "cobrou" Steve Harris por usar equipamento em show do Iron Maiden
O maior guitarrista da história para Eddie Van Halen e Slash; "meu grande herói"
A banda que Ozzy Osbourne disse ter acabado com o Black Sabbath no palco; "nos ofuscaram"
A lendária banda dos anos 1960 que Eddie Van Halen não entendia: "Poluído demais"
A cultuada banda de rock sulista que Eddie Van Halen detestava
O álbum de 1978 que "mudou o rock para sempre", segundo Slash
O grupo dos anos 70 sem o qual Eddie Van Halen disse que o rock não existiria
O álbum dos anos setenta que Slash disse ter marcado "o fim do rock como nós conhecíamos"
A música do Van Halen baseada em um discurso de Malcolm X
Os 100 melhores álbuns dos anos 1980 segundo a Classic Rock


