Vocalista não sabe se ainda faz parte do My Dying Bride
Por João Renato Alves
Postado em 11 de julho de 2025
O vocalista Aaron Stainthorpe não sabe se ainda faz parte do My Dying Bride. Recentemente, a banda deu início a uma série de shows com Mikko Kotamäki, do Swallow the Sun na função. O grupo havia interrompido atividades logo após o lançamento do álbum mais recente, "A Mortal Binding", disponibilizado em abril do ano passado. À época, os músicos citaram desavenças internas como principal motivo.
My Dying Bride - Mais Novidades

Em entrevista ao podcast Iblis Manifestations, repercutida pelo Blabbermouth, Aaron explicou seu lado da situação. O frontman não soube dizer de forma concreta se ainda faz parte do conjunto, mas tem noção de que os colegas estão trabalhando em novidades sem sua presença.
"Bem, na verdade, a última coisa que ouvi foi que eles também estão compondo material novo, o que é interessante. Não tenho notícias do Andrew (Craighan, guitarrista) há mais de um ano. Somos os únicos membros fundadores restantes e nunca tivemos empresário. Fomos nos virando da melhor maneira possível por anos. Houve apenas uma época em que quase conseguimos um empresário — a ex-mulher do Ronnie James Dio, curiosamente. Isso foi há muito, muito tempo. Mas pensamos: 'Bem, provavelmente conseguimos fazer isso'. Então, tentamos, e aí tivemos essa grande briga — nem me lembro quando foi agora, um ano atrás, um ano e meio atrás."

Aaron confessou que a ideia era esperar o tempo passar para ver o que acontecia, mas os outros integrantes tiveram um pensamento diferente. "Disse: 'Vamos deixar a coisa esfriar um pouco e, quando nos recuperarmos, vamos nos reunir, resolver nossas diferenças e reacender a banda'. Quando vi, estavam tocando sem mim. Obviamente não há comunicação. Então, o que eu faço? Vou continuar fazendo o que faço até que haja alguma comunicação. E ainda não houve. Então, vou seguir com a minha vida. Não vou ficar sentado, remoendo e esperando as coisas acontecerem. Vou continuar com a agenda lotada. Mas não tenho ideia de quem eles vão usar no estúdio, se fizerem um novo álbum."
A própria situação com a gravadora do grupo é incerta, graças a recentes movimentos na indústria. "Eu nem sei se ainda existe um contrato com uma gravadora, porque tudo deu errado na Nuclear Blast. Eu nem sei se a Nuclear Blast ainda está operando como uma gravadora. Ouvi todos os tipos de histórias estranhas. O cara com quem costumava conversar não está mais lá. Sequer sei se o My Dying Bride tem um contrato. E se tiver, onde isso me deixa? Não saí e não fui expulso, então não entendo para onde vamos. Não sei qual é o futuro. Mas, tendo sido membro fundador e estando na banda por 35 anos, não vou sair. Se quiserem fazer algo sem mim, bem, boa sorte para eles."

Atualmente, Stainthorpe faz parte do High Parasite. Quanto a um desfecho, ele entende que a situação ficará ainda mais complicada antes de se resolver. "Você esperaria e imaginaria que, como um membro fundador que não saiu, eu teria alguma autoridade de alguma forma, mas parece que não. Provavelmente terei que procurar aconselhamento jurídico em algum momento. Obviamente, eu não queria, e não quero, mas se um disco for lançado usando o nome My Dying Bride e eu não estiver nele, mesmo sendo oficialmente o vocalista, não sei legalmente o que devo fazer. Então, em algum momento, infelizmente, parece que terei que buscar instrução. No Reino Unido temos o sindicato dos músicos, então não é um problema. Eles têm todos os especialistas. Conheço algumas pessoas bem importantes no ramo. Não quero que chegue a isso, prefiro continuar com a banda. Mas talvez eu não tenha escolha."

Aaron finalizou deixando claro manter esperanças de que tudo possa ser resolvido. "A razão pela qual não estou gritando e berrando é porque realmente acho que não acabou. Se eu soubesse que acabou mesmo, aí, sim, eu ficaria arrasado. Mas tento me manter otimista de que, de alguma forma, possamos resolver. Não vejo por que não. Não somos crianças. Não somos uma gangue. Certamente podemos dar um jeito. Normalmente, quando bandas se separam, costuma haver algum tipo de irregularidade financeira, alguém fugiu com todo o dinheiro, ou há alguma infidelidade — 'Você dormiu com a minha esposa' ou 'Você dormiu com a minha esposa'. Bandas se separam por causa de algo sério — algo deu muito errado, muito errado. Não temos nada assim e é por isso que acho que podemos voltar. Mas vamos ver."

Fundado em 1990, o My Dying Bride conta até hoje com dois membros originais: o vocalista Aaron Stainthorpe e o guitarrista Andrew Craighan. Completam a formação atual o guitarrista Neil Blanchett, a baixista Lena Abé, o tecladista/violinista Shaun MacGowan e o baterista Dan Mullins.
Álbuns como "Turn Loose the Swans" (1993), "The Angel and the Dark River" (1995) e "Like Gods of the Sun" (1996) são considerados referenciais no estilo musical praticado pela banda.

Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps