WHIPLASH.NET - Rock e Heavy Metal!

Resenha - Enigma - Ill Niño

Ainda que o Ill Niño tenha como base os Estados Unidos, em sua formação também há músicos do Brasil e Peru, o que garante uma sonoridade muito mais abrangente à do chamado Nu Metal, nicho onde a banda frequentemente é inserida. E, depois de anos construindo sua reputação com o apoio de uma gravadora do porte da Roadrunner, que culminou no espetacular "One Nation Underground" (05), foi a Cement Shoes Records quem teve o privilégio de lançar "Enigma".

Nota: 7

O texto representa a opinião do autor e não a opinião do Whiplash.Net ou de seus editores.

Imagem
E o Heavy Metal todo alternativo deste álbum segue com uma nova abordagem, cuja orientação agora prioriza ainda mais as melodias e, principalmente, dá ampla vazão a toda a influência que a música latina sempre exerceu sobre o Ill Niño. Isso fez de "Enigma" um disco bem mais acessível – muito mesmo! – e, infelizmente, com grande redução daquela exótica aura obscura, tão bem explorada num passado nada distante.

O repertório acabou sendo o mais diversificado já preparado pelo grupo. As linhas vocais têm mais espaço para trabalhar e os refrões frequentemente são de fácil assimilação. Os destaques ficam por conta de pesos-pesado como "The Alibi Of Tyrants", "Compulsion Of Virus And Fever" e a matadora "Guerilla Carnival", esta última com uma excelente percussão. E, entre as faixas mais amenas, a balada "Me Gusta La Soledad" é cantada em espanhol e se sobressai com folgas.

"Enigma", mesmo com todos os seus méritos, não consegue manter a solidez de seu já citado antecessor. Falta a ferocidade! Mas não conseguir agradar a todos é uma consequencia óbvia àqueles que recusam a estagnar sua Arte. E o Ill Niño parece ter plena consciência deste fato, pois usa sua inspiração com o intuito de evoluir e conquistar novos espaços – e com certeza o público latino está no centro do alvo.

Formação:
Cristian Machado - voz
Ahrue Luster - guitarra
Diego Verduzco - guitarra
Lazaro Pina - baixo
Dave Chavarri - bateria
Daniel Couto - percussão

Ill Niño - Enigma
(2008 / Cement Shoes Records - importado)

01. Alibi Of Tyrants
02. Pieces Of The Sun
03. Finger Painting (With The Enemy)
04. March Against Me
05. Compulsion Of Virus And Fever
06. Formal Obsession
07. Hot Summer's Tragedy
08. Me Gusta La Soledad
09. 2012
10. Guerrilla Carnival
11. Estoy Perdido
12. Kellogg's, Bombs, & Cracker Jacks
13. De Sangre Hermosa

Contato: www.myspace.com/illnino

Todas as matérias da seção Resenhas de CDs
Todas as matérias sobre Ill Nino

Os comentários são postados usando scripts do FACEBOOK e logins do FACEBOOK, HOTMAIL, AOL ou YAHOO, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que fizeram uso deste sistema (citados na assinatura de cada comentário). Caso você considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato. Os responsáveis pelo site podem excluir comentários que julguem inadequados e fornecer informações sobre os comentários a reclamantes se solicitados.

Pense antes de escrever. Ao comentar sobre alguém, lembre-se que este alguém é uma pessoa e merece respeito. Tenha cuidado especial ao comentar sobre colaboradores do Whiplash.Net; eles trabalham de graça para gerar o conteúdo que você está lendo. Mais chato do que uma matéria com erro, ou uma opinião com que você não concorda, são os chatos que apenas reclamam. Se acha que pode fazer melhor, clique no link ENVIAR MATERIAL no topo do site. Se achar um erro de digitação ou similar, envie pelo link de ENVIO DE CORREÇÕES; lembre-se que é falta de educação corrigir outras pessoas em público. E lembre-se de também elogiar quando encontrar bom conteúdo; isso é um bom incentivo aos colaboradores. :-)

Chatos, trolls e usuários que faltam com respeito a outras pessoas poderão ser banidos sem aviso prévio.

Sobre Ben Ami Scopinho

Ben Ami é paulistano, porém reside em Florianópolis (SC) desde o início dos anos 1990, onde passou a trabalhar como técnico gráfico e ilustrador. Desde a década anterior, adolescente ainda, já vinha acompanhando o desenvolvimento do Heavy Metal e Hard Rock, e sua paixão pelos discos permitiu que passasse a colaborar com o Whiplash! a partir de 2004 com resenhas, entrevistas e na coluna "Hard Rock - Aqueles que ficaram para trás".

Mais informações sobre Ben Ami Scopinho

Mais matérias de Ben Ami Scopinho no Whiplash.Net.

Link que não funciona para email (ignore)

QUEM SOMOS | RSS | FACEBOOK | TWITTER | APPS | ANUNCIAR | ENVIAR MATERIAL | FALE CONOSCO

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria. Os textos não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será retirado do site.

Em abril de 2012 Whiplash.Net teve 1.211.297 visitantes, 3.149.841 visitas e 10.113.719 pageviews. Ver stats.

Use o botão abaixo para seguir o webmaster e receber as principais novidades em sua timeline.


Crianças: veja como cresceram as de "Nevermind", "War" e outrasCrianças
Veja como cresceram as de "Nevermind", "War" e outras
Metallica, Guns, Slipknot, Kiss: tombos, erros e fatos engraçadosMetallica, Guns, Slipknot, Kiss
Tombos, erros e fatos engraçados
Saúde: bater cabeça pode causar danos ao cérebroSaúde
Bater cabeça pode causar danos ao cérebro