WHIPLASH.NET - Rock e Heavy Metal!

Além Do Que Os Olhos Podem Ver - Oficina G3

Por Maurício Gomes Angelo | Em 06/05/05
Enviar por emailEnviar correção

Nota: 9

O texto representa a opinião do autor e não a opinião do Whiplash.Net ou de seus editores.

Imagem
Depois da saída do vocalista PG, que coincidentemente ou não, trouxe com ele uma época de álbuns mornos e açucarados em excesso por parte do grupo, a impressão que "Além do Que os Olhos Podem Ver" deixa é que o Oficina G3 estava ávido por demonstrar seu verdadeiro talento.

E não há melhor resposta para seu recente passado enfadonho do que a trinca de abertura: "Mais Alto", "Réu ou Juiz" e "Meu Legado" trazem tudo que andava escondido, externado com timidez, e os coloca na linha de frente.

Há grandes passagens de prog-rock (utilizando os recursos eletrônicos com a competência comum ao segmento) e generosas doses de hard rock sem perder a típica aura pop que ainda assim vem renovada.

E quando "Através da Porta" mantém este ritmo up-tempo técnico/agressivo é que tens plena certeza de que as coisas não irão desandar novamente, enquanto a faixa-título é uma ótima power-ballad. O exercício constante de bom gosto continua com "A Lição" e "O Fim é só o Começo", climas quase psicodélicos/bluezzísticos permeados por um sentimentalismo consciente e linhas vocais marcantes.

Grooves incomuns e a contributiva participação do violino em "Amanhã”, solos feeling-virtuosos como o de "De Olhos Fechados” e o ótimo dueto entre Juninho e Marcão (Fruto Sagrado) em “Sem Trégua” - valorizado por se tratar de uma das melhores faixas do álbum - são apenas alguns exemplos dentre várias composições dotadas de arranjos inspirados e harmonias belíssimas aos ouvidos. Juninho Afram toma a responsabilidade de assumir os vocais com tranqüilidade e exala competência, apresentando também um de seus melhores desempenhos nas seis cordas, sendo que o longínquo entrosamento com Duca e Jean obviamente é traduzido em músicas de interpretações soberbas. Nada de estrelismos, exagero, falta de bom senso, "Além do Que os Olhos Podem Ver" é um álbum que não perde o fôlego em seus 49 minutos de duração. Retrato de uma banda que além de resgatar seu passado busca novas sonoridades.

As letras de conteúdo espiritualista estão mais apuradas e exibem grande nexo com a realidade, trazendo percepções puramente reflexivas. Até a arte gráfica foge do modorrento padrão utilizado de forma incansável anteriormente.

Começaram a recuperar o tempo perdido magistralmente, produziram não só o melhor trabalho da banda como de toda a história do rock cristão brasileiro e também um álbum singular para o BRock contemporâneo, qualidade e equilíbrio em evidência, prestígio em ascensão, musicalidade de volta aos trilhos. Caminho que os recoloca na vanguarda e que os levará fatalmente ao inegável reconhecimento nacional.

Formação:
Juninho Afram (Vocal/Guitarra)
Duca Tambasco (Baixo)
Jean Carllos (Teclados)
Lufe (Baterista convidado)

Site Oficial: www.oficinag3.art.br

Todas as matérias da seção Resenhas de CDs
Todas as matérias sobre Oficina G3

Oficina G3: depoimento emocionante de Mauro Henrique [16/03/12]
Oficina G3: morre esposa do vocalista Mauro Henrique [15/03/12]
Oficina G3: primeiras datas confirmadas para 2012 [27/01/12]
Curiosidades - Johnatha Bastos: o guitarrista que toca com os pés
Resenhas de CDs e DVDs - Depois da Guerra - Oficina G3
Oficina G3: experiência extremamente pesada em DVD [22/11/10]
Fotos: Oficina G3 em Campinas no lançamento do DVD [26/10/10]
Oficina G3: DVD "DDG Experience" disponível para venda [15/09/10]
Oficina G3: novo site lançado e DVD ainda este ano [18/03/10]
Oficina G3: banda anuncia inauguração de novo site [10/02/10]
Mais matérias sobre Oficina G3

Os comentários são postados usando scripts do FACEBOOK e logins do FACEBOOK, HOTMAIL, AOL ou YAHOO, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de exclusiva e integral autoria e responsabilidade dos usuários que fizeram uso deste sistema (citados na assinatura de cada comentário). Caso você considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato. Os responsáveis pelo site podem excluir comentários que julgarem inadequados e fornecer informações sobre os comentários a reclamantes se solicitados.

Sobre Maurício Gomes Angelo

Maurício G. Angelo odeia definições. Acha que não entende nada de música, mas o suficiente. Pseudo-jornalista, pseudo-crítico e pseudo-escritor. Não gosta de explicar ironia. Escreve no Whiplash! desde 2003. Colaborou para uma série de veículos, como a revista Roadie Crew e os sites Rock Press, Duplipensar e Simplicíssimo. Ouve tudo aquilo que lhe interesse: do blues ao metal extremo, passando pelo pop, progressivo, clássico, jazz, eletrônico e MPB. Peca pelo tesão, nunca pela inércia. Alfabetizado, chato, detalhista e exigente: está continuamente tentando aprender a ler, e tem orgulho disso. Passou bons momentos ao lado de Rubem Braga, George Orwell, Pink Floyd e tantos outros. É apaixonado por palavras, pelo som e pelo silêncio. Erra muito. Muda mais ainda. E se permite ser hiperbólico, às vezes.

Mais matérias de Maurício Gomes Angelo no Whiplash.Net.

Link que não funciona para email (ignore)

QUEM SOMOS | RSS | FACEBOOK | TWITTER | NEWSLETTER | APPS | ANUNCIAR | ENVIAR MATERIAL | FALE CONOSCO

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria. Os textos não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será retirado do site.

Em abril de 2012 Whiplash.Net teve 1.078.971 visitantes únicos, 2.974.068 visitas e 10.616.661 pageviews. Ver stats.