O dia que centenas de coturnos de punks de SP foram embaralhados por tiras após dura
Por Gustavo Maiato
Postado em 30 de março de 2025
Era 1982 e o Brasil vivia sob o regime militar. O movimento punk, recém-nascido, fervilhava em São Paulo. No palco do Teatro Luso-Brasileiro, bandas como Inocentes, Cólera e Olho Seco davam voz a um estilo que ia além da música, representando uma atitude de resistência em tempos difíceis.

O vocalista Clemente, das bandas Inocentes e Plebe Rude, relembra, no livro "Contos do Rock", de Daniel Ferro, uma dessas noites em que a repressão policial cruzou o caminho dos punks. "Estávamos no bar do teatro, eu e os outros, incluindo o Redson [líder do Cólera]. Já imaginávamos que a polícia apareceria, como sempre acontecia. Eles achavam que os shows punks eram ‘aparelhos comunistas’. Aí alguém gritou: ‘Vamos resistir!’", recorda Clemente.
No entanto, a resistência logo perdeu força. "De repente, vi um policial passando, apontando uma calibre 12. Depois vieram outros. Devia haver umas dez viaturas na porta. A resistência virou: ‘Ô ô ô uóó’, e acabou ali", descreve Clemente, com tom irônico.
Quando os policiais invadiram o local, não encontraram drogas ou material considerado subversivo, mas isso não os impediu de instaurar o caos. "Eles mandaram todo mundo tirar os coturnos. Disseram que não queriam ver ninguém com coturno militar", conta Clemente. "Eu não tirei, mas o Redson, coitado, acabou cedendo. De repente, havia um monte de coturnos amontoados no meio do teatro."
O espetáculo de autoritarismo terminou de forma absurda. "Os policiais misturaram todos os coturnos e foram embora. Ficamos ali, tentando identificar o que era de quem", diz Clemente. Ele lembra com humor a situação do amigo: "O Redson saiu com dois pés esquerdos. Foi cômico, mas ao mesmo tempo era um retrato de como a repressão podia ser ridícula."
O punk em São Paulo
O movimento punk no Brasil surgiu nos anos 1970 com características únicas em diferentes regiões. Segundo Dinho Ouro Preto, vocalista do Capital Inicial, a cena de Brasília era mais elitizada, formada por jovens de classe média e acadêmicos. "O punk rock de Brasília começa dentro da universidade, entre filhos de professores, como na Plebe Rude. Era algo mais intelectual", disse Dinho em entrevista. O Aborto Elétrico, banda precursora na capital, refletia essa origem universitária e cultural.
Já em São Paulo, o punk foi moldado por trabalhadores das periferias e bairros industriais. "Lá, foi algo proletário. Era outra história", comparou o cantor. Enquanto Brasília debatia ideias no ambiente acadêmico, São Paulo traduzia a luta de classes em músicas agressivas, zines e shows de resistência.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Nervosismo, exaustão e acidente marcaram primeiro show oficial de Nick Menza com o Megadeth
"Parecia Def Leppard ou Bon Jovi": vocalista explica recusa a convite do Pantera
O melhor disco de heavy metal de 2025, segundo o Loudwire
Stranger Things trouxe outro clássico do metal em tributo a Eddie Munson
O categórico argumento de Regis Tadeu para explicar por que Jimi Hendrix não é gênio
Os mitos sobre Woodstock que todos repetem no automático até hoje, segundo Barcinski
Loudwire escolhe parceria feminina como a melhor música de heavy metal de 2025
Os 5 discos de rock que Regis Tadeu coloca no topo; "não tem uma música ruim"
Fãs de Angra piram: Rafael Bittencourt confirma que Edu Falaschi vai ao Amplifica em 2026
O maior cantor de todos os tempos para Steven Tyler; "Eles já tinham o melhor"
A tragédia que fez nascer um dos álbuns de rock mais subestimados dos anos 1990
Para Mikael Akerfeldt (Opeth), o rock/metal progressivo virou regressivo
A única banda de rock brasileira dos anos 80 que Raul Seixas gostava
3 gigantes do rock figuram entre os mais ouvidos pelos brasileiros no Spotify
Motörhead "salvou" baterista do Faith No More de ter que ouvir Ted Nugent

Clemente segue no CTI, informa novo boletim médico
O encontro digno de quinta série de João Gordo e Clemente com um diretor da Rede Globo


