Os álbuns de rock que estão na coleção oficial de discos da Casa Branca nos EUA
Por Gustavo Maiato
Postado em 29 de março de 2025
A Casa Branca nos EUA é o local onde os presidentes daquele país residem enquanto estão no mandato. O que pouca gente sabe é que no meio do luxo e sofisticação há espaço para uma coleção de discos oficial.
De acordo com matéria da Rolling Stone na época do presidente Barack Obama, o espaço que abriga os LPs foi criado em 1973 durante o governo de Richard Nixon e conta com cerca de 2 mil discos.
"A Casa Branca deveria abrigar, além de livros, uma seleção representativa da música popular americana em formato de vinil. A doação inicial de cerca de 2 mil discos, no entanto, gerou pouco entusiasmo: era dominada por artistas como Pat Boone, John Denver e os Carpenters, nomes conservadores e suaves demais para um retrato mais fiel da efervescente música da época".


Foi só em 1979, com o democrata Jimmy Carter no poder, que a história ganhou um novo capítulo. O lendário produtor John Hammond reuniu uma comissão para atualizar a lista. O jornalista e crítico musical Bob Blumenthal, encarregado de selecionar 200 discos de rock para compor o acervo, lembra do cuidado em propor uma curadoria mais ousada e diversa. Para testar os limites do comitê, ele sugeriu o controverso Good Old Boys, de Randy Newman — uma crítica sarcástica à cultura sulista americana. A resposta foi animadora: "O presidente adora esse álbum! Pode colocar."

A lista, elaborada com a ajuda de nomes como Paul Nelson, então editor de resenhas da Rolling Stone, incluiu clássicos como "Led Zeppelin IV", "Let It Bleed" dos Rolling Stones, "Hunky Dory" de David Bowie, "Arthur" dos Kinks (escolhido por seu "tema de império"), além de obras do Ramones, Sex Pistols, Captain Beefheart, Talking Heads, Neil Young, Santana, Isaac Hayes, Elton John, The Cars e até Barry Manilow.
Os discos, cada um com um selo presidencial, foram entregues oficialmente a Carter em uma cerimônia em 13 de janeiro de 1981. Instalados próximo a uma sala de audição no terceiro andar, não ficaram por lá por muito tempo. Segundo diferentes fontes, a chegada de Ronald Reagan à presidência marcou a descida dos LPs ao porão — seja por causa da estética conservadora de Nancy Reagan, ou pelo conteúdo ousado da coleção.

Quando Obama chegou à Casa Branca, um porta-voz declarou que ainda era cedo para saber se ele retomaria o projeto. Mas, para alívio do ex-presidente, discos como "Blood on the Tracks", de Bob Dylan, e ‘Born to Run", de Bruce Springsteen — dois de seus álbuns favoritos declarados — já estavam guardados por lá, prontos para rodar no toca-discos da residência oficial.

Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps