A canção do Deep Purple inspirada em duas canções de Jimi Hendrix
Por Bruce William
Postado em 29 de março de 2025
Quando falava sobre seus guitarristas favoritos, Ritchie Blackmore sempre mencionava três nomes que o impactaram profundamente - não apenas pela habilidade técnica, mas pela forma como esses músicos conseguiam aplicar seu talento em um contexto coletivo. Um desses nomes era Jimi Hendrix.
Blackmore admirava muito Jeff Beck, a quem chamou de "bom demais para ser verdade", e considerava Eddie Van Halen um dos músicos mais inovadores e gentis que conheceu. Mas foi com Hendrix que ele teve uma conexão mais direta em termos de influência sonora. "Estávamos apenas assumindo o lugar de alguém como Hendrix", afirmou. "Muito musical, muito bombástico, mas tentamos desenvolver certos riffs... e pegamos muita coisa emprestada dele."

Uma dessas influências apareceu de forma clara em "Speed King", uma das faixas mais marcantes do álbum "In Rock" (1970), e que chegou a impactar Tony Iommi, do Black Sabbath. Segundo Blackmore, a base da canção surgiu a partir de duas músicas de Hendrix: "Stone Free" e "Fire". "Gostava muito das coisas que ele fazia na época", explicou, em fala publicada na Far Out. "'Speed King' foi baseada em 'Stone Free'. E também um pouco em 'Fire'. Você se lembra de 'Fire', do Jimi Hendrix?"
Hendrix foi uma força que mudou os rumos da guitarra elétrica. Sua maneira fluida e expressiva de tocar, somada a uma presença de palco magnética, influenciou toda uma geração, e não passou despercebida nem mesmo por músicos que, como o Deep Purple, estavam definindo o som pesado dos anos setenta.
Com isso, "Speed King" tornou-se um exemplo claro de como Hendrix ajudou a moldar até mesmo o lado mais agressivo do hard rock, servindo de ponte entre a psicodelia do fim dos anos 60 e a urgência sonora que bandas como o Deep Purple estavam começando a impor.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O melhor compositor de rock de todos os tempos, segundo Elton John
A banda de rock que lucra com a infantilização do público adulto, segundo Regis Tadeu
Como está sendo a adaptação de Simon Dawson ao Iron Maiden, de acordo com Steve Harris
O melhor álbum conceitual da história do metal progressivo, segundo o Loudwire
Por que não há músicas de Bruce Dickinson em "Somewhere in Time", segundo Steve Harris
A melhor música de heavy metal lançada em 1986, segundo o Loudwire - não é "Master of Puppets"
Prefeito do Rio coloca Paul McCartney e Bono em vídeo sobre megashow em Copacabana
Rodox sugere que deve voltar com Rodolfo (ex-Raimundos) e fãs vão a loucura nas redes
Baterista Jay Weinberg deixa o Suicidal Tendencies
O guitarrista favorito de todos os tempos de James Hetfield do Metallica
Playlist - Uma música de heavy metal para cada ano, de 2000 a 2025
O clássico do rock que mostra por que é importante ler a letra de uma música
A música do Iron Maiden sobre a extinção do Banco de Crédito e Comércio Internacional
O guitarrista que usava "pedal demais" para os Rolling Stones; "só toque a porra da guitarra!"
O baterista que Neil Peart disse que "não veremos outro igual"


A banda que era "maior do que Jimi Hendrix" para Ritchie Blackmore, e que hoje poucos conhecem
O músico que Ritchie Blackmore considera "entediante e muito difícil de tocar"
Ritchie Blackmore aponta os piores músicos para trabalhar; "sempre alto demais"
Beatles, Led Zeppelin; Regis Tadeu explica o que é uma boyband e quem é ou não é
Ian Gillan nem fazia ideia da coisa do Deep Purple no Stranger Things; "Eu nem tenho TV"
Ian Gillan atualiza status do próximo álbum do Deep Purple
Steve Morse diz que alguns membros do Deep Purple ficaram felizes com sua saída
Bruce Dickinson revela os três vocalistas que criaram o estilo heavy metal de cantar
Regis Tadeu coloca Deep Purple no grupo de boybands ao lado do Angra
O músico "complicado" com quem Ronnie James Dio teve que trabalhar; "uma pessoa realmente ruim"
O solo de Slash que, para Kiko Loureiro, consegue o que Ritchie Blackmore fazia nos anos 70
Heavy Metal: os 11 melhores álbuns da década de 70 segundo o Loudwire


