A canção do Deep Purple inspirada em duas canções de Jimi Hendrix
Por Bruce William
Postado em 29 de março de 2025
Quando falava sobre seus guitarristas favoritos, Ritchie Blackmore sempre mencionava três nomes que o impactaram profundamente - não apenas pela habilidade técnica, mas pela forma como esses músicos conseguiam aplicar seu talento em um contexto coletivo. Um desses nomes era Jimi Hendrix.
Blackmore admirava muito Jeff Beck, a quem chamou de "bom demais para ser verdade", e considerava Eddie Van Halen um dos músicos mais inovadores e gentis que conheceu. Mas foi com Hendrix que ele teve uma conexão mais direta em termos de influência sonora. "Estávamos apenas assumindo o lugar de alguém como Hendrix", afirmou. "Muito musical, muito bombástico, mas tentamos desenvolver certos riffs... e pegamos muita coisa emprestada dele."

Uma dessas influências apareceu de forma clara em "Speed King", uma das faixas mais marcantes do álbum "In Rock" (1970), e que chegou a impactar Tony Iommi, do Black Sabbath. Segundo Blackmore, a base da canção surgiu a partir de duas músicas de Hendrix: "Stone Free" e "Fire". "Gostava muito das coisas que ele fazia na época", explicou, em fala publicada na Far Out. "'Speed King' foi baseada em 'Stone Free'. E também um pouco em 'Fire'. Você se lembra de 'Fire', do Jimi Hendrix?"
Hendrix foi uma força que mudou os rumos da guitarra elétrica. Sua maneira fluida e expressiva de tocar, somada a uma presença de palco magnética, influenciou toda uma geração, e não passou despercebida nem mesmo por músicos que, como o Deep Purple, estavam definindo o som pesado dos anos setenta.
Com isso, "Speed King" tornou-se um exemplo claro de como Hendrix ajudou a moldar até mesmo o lado mais agressivo do hard rock, servindo de ponte entre a psicodelia do fim dos anos 60 e a urgência sonora que bandas como o Deep Purple estavam começando a impor.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A única banda de rock brasileira dos anos 80 que Raul Seixas gostava
3 gigantes do rock figuram entre os mais ouvidos pelos brasileiros no Spotify
A primeira e a última grande banda de rock da história, segundo Bob Dylan
Graham Bonnet lembra de quando Cozy Powell deu uma surra em Michael Schenker
Dorsal Atlântica termina as gravações do seu novo disco "Misere Nobilis" e posta vídeo reflexivo
O fenômeno do rock nacional dos anos 1970 que cometeu erros nos anos 1980
O álbum dos Rolling Stones que é melhor do que o "Sgt. Peppers", segundo Frank Zappa
Ritchie Blackmore aponta os piores músicos para trabalhar; "sempre alto demais"
Fabio Lione anuncia turnê pelo Brasil com 25 shows
Shows não pagam as contas? "Vendemos camisetas para sobreviver", conta Gary Holt
Desmistificando algumas "verdades absolutas" sobre o Dream Theater - que não são tão verdadeiras
A banda fenômeno do rock americano que fez história e depois todos passaram a se odiar
Os 50 melhores álbuns de 2025 segundo a Metal Hammer
9 bandas de rock e heavy metal que tiraram suas músicas do Spotify em 2025
Rob Halford acha que Lemmy Kilmister era um compositor brilhante

O músico que Ritchie Blackmore considera "entediante e muito difícil de tocar"
Beatles, Led Zeppelin; Regis Tadeu explica o que é uma boyband e quem é ou não é
Ian Gillan nem fazia ideia da coisa do Deep Purple no Stranger Things; "Eu nem tenho TV"
Ian Gillan atualiza status do próximo álbum do Deep Purple
Adrian Smith se diz triste pela aposentadoria de David Coverdale, mas reconhece que era o momento
Steve Morse diz que alguns membros do Deep Purple ficaram felizes com sua saída
Bruce Dickinson revela os três vocalistas que criaram o estilo heavy metal de cantar
Regis Tadeu coloca Deep Purple no grupo de boybands ao lado do Angra
O músico "complicado" com quem Ronnie James Dio teve que trabalhar; "uma pessoa realmente ruim"


