A canção do Deep Purple inspirada em duas canções de Jimi Hendrix
Por Bruce William
Postado em 29 de março de 2025
Quando falava sobre seus guitarristas favoritos, Ritchie Blackmore sempre mencionava três nomes que o impactaram profundamente - não apenas pela habilidade técnica, mas pela forma como esses músicos conseguiam aplicar seu talento em um contexto coletivo. Um desses nomes era Jimi Hendrix.
Blackmore admirava muito Jeff Beck, a quem chamou de "bom demais para ser verdade", e considerava Eddie Van Halen um dos músicos mais inovadores e gentis que conheceu. Mas foi com Hendrix que ele teve uma conexão mais direta em termos de influência sonora. "Estávamos apenas assumindo o lugar de alguém como Hendrix", afirmou. "Muito musical, muito bombástico, mas tentamos desenvolver certos riffs... e pegamos muita coisa emprestada dele."

Uma dessas influências apareceu de forma clara em "Speed King", uma das faixas mais marcantes do álbum "In Rock" (1970), e que chegou a impactar Tony Iommi, do Black Sabbath. Segundo Blackmore, a base da canção surgiu a partir de duas músicas de Hendrix: "Stone Free" e "Fire". "Gostava muito das coisas que ele fazia na época", explicou, em fala publicada na Far Out. "'Speed King' foi baseada em 'Stone Free'. E também um pouco em 'Fire'. Você se lembra de 'Fire', do Jimi Hendrix?"
Hendrix foi uma força que mudou os rumos da guitarra elétrica. Sua maneira fluida e expressiva de tocar, somada a uma presença de palco magnética, influenciou toda uma geração, e não passou despercebida nem mesmo por músicos que, como o Deep Purple, estavam definindo o som pesado dos anos setenta.
Com isso, "Speed King" tornou-se um exemplo claro de como Hendrix ajudou a moldar até mesmo o lado mais agressivo do hard rock, servindo de ponte entre a psicodelia do fim dos anos 60 e a urgência sonora que bandas como o Deep Purple estavam começando a impor.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Quanto do Angra pertence a Felipe Andreoli, Rafael Bittencourt e Kiko Loureiro
A estrela de Hollywood que ajudou a transformar uma canção em clássico do Guns N' Roses
Rock e Heavy Metal - lançamentos de faixas, álbuns e mais novidades
O grupo pop que Ian Gillan considera muito bom em fazer música comercial
Usina da capa de "Animals", do Pink Floyd, se tornará espaço para shows
Nicko McBrain relembra o dia em que Ozzy Osbourne salvou sua vida
Como Amanda Somerville conheceu Andre Matos, segundo a própria
Mamonas Assassinas: a história das fotos dos músicos mortos, feitas para tabloide
Em 1996, revista provou que James Hetfield e Lars Ulrich não se conheciam
Devin Townsend cuida de um jardim para pagar o seu aluguel
O álbum do Pink Floyd que fez Kate Bush pensar em desistir de escrever músicas
Morre aos 79 anos Angry Anderson, vocalista do Rose Tattoo
Os 10 covers mais tocados pelo Metallica ao vivo, segundo a Noise Creep
Metallica contribuiu para a ascensão do grunge e do Nirvana, segundo Kirk Hammett
O disco dos anos setenta que Slash considera um dos melhores álbuns de rock básico e direto

10 rockstars que já estão na casa dos 80 anos de idade e seguem na estrada
O "Smoke on the Water" do Scorpions, segundo Rudolf Schenker
"Não chego aos pés dele"; o guitarrista contemporâneo admirado por Jimmy Page
A fase do Deep Purple que Ritchie Blackmore não suporta
O dia que David Bowie pagou Robert Fripp para tocar guitarra como Ritchie Blackmore
João Nogueira, do Mastodon crava veredicto sobre a discografia inteira do Sepultura
Bruce Dickinson lista os vocalistas que fazem ele pensar "Jamais serei tão bom quanto eles!"
O maior riff de guitarra de todos os tempos, segundo Tony Iommi do Black Sabbath
O cantor que entrou para história por recusar ser vocalista do Deep Purple e do Led Zeppelin


