A canção do Deep Purple inspirada em duas canções de Jimi Hendrix
Por Bruce William
Postado em 29 de março de 2025
Quando falava sobre seus guitarristas favoritos, Ritchie Blackmore sempre mencionava três nomes que o impactaram profundamente - não apenas pela habilidade técnica, mas pela forma como esses músicos conseguiam aplicar seu talento em um contexto coletivo. Um desses nomes era Jimi Hendrix.
Blackmore admirava muito Jeff Beck, a quem chamou de "bom demais para ser verdade", e considerava Eddie Van Halen um dos músicos mais inovadores e gentis que conheceu. Mas foi com Hendrix que ele teve uma conexão mais direta em termos de influência sonora. "Estávamos apenas assumindo o lugar de alguém como Hendrix", afirmou. "Muito musical, muito bombástico, mas tentamos desenvolver certos riffs... e pegamos muita coisa emprestada dele."

Uma dessas influências apareceu de forma clara em "Speed King", uma das faixas mais marcantes do álbum "In Rock" (1970), e que chegou a impactar Tony Iommi, do Black Sabbath. Segundo Blackmore, a base da canção surgiu a partir de duas músicas de Hendrix: "Stone Free" e "Fire". "Gostava muito das coisas que ele fazia na época", explicou, em fala publicada na Far Out. "'Speed King' foi baseada em 'Stone Free'. E também um pouco em 'Fire'. Você se lembra de 'Fire', do Jimi Hendrix?"
Hendrix foi uma força que mudou os rumos da guitarra elétrica. Sua maneira fluida e expressiva de tocar, somada a uma presença de palco magnética, influenciou toda uma geração, e não passou despercebida nem mesmo por músicos que, como o Deep Purple, estavam definindo o som pesado dos anos setenta.
Com isso, "Speed King" tornou-se um exemplo claro de como Hendrix ajudou a moldar até mesmo o lado mais agressivo do hard rock, servindo de ponte entre a psicodelia do fim dos anos 60 e a urgência sonora que bandas como o Deep Purple estavam começando a impor.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Elton John mantém tradição de tocar hit que "só é conhecido no Brasil" com show no Rock In Rio
"Não chego aos pés dele"; o guitarrista contemporâneo admirado por Jimmy Page
O melhor baterista de todos os tempos, segundo Lito Sousa, do Aviões e Músicas
Os clássicos da literatura que Nando Reis não suporta: "Esse cara é antipático"
"Foi adorável": Ian Gillan fala sobre reencontro do Deep Purple com Ritchie Blackmore
A música que coloca Elton John no topo do Rock in Rio 2026, segundo Estadão
As dez melhores músicas de thrash lançadas entre 1983 e 1985, segundo a Metal Hammer
De AC/DC a ZZ Top, os 20 melhores discos lançados em 1981, segundo a Louder
O melhor álbum de hard rock de cada ano dos anos 2000, segundo a Loudwire
A música que marcou o fim do auge do Oasis, segundo o Noel Gallagher
Em trecho de nova biografia, Dave Mustaine fala sobre demissão de David Ellefson do Megadeth
Quando Tony Iommi tentou fugir do som do Black Sabbath e criou um de seus riffs mais pesados
Mötley Crüe anuncia edição deluxe do seu álbum de estreia, "Too Fast For Love"
Absolute Power, projeto heavy metal de Shane Embury (Napalm Death) anuncia álbum
Baterista do Joy Division e New Order não entende o Rock and Roll Hall of Fame

O "Smoke on the Water" do Scorpions, segundo Rudolf Schenker
A fase do Deep Purple que Ritchie Blackmore não suporta
Joe Lynn Turner opina sobre reencontro de Ritchie Blackmore com o Deep Purple
O dia que David Bowie pagou Robert Fripp para tocar guitarra como Ritchie Blackmore
João Nogueira, do Mastodon crava veredicto sobre a discografia inteira do Sepultura
Bruce Dickinson lista os vocalistas que fazem ele pensar "Jamais serei tão bom quanto eles!"
O clássico do Deep Purple que conquistou Tom Warrior, do Celtic Frost
Roger Glover jamais cansou de tocar "Smoke on the Water" com o Deep Purple
Total Guitar: os 20 melhores riffs de guitarra da história


