O que significa "você tem dois pés para cruzar a ponte" em "Tente Outra Vez" de Raul Seixas
Por Gustavo Maiato
Postado em 26 de março de 2025
A letra de "Tente Outra Vez" é uma das mais impactantes e com mensagem que mais dialoga com o ouvinte na discografia de Raul Seixas. Apesar de já analisada por vários ângulos, sempre surgem questionamentos sobre o real significado de seus versos mais enigmáticos.
Raul Seixas - Mais Novidades
Uma das metáforas mais marcantes é o verso: "Você tem dois pés para cruzar a ponte". A frase condensa, com simplicidade, a ideia de que cada pessoa já possui dentro de si os recursos essenciais para enfrentar desafios e seguir adiante.
A "ponte", nesse contexto, representa a travessia entre um momento difícil e a superação, entre o fracasso e a nova tentativa. Já os "dois pés" remetem à capacidade de ação, à autonomia e ao impulso necessário para atravessar esse percurso. É uma metáfora direta: se temos dois pés, podemos caminhar — e se podemos caminhar, então podemos mudar de situação.
De acordo com análises como as do portal Letras.mus e do Recanto das Letras, esse verso simboliza a consciência da própria força. A ideia central é que o ser humano, por mais abatido que esteja, ainda carrega consigo as ferramentas fundamentais para recomeçar: a vontade, a fé e o movimento.
Já na perspectiva acadêmica apresentada no artigo "Raul Seixas: Um produtor de mestiçagens musicais", de Cibele Jorge, a canção é vista como um hino à autolibertação e à resistência individual. O trecho citado está inserido em uma sequência que exalta o recomeço, a fé na vida e a coragem de persistir mesmo quando tudo parece estar perdido.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O ícone do metal progressivo que considera o Offspring uma piada
64 shows internacionais de rock e metal para ver no Brasil agora em abril
Quando uma turnê do Metallica virou um fiasco, e eles partiram atrás do Lemmy
Músicos da formação clássica do Guns N' Roses se reúnem com vocalista do Faster Pussycat
Luis Mariutti se pronuncia sobre pedidos por participação em shows do Angra
Os 20 maiores riffs de guitarra da história, segundo o Loudwire
A banda brasileira com músicos ótimos e músicas ruins, segundo Regis Tadeu
Mike Portnoy admite já ter "se perdido" durante shows do Dream Theater
Série dos Raimundos expõe crítica pesada de Canisso à reconciliação entre Rodolfo e Digão
O melhor disco do Led Zeppelin, segundo Robert Plant: "Soava muito pesado"
O disco que Paul Stanley nunca quis fazer; "Eu não tive escolha"
Os 30 melhores discos de heavy metal lançados nesta década, segundo a Louder
Roland Grapow: "Eu não me importo mais com fórmulas, só quero fazer Metal"
"Holy Land", do Angra, será relançado em CD e LP
O álbum que vendeu pouco, mas quem comprou montou uma banda; "Eram ideias bem simples"


"O Raul, realmente é pobre também assim, é tosco"; Guilherme Arantes entende fala de Ed Motta
O que Titãs e Camisa de Vênus têm que outras do rock não têm, segundo Raul Seixas
A música de Raul Seixas que faria ele ser "cancelado" nos dias de hoje
Como trajetórias de Raul Seixas e Secos & Molhados se cruzaram brevemente


