Les Claypool elege a linha de baixo mais difícil de nossa era, um clássico do prog rock
Por Bruce William
Postado em 29 de março de 2025
Conhecido por seu estilo peculiar de tocar e pelas letras excêntricas do Primus, o baixista Les Claypool, que chegou a ser cogitado para entrar no Metallica, sempre citou influências que vão de Larry Graham (Sly and the Family Stone) a Geddy Lee (Rush). Mas uma de suas maiores inspirações vem do rock progressivo britânico dos anos 1970.
Primus - Mais Novidades

Em entrevista à Bass Player nos anos 1990 (via Far Out), Claypool revelou que tentou aprender diversas linhas complexas na juventude, e destacou uma delas como a mais difícil de sua geração: "Roundabout", do Yes. "Foi a linha de baixo mais difícil da época, que eu me lembre, pelo menos no rock", comentou.

A faixa foi lançada em 1971, abrindo o clássico álbum "Fragile". Com seu timbre característico no Rickenbacker 4001, Chris Squire gravou a linha original e também overdubs com a Gibson ES-10 de Steve Howe, criando um som cheio e dinâmico que se tornou marca registrada da banda.
Além da linha de baixo acelerada, "Roundabout" também traz os teclados de Rick Wakeman no Minimoog e Mellotron, resultando numa das músicas mais lembradas do Yes. Squire chegou a ser homenageado com um modelo exclusivo da Rickenbacker, e foi eleito o 18º maior baixista de todos os tempos pela Rolling Stone.
Já Claypool, que começou o Primus nos anos 1980, afirma que essa música teve papel central em sua formação musical. Mesmo com sua técnica única baseada em palhetadas invertidas e uso pesado de slaps, ele nunca deixou de reverenciar o virtuosismo de Chris Squire.

Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps