O pior solo gravado por Jimi Hendrix: "Repleto de firulas e exibicionismo que não emociona"
Por Gustavo Maiato
Postado em 29 de março de 2025
Não é difícil enfileirar músicas de Jimi Hendrix famosas por seus solos de guitarra e riffs icônicos, como "Hey Joe", "Purple Haze", "Voo Doo Child" e "Little Wing". Mas qual das canções que ele gravou tem o pior solo já gravado pelo saudoso músico?
De acordo com o tablóide britânico Far Out, o pior solo de Jimi Hendrix pode ser encontrado na música "Pali Gap", do álbum "Rainbow Bridge". A publicação considerou o trabalho, lançado no famoso disco póstumo, de excessivo.
Jimi Hendrix - Mais Novidades

"A música tem um começo promissor: grooves à la P-Funk, linhas de guitarra que deslizam com fluidez tropical e um clima etéreo, influenciado pelos dias que Hendrix passou no Havaí. É como uma brisa psicodélica pairando sobre paisagens vulcânicas. Mas por volta dos 2 minutos e 40 segundos, algo muda. A jam suave dá lugar a uma rajada de técnica apressada, um solo repleto de firulas e ‘fret wankery’ — termo usado para descrever dedilhados excessivamente exibicionistas. Soa deslocado, como se tivesse sido arrancado de outro take e colado ali. É Hendrix, mas sem a alma que normalmente acompanhava seus momentos mais inspirados", diz o texto.
A matéria diz que falta centelha emocional e que Hendrix parece tocar para impressionar, mas não emociona. O texto traz também uma declaração do próprio guitarrista sobre a faixa: "Eu mantenho a música na cabeça. Às vezes vou sozinho ao estúdio e faço uma fita ácida com ideias vagas de bateria, baixo e guitarra. Outras vezes, chego apenas dedilhando e cantando, dizendo: ‘Essa é nova’."


Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps