Resenha - Elements Pt.2 - Stratovarius

WHIPLASH.NET - Rock e Heavy Metal!

Resenha - Elements Pt.2 - Stratovarius


  | Comentários:

Nota: 8

O texto representa a opinião do autor, não do Whiplash.Net ou de seus editores.

Imagem
Depois de tantos boatos, especulações e dúvidas o Stratovarius sofreu seu maior golpe em muitos anos: o vocalista Timo Kotipelto e o baterista Jorg Michael deixaram a banda, por divergências com o guitarrista e líder Timo Tolkki. Alheio a todos estes problemas, “Elements Pt.2” é lançado, como já estava marcado desde a turnê que divulgou sua primeira parte.

Se o primeiro cd era bem previsível em termos de Stratovarius, este segundo não soa tão diferente, embora seja bem mais interessante e surpreendente que seu antecessor. E este cd ainda sai com a responsabilidade de ser o canto de cisne da melhor formação que o Stratovarius já teve.

Se antigamente todos os cd’s da banda abriam com uma música rápida e veloz, “Alpha & Omega” já vem mostrar que neste as coisas soam diferentes. Mais cadenciada e soturna, traz um Stratovarius apostando no peso e melodia, com Kotipelto arrasando como sempre. “I Walk to My Own Song” contudo nos traz a realidade: a banda continua apostando na fórmula que a consagrou: os fortes vocais de Kotipelto aliados a guitarra de Tolkki e os teclados de Jens Johansson sempre presentes. O mesmo se repete em “I’m Still Alive” (que poderia ser comparada facilmente a “Speed of Light”). As diferenças começam a aparecer em músicas como “Awaken the Giant” (com sua levada mais cadenciada ditada pela batida forte de Jorg Michael) e na linda balada “Luminous” (que tem um acento pop estiloso e um Kotipelto cantando horrores como sempre).

O que podemos concluir de “Elements Pt.2” é que o Stratovarius ainda usa os elementos que o consagraram, mas que neste cd resolveu ousar em mais momentos, como podemos conferir na bela “Dreamweaver” (quase um heavy-hard) e na bela “Liberty” (menos agressiva, mais lenta e muito bem feita). De fato, um cd aonde existem diferenciais.

É uma pena que este line-up não venha a gravar de novo (por enquanto), pois finalmente podemos dizer que (caso ainda estivesse reunida) a banda apontava para novos horizontes com bastante competência e qualidade. Resta ver o que o futuro (e Mr. Tolkki) reserva para o Stratovarius.

Site oficial: http://www.stratovarius.com

Material Cedido Por:
Nuclear Blast Records.
Contato: [email protected]
Http://www.nuclearblast.de

Criado em 1996, Whiplash.Net é o mais completo site sobre Rock e Heavy Metal em português. Em março de 2013 o site teve 1.258.407 visitantes, 2.988.224 visitas e 8.590.108 pageviews. Redatores, bandas e promotores podem colaborar pelo link ENVIAR MATERIAL no topo do site.


  | Comentários:

Todas as matérias da seção Resenhas de CDs
Todas as matérias sobre "Stratovarius"

Stratovarius: Kotipelto treinará cantores em programa de TV
Avalon: assista o vídeo de "Design the Century" com Floor Jansen
Stratovarius: assista ao trailer do documentário "Nemesis Days"
Avalon: revelado nome do álbum e os músicos restantes
Jens Johansson: algumas perguntas para Don Airey
Stratovarius: banda inaugura página no Instagram
Timo Tolkki's Avalon: disponível novo video em estúdio
Stratovarius: assista o novo clipe da faixa "Unbreakable"
Capas Ridículas: LaWeekly elege as piores de Metal de 2013
Timo Tolkki: o Stratovarius estava morto depois de 2004
Timo Tolkki's Avalon: com antigo tecladista do Stratovarius
Rob Rock e Michael Kiske: em nova Opera Metal de Timo Tolkki
Timo Tolkki's Avalon: baterista do Stratovarius estará em álbum
Timo Tolkki: sequência de Avalon em 2014, com Simone Simons
Timo Tolkki: mais uma explicação sobre a confusão com brasileiros

Os comentários são postados usando scripts do FACEBOOK e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Pense antes de escrever; os outros usuários e colaboradores merecem respeito;
Não seja agressivo, não provoque e não responda provocações com outras provocações;
Seja gentil ao apontar erros e seja útil usando o link de ENVIO DE CORREÇÕES;
Lembre-se de também elogiar quando encontrar bom conteúdo. :-)

Trolls, chatos de qualquer tipo e usuários que quebram estas regras podem ser banidos sem aviso. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

Sobre Rafael Carnovale

Nascido em 1974, atualmente funcionário público do estado do Rio de Janeiro, fã de punk rock, heavy metal, hard-core e da boa música. Curte tantas bandas e estilos que ainda não consegue fazer um TOP10 que dure mais de 10 minutos. Na Whiplash desde 2001, segue escrevendo alguns desatinos que alguns lêem, outros não... mas fazer o que?

Mais matérias de Rafael Carnovale no Whiplash.Net.

Link que não funciona para email (ignore)

QUEM SOMOS | ANUNCIAR | ENVIAR MATERIAL | FALE CONOSCO

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em março: 1.258.407 visitantes, 2.988.224 visitas, 8.590.108 pageviews.


Principal

Resenhas

Seções e Colunas

Temas

Bandas mais acessadas

NOME
1Iron Maiden
2Guns N' Roses
3Metallica
4Black Sabbath
5Megadeth
6Ozzy Osbourne
7Kiss
8Led Zeppelin
9Slayer
10AC/DC
11Angra
12Sepultura
13Dream Theater
14Judas Priest
15Van Halen

Lista completa de bandas e artistas mais acessados na história do site

Matérias mais lidas