Resenha - Busca - Sigma 5

WHIPLASH.NET - Rock e Heavy Metal!

Resenha - Busca - Sigma 5


  | Comentários:

Nota: 9

O texto representa a opinião do autor, não do Whiplash.Net ou de seus editores.

Imagem
Em poucos lugares do mundo o metal é tão difundido quanto no Brasil. As bandas de expressão surgem nos mais variados estilos, e de formas inimaginavelmente diversas. Porém, é até engraçado o metal progressivo não ter uma grande referência dentro do país. Na verdade, não tinha, pois com “Busca” o Sigma 5 começa a traçar um caminho que tem tudo pra dar certo.

O debute do grupo carioca ocorreu em 1998 com “Initium”. Contudo, é até covardia comparar o último citado com este segundo lançamento. Trabalho de arte superior, produção melhor, e composições que categoricamente lançam luzes a uma banda única, absurdamente talentosa e de caráter bem determinado, onde virtuosismo e melodia se encontram e convivem perfeitamente.

“Ao Longe” abre o álbum apresentando mudanças, e não somente pelo novo vocalista Riq Ferreira, como também pelo som coeso e as definições de: linha a ser seguida, timbres, participação de cada integrante, entre outras coisas, cujas demandas de um certo polimento foram recebidas e respondidas competentemente aqui.

A música “Os Quatro Quadros”, dividida nas faixas “Em Preto e Branco”, “Horas”, “Fuga” e “Ponto Zero”, é um destaque por fluir bem ao atravessar as influências de música clássica, Marillion e Dream Theater, e desaguar na unicidade do Sigma 5.

Muitos vão falar que o problema são as letras em português, as quais “não combinam com metal”. Parece esquisito para a maioria? Sim, sem dúvida e com razão. Todavia, ao mesmo tempo, é mister refletir sobre o assunto. O estilo pesado não é naturalmente estranho cantado em português, mas acaba soando assim por uma construção histórica. Sendo essa a questão, a história da humanidade nos ensina também como o ‘constructio’ pode se transformar e ser movido, desde que haja vontade e implicação humana.

Site Oficial – http://www.sigma5.com

Formação:
Riq Ferreira (Vocais)
Mauricio Coelho (Guitarra)
Luiz De Simone (Teclado)
André Coelho (Baixo)
João Saravia (Bateria)

Material cedido por:
Hellion Records – http://www.hellionrecords.com
Rua 24 de Maio, 62 – Lojas 280 / 282 / 308 – Centro.
São Paulo – SP – BRASIL
CEP: 01041-900
Tel: (11) 5083-2727 / 5083-9797 / 5539-7415
Fax: (11) 5549-0083
Email: [email protected]

Criado em 1996, Whiplash.Net é o mais completo site sobre Rock e Heavy Metal em português. Em março de 2013 o site teve 1.258.407 visitantes, 2.988.224 visitas e 8.590.108 pageviews. Redatores, bandas e promotores podem colaborar pelo link ENVIAR MATERIAL no topo do site.


  | Comentários:

Todas as matérias da seção Resenhas de CDs
Todas as matérias sobre "Sigma 5"

Sigma 5 e Allegro: entrevista com as bandas cariocas
Sigma 5: tecladista em workshop no Souza Lima
Tecladista do Sigma 5 em turnê pela Europa
Sigma 5
Atlantida lança CD Painted Reality em São Paulo
Shows da Banda Sigma 5 com tecladista do Tothen
Shows do Sigma 5 (RJ) e Metal Jam (Santos-SP)
Novo cd do Sigma 5 está a caminho
Resenha - Busca - Sigma 5
Resenha - Sigma-5 (Teatro de Lona, Rio de Janeiro, 22/01/00)
Resenha - Sigma5, Allegro e Thoten (Raio de Sol, Rio de Janeiro, 16/12/03)

Os comentários são postados usando scripts do FACEBOOK e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Pense antes de escrever; os outros usuários e colaboradores merecem respeito;
Não seja agressivo, não provoque e não responda provocações com outras provocações;
Seja gentil ao apontar erros e seja útil usando o link de ENVIO DE CORREÇÕES;
Lembre-se de também elogiar quando encontrar bom conteúdo. :-)

Trolls, chatos de qualquer tipo e usuários que quebram estas regras podem ser banidos sem aviso. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

Sobre Thiago Sarkis

Thiago Sarkis: Colaborador do Whiplash!, iniciou sua trajetória no Rock ainda novo, convivendo com a explosão da cena nacional. Partiu então para Van Halen, Metallica, Dire Straits, Megadeth. Começou a redigir no próprio Whiplash! e tornou-se, posteriormente, correspondente internacional das revistas RSJ (Índia - foto ao lado), Popular 1 (Espanha), Spark (República Tcheca), PainKiller (China), Rock Hard (Grécia), Rock Express (ex-Iugoslávia), entre outras. Teve seus textos veiculados em 35 países e, no Brasil, escreveu para Comando Rock, Disconnected, [] Zero, Roadie Crew, Valhalla.

Mais matérias de Thiago Sarkis no Whiplash.Net.

Link que não funciona para email (ignore)

QUEM SOMOS | ANUNCIAR | ENVIAR MATERIAL | FALE CONOSCO

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em março: 1.258.407 visitantes, 2.988.224 visitas, 8.590.108 pageviews.


Principal

Resenhas

Seções e Colunas

Temas

Bandas mais acessadas

NOME
1Iron Maiden
2Guns N' Roses
3Metallica
4Black Sabbath
5Megadeth
6Ozzy Osbourne
7Kiss
8Led Zeppelin
9Slayer
10AC/DC
11Angra
12Sepultura
13Dream Theater
14Judas Priest
15Van Halen

Lista completa de bandas e artistas mais acessados na história do site

Matérias mais lidas