A relação entre Rita Lee, o pai dela, o Corinthians, e seu hit "Lança Perfume"
Por André Garcia
Postado em 25 de julho de 2025
Também conhecido como loló, o lança-perfume é uma droga em forma de solvente que é inalado pelo nariz ou pela boca. Seu efeito é uma breve sensação de euforia e atordoamento. Ainda é utilizado até hoje em dia, mas foi muito popular nos anos 70 e 80, nos blocos de carnaval, onde era borrifado em uma mistura perfumada no ambiente.
Rita Lee - Mais Novidades

Fora de moda, a garotada de hoje em dia nem deve saber o que é isso. No máximo devem ter visto alguém por aí com um olhar perdido, baforando em uma lata de cerveja vazia, e não entendeu nada. Só que o lança-perfume foi imortalizado na cultura pop brasileira pela música "Lança Perfume", carro-chefe do álbum homônimo de Rita Lee, de 1980.
Em trecho de vídeo compartilhado no Instagram pelo perfil CortesMPB, a paulistana Rita Lee contou a história da música, e como ela está curiosamente relacionada a seu pai e seu time de coração, o Corinthians:
"Meu pai distribuía lança-perfume em casa para as mulheres, quando o Corinthians ganhava. Então as mulheres ficavam 'Opa!' Porque soltava a mulherada com lança-perfume, para comemorar o Corinthians. E ficou uma cena muito forte, sabe? Meu pai festejando, mas mulheres todas dançando…"

"Eu não ia em baile de carnaval, ele não deixava, era um lado dele. Então eu só conheci o lança-perfume nessa situação, de festejar a vitória do Corinthians. Eu me lembro que o João, meu filho do meio, nasceu na hora que o Corinthians fez um gol. Meu pai enlouqueceu 15 mil vezes mais. Sem lança-perfurme! Porque era um hospital."
"Eu lembrei muito disso na hora de fazer 'Lança Perfume'. Lembrei dessa situação de comemorar, de ser uma coisa alegre, só que também comecei a adaptar um lado meio sensual na coisa de me encher de amor."
Se tivesse sido hoje em dia, o Corinthians não teria dado muitas oportunidades ao pai de Rita Lee para comemorar. Afinal de contas, até o momento em que esta matéria foi escrita, na temporada atual do Campeonato Brasileiro o Timão venceu apenas cinco jogos (perdeu também cinco jogos e empatou quatro).

Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps