Ideologia Rock: a figura, James Alan Hetfield

WHIPLASH.NET - Rock e Heavy Metal!

Ideologia Rock: a figura, James Alan Hetfield

Postado por David Oaski | Fonte: Ideologia Rock

  | Comentários:

Imagem
James Alan Hetfield, hoje com 49 anos, possui uma carreira brilhante junto a maior banda de heavy metal de todos os tempos, mas possui uma biografia conturbada, pois como ele gosta de dizer o ciclo de sua vida é ficar bem, ficar deprimido, se recuperar e assim segue.

James teve seu primeiro contato com música em 1972, quando com 9 anos, começou a fazer aulas de piano, porém logo em seguida demonstraria mais interesse pela música pesada, migrando dessa forma para bateria e depois para guitarra, sendo muito influenciado por bandas de hard rock da sua época de criança e adolescente, como Black Sabbath, Motorhead e Aerosmith.

Desde muito cedo, Hetfield percebeu que seu caminho não poderia ser outro senão a música e teve algumas bandas antes de formar o Metallica, porém sem grandes êxitos.

No entanto ainda bem jovem, em 1981, aos 18 anos, ao responder um anúncio de jornal de uma baterista chamado Lars Ulrich, em que o mesmo recrutava músicos para uma jam de heavy metal, sua vida mudaria.

Daí em diante sabemos a história, são 9 discos de estúdio, incluindo os clássicos “Metallica” (Black Album) e “Master of Puppets” e algumas das histórias mais emblemáticas do mundo do rock, como a eterna treta com Dave Mustaine; a morte do baixista Cliff Burton num acidente de ônibus no meio de uma turnê europeia; a briga com o Napster nos anos 90; e tantos outros fatos que marcam as mais de três décadas de atividade da banda.

Na sua vida pessoal, James teve alguns momentos conturbados como a perda da sua mãe, que morreu de câncer por não aceitar o tratamento medicinal confiando na força divina, o que causou sérios problemas emocionais em James, o que influenciou em diversas letras da banda, como na performance emocionante de “Nothing Else Matters” e “The God That Failed”. Além disso, James também teve sérios problemas com alcoolismo, cujo parte do tratamento chega a ser mostrado no documentário “Some Kind Of Monster”. James, hoje um coroa mais sossegado, é casado com a argentina Francesca Hetfield, com quem tem três filhos.

Sempre admirei James por ele não fazer parte daquele grupo de vocalistas espalhafatosos, optando por uma apresentação mais correta, executando com maestria única sua guitarra base, que já garantiu a ele algumas vezes o título de um dos melhores guitarristas do metal, nunca deixando de lado a energia e interação com o público, porém como um cara normal e não uma galinha no cio.

A figura de James me remete a um tempo em que roqueiros eram caras legais e inteligentes e não nerds arrogantes que se acham donos da verdade. Um dos meus heróis no rock, ele consegue unir na dose certa talento, carisma e agressividade, com canções e performances históricas que alimentam a alma daqueles que amam música feita com o coração.

David Oaski

Disponível também em: http://rockideologia.blogspot.com/2013/03/a-figura-james-hetfield.html

Curtam: facebook.com/IdeologiaRock

Criado em 1996, Whiplash.Net é o mais completo site sobre Rock e Heavy Metal em português. Em março de 2013 o site teve 1.258.407 visitantes, 2.988.224 visitas e 8.590.108 pageviews. Redatores, bandas e promotores podem colaborar pelo link ENVIAR MATERIAL no topo do site.


  | Comentários:

Todas as matérias da seção Matérias e Biografias
Todas as matérias sobre "Metallica"

Bob Rock: Rei Midas do Metal faz 60 anos; conheça melhor sua obra
Metallica: confira "One" e "Orion" na Argentina
Faixas Instrumentais: VH1 elege as 20 melhores do Hard e Metal
Homenagens: Canções inspiradas em músicos falecidos
Falsificação: polícia inglesa apreende camisetas falsas
Dio: Tributo faz jus à sua importância para a música pesada
Dedo x Palheta: Jason Newsted joga gasolina na fogueira do debate
Metallica: Vídeo oficial de "One" e "Orion" em Buenos Aires
Metallica: as mil expressões faciais de Lars Ulrich
Metallica: "Sempre seremos criativos", diz Kirk
Metallica: monstro de Jump In The Fire em edição limitada
Guitar World: 11 Álbuns Essenciais do Thrash Metal
Metallica: saiba quanto a banda faturou na América do Sul
Metallica: Confira "The Unforgiven" e "And Justice" na Argentina
Kiss: Paul Stanley continua questionando o Rock Hall Of Fame

Os comentários são postados usando scripts do FACEBOOK e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Pense antes de escrever; os outros usuários e colaboradores merecem respeito;
Não seja agressivo, não provoque e não responda provocações com outras provocações;
Seja gentil ao apontar erros e seja útil usando o link de ENVIO DE CORREÇÕES;
Lembre-se de também elogiar quando encontrar bom conteúdo. :-)

Trolls, chatos de qualquer tipo e usuários que quebram estas regras podem ser banidos sem aviso. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

Sobre David Oaski

David Oaski é editor do blog Ideologia Rock, colunista do site Stereo Pop Club e colabora frequentemente com os sites Galeria Musical e Whiplash, além de já ter escrito para outras plataformas online. Amante de música (principalmente rock) independente de rótulos, escreve por hobby e para exercitar o senso crítico.

Mais matérias de David Oaski no Whiplash.Net.

Link que não funciona para email (ignore)

QUEM SOMOS | ANUNCIAR | ENVIAR MATERIAL | FALE CONOSCO

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em março: 1.258.407 visitantes, 2.988.224 visitas, 8.590.108 pageviews.


Principal

Resenhas

Seções e Colunas

Temas

Bandas mais acessadas

NOME
1Iron Maiden
2Guns N' Roses
3Metallica
4Black Sabbath
5Megadeth
6Ozzy Osbourne
7Kiss
8Led Zeppelin
9Slayer
10AC/DC
11Angra
12Sepultura
13Dream Theater
14Judas Priest
15Van Halen

Lista completa de bandas e artistas mais acessados na história do site

Matérias mais lidas