A mais atemporal das bandas grunge, segundo James Hetfield
Por André Garcia
Postado em 14 de abril de 2024
No começo dos anos 90 o mundo da música, da moda, e toda a cultura pop foi transformada pelo movimento das bandas de rock vindas de Seattle — o que foi batizado como grunge. Só em 1991 tivemos, em questão de poucas semanas, Nirvana, Pearl Jam e Soundgarden lançando "Nevermind", "Ten" e "Badmotorfinger", respectivamente.
Metallica - Mais Novidades
Completava o Big Four grunge o Alice in Chains, que no ano anterior já havia emplacado o hit "Man in the Box", e que no ano seguinte se consagraria de vez com o disco "Dirt". Além do som sujo e pesado característico do movimento, eles eram caracterizados por harmonias vocais arrepiantes, com o vocal de Layne Staley e a guitarra de Jerry Cantrell criando uma ambientação ao mesmo tempo melódica e perturbadora.
Conforme publicado pela Blabbermouth, em entrevista para a Revolver James Hetfield ao falar do Alice in Chains declarou se tratar da banda mais atemporal de Seattle.
"Eu não era muito próximo de Layne, mas me lembro de ter assistido o Alice in Chains um monte de vezes. Lembro de quando estávamos em Los Angeles [em 1991, gravando o 'Black Album'], aí saí do estúdio mais cedo para ver eles tocando no Clash of the Titans com o Slayer. Fui dirigindo que nem um doido uma van alugada, subindo no canteiro central [e pensando] 'Temos que chegar lá!' E quando chegamos eles tinham acabado de sair [do palco]. Eu disse 'Pô, fala sério [risos]!"
"Eu andei um pouco com eles, sempre adorei a música deles, e eu dizia a Jerry [Cantrell] que a gente compartilhava algumas experiências de vida, como ter uma segunda chance de perceber como as coisas podem ser legais. A gente tem uma espécie de afinidade nesse sentido.
"Eu simplesmente adoro ouvir aquelas músicas. Essas músicas são incríveis e que merecem ser ouvidas, sabe? Eles eram tão únicos, tão à frente de seu tempo; e, de tudo que veio de Seattle, aquele era o material mais atemporal. Infelizmente, Layne gostava demais das drogas, e assim foi. Eu via em suas letras sua obsessão por aquilo e… que ele sabia muito bem para onde estava indo! É como, na autoescola: você mantém os olhos no seu destino. Era isso o que ele estava fazendo, ao que parece", concluiu.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O gênero musical cujo nome não faz sentido algum, segundo Mikael Åkerfeldt do Opeth
O guitarrista favorito de todos os tempos de James Hetfield do Metallica
O disco do Black Sabbath que Bruce Dickinson considera um dos melhores de todos os tempos
O disco em que o Dream Theater decidiu escrever músicas curtas
As bandas de heavy metal favoritas de Rob Halford; "o som deles me abalou até o fundo"
"Até quando esse cara vai aguentar?" O veterano que até hoje impressiona James Hetfield
Os clássicos do rock que estão entre as músicas preferidas de Carlo Ancelotti
Gibson TV lança o primeiro episódio da série "Tony Iommi: The Godfather Of Heavy Metal"
O guitarrista que custou mil dólares por dia a David Gilmour; "eu queria bater nele"
A banda nacional com canções "mais fortes que o desempenho dos caras" conforme Regis Tadeu
A importante lição que Steve Harris, do Iron Maiden, aprendeu com o Genesis
Pra tocar no Dream Theater, não dá pra estar no modo "deixa a vida me levar", segundo Rudess
Vídeo dos Mutantes tocando Beatles em 1969 é encontrado
O clássico do rock que mostra por que é importante ler a letra de uma música
200 shows internacionais de rock e metal confirmados no Brasil em 2026

Como "Nothing Else Matters", do Metallica, marcou um momento decisivo da vida de Miley Cyrus
Quando o Metallica procurou vocal com anúncio em revista; "com raça, coragem e bagunceiro"
System Of a Down - Daron Malakian relembra quando tocou guitarra com o Metallica em 2000
A melhor música de heavy metal de cada ano da década de 1980, segundo a Loudwire
O álbum dos anos 2000 que impressionou James Hetfield, do Metallica
O guitarrista que dividiu o palco com o Metallica - e não ficou feliz por isso
O melhor álbum do AC/DC de todos os tempos, segundo Lars Ulrich do Metallica
A curiosa semelhança entre dois membros do Metallica e Secos & Molhados
Lars Ulrich elege o maior baterista da história; "Com todo o respeito a Neil Peart"


