Overload Music: Festival alternativo vai do doom ao progressivo
Resenha - Overload Music Fest (Via Marques, São Paulo, 06/09/2014)
Por Diego Camara
Postado em 11 de setembro de 2014
Este final de semana, o público brasileiro viu pela primeira vez surgir o Overload Music Fest. Festival da produtora Overload, já bastante conhecida do público brasileiro por apostar em shows alternativos, reuniu quatro artistas estrangeiros para sua primeira edição. A grande atração da noite eram os irlandeses do GOD IS AN ASTRONAUT, que fechariam a noite com seu rock insano. As outras atrações eram os franceses do ALCEST, os clássicos precursores do metal progressivo FATES WARNING e os finlandeses do SWALLOW THE SUN. Três bandas deste novo século se juntando aos veteranos americanos. O resultado foi uma madrugada regada ao som alto das guitarras e uma vontade extrema das bandas em dar o seu melhor. Confiram abaixo os principais detalhes do evento.
Fates Warning - Mais Novidades
Fotos: Fernando Yokota. Set completo neste link.
LABIRINTO
O festival começou com a abertura da banda Labirinto. Apesar do nome esquisito do artista, realmente não podia ter sido melhor a escolha para o festival. Estes caras tem a cara do festival, um som extremamente pesado, forte nas guitarras e com uma técnica invejável. Tocaram por em torno de 30 minutos ininterruptos, sem dizer uma única palavra durante todo o show, e com isso aproveitaram bem o tempo da galera e mostraram muito bem suas músicas. Para quem não conhece, vale muito a pena conferir, pois os caras não deixam nada a perder para os gringos.
SWALLOW THE SUN
Subiram ao palco das 22h15m, com 15 minutos de atraso do horário que havia sido divulgado anteriormente. O leve atraso não comprometeu o ânimo do público, que no geral parecia morno para a estreia dos finlandeses em solo brasileiro. A banda, por outro lado, estava bastante animada durante o show, e conseguiu trazer um som de ótima qualidade para o Via Marquês. Os fãs aplaudiram com vontade a abertura do show com "Hold this Woe", que traduziu bem a apresentação dos caras.
A banda fez um setlist curto, mas bem variado, como uma amostra aos fãs da amplitude do som da banda em sua curta história. Destaque para os excelentes e sombrios riffs de "Deadly Nightshade" e a ótima e bastante técnica de "Swallow (Horror Pt. I)", bastante animada e cheia de potência nas guitarras, que fez o público bater cabeça com bastante vontade. Foi uma bela apresentação, no geral, que mostrou bem o que é o Swallow the Sun para os brasileiros.
FATES WARNING
Para os mais velhos presentes, estes caras eram os mais esperados da noite. E para quem entende e curte um som progressivo, tava na cara que o Fates Warning viria com tudo e faria um show de tirar o queixo, marcado pela técnica. A banda subiu ao palco as 23h50m, juntando outros 15 minutos de atraso ao festival. A apresentação foi extremamente técnica e muito para cima. O início do show contou com uma sequência fantástica: "One Thousand Fires", do último disco da banda, "One" e a clássica "Life in Still Water". O público se emocionou, e a espera valeu a pena.
Apesar de destoar um pouco do resto dos artistas do line-up, o Fates foi muito bem recepcionado. O público se manteve aceso, ligado, e cantaram junto o refrão em diversas músicas, das músicas mais rápidas e potentes até as mais emotivas. Destaque também para a música "Through Different Eyes", do "Perfect Symmetry" de 89, que para quem é das mais antigas não pode deixar de se lembrar dos bons momentos da década de 90.
ALCEST
É difícil dizer um ponto baixo no festival, mas os franceses do Alcest deixaram mesmo a desejar. Não que sejam ruins, ou que o show tenha tido graves problemas, mas podemos ver que o atraso de mais de uma hora para o início da banda – além dos 30 minutos de atraso que já haviam sido causados pelos anteriores – veio ainda com um som extremamente confuso e embolado. Aparentemente a equipe técnica dos franceses apanhou, e não conseguiu refletir a qualidade do equipamento com a excelência do Fates Warning.
Apesar disso tudo, o público foi esforçado e realmente curtiu bastante o show da banda. A banda tentou aliviar a pressão da demora, e seu estilo se encaixou bem com o do público – sem dúvidas eram a banda mais esperada do Overload Music Fest. Músicas como a excelente "Opale", que abriu o show, e a ótima "Délivrance", que fechou o espetáculo, realmente encantaram o público e não foram de todas ruins. Esperamos que o Alcest volte ao Brasil para uma segunda vez em um futuro próximo, desta vez sem grandes problemas técnicos.
GOD IS AN ASTRONAUT
Acordaram o público que estava dormindo, com o início do show 3h20m – desta vez sem nenhum atraso, o atraso total do festival obviamente foi mantido. Uma boa parte do público havia deixado a casa após o show do Alcest, mas ainda muita gente continuou presente para ver os irlandeses. Com o som mais insano da noite, os caras levantaram o público desde o início com as pancadas "When Everything Dies" e "Transmissions".
A banda ao vivo é algo realmente impressionante. Do som que considero meio "morno" nos discos, eles têm uma energia no palco que torna difícil não curtir a pancada desses caras. O som estava altíssimo, e com uma super qualidade, o que evidenciou o excelente trabalho da equipe técnica da banda. O som moroso, que contrasta com a rapidez em certos momentos, cria um clima realmente bastante insano: o God is an Astronaut realmente consegue traduzir isso no palco.
A banda foi extremamente bem educada, agradecendo toda hora ao público presente, e mostrando a alegria de estarem no Brasil pela primeira vez. Músicas como "Worlds in Collision", um dos grandes destaques do show, e a excelente e novíssima "Dark Passenger", mostraram porque estes caras são tão especiais.
O ponto negativo ficou por conta do corte do show logo em seu final, com a música "Red Moon Lagoon" parando bem no seu meio. Conforme dados da própria Overload, uma das potências que alimentava parte do PA da casa queimou, inviabilizando o fim do show da banda. Um problema técnico que, apesar de realmente decepcionar os fãs, não acabou comprometendo a totalidade do espetáculo, que foi mais que positiva. Claro que, temos que ter em conta que este é o primeiro festival produzido pela Overload, que é uma produtora com ótimo histórico de espetáculos realizados e em grande evolução. E que comecem as conversas para 2015, pois a de 2014 já passou e fez história.



Rogerio Antonio dos Anjos | Luis Alberto Braga Rodrigues | Efrem Maranhao Filho | Geraldo Fonseca | Gustavo Anunciação Lenza | Richard Malheiros | Vinicius Maciel | Adriano Lourenço Barbosa | Airton Lopes | Alexandre Faria Abelleira | Alexandre Sampaio | André Frederico | Ary César Coelho Luz Silva | Assuires Vieira da Silva Junior | Bergrock Ferreira | Bruno Franca Passamani | Caio Livio de Lacerda Augusto | Carlos Alexandre da Silva Neto | Carlos Gomes Cabral | Cesar Tadeu Lopes | Cláudia Falci | Danilo Melo | Dymm Productions and Management | Eudes Limeira | Fabiano Forte Martins Cordeiro | Fabio Henrique Lopes Collet e Silva | Filipe Matzembacher | Flávio dos Santos Cardoso | Frederico Holanda | Gabriel Fenili | George Morcerf | Henrique Haag Ribacki | Jorge Alexandre Nogueira Santos | Jose Patrick de Souza | João Alexandre Dantas | João Orlando Arantes Santana | Leonardo Felipe Amorim | Marcello da Silva Azevedo | Marcelo Franklin da Silva | Marcio Augusto Von Kriiger Santos | Marcos Donizeti Dos Santos | Marcus Vieira | Mauricio Nuno Santos | Maurício Gioachini | Odair de Abreu Lima | Pedro Fortunato | Rafael Wambier Dos Santos | Regina Laura Pinheiro | Ricardo Cunha | Sergio Luis Anaga | Silvia Gomes de Lima | Thiago Cardim | Tiago Andrade | Victor Adriel | Victor Jose Camara | Vinicius Valter de Lemos | Walter Armellei Junior | Williams Ricardo Almeida de Oliveira | Yria Freitas Tandel |













Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A cantiga infantil sombria dos anos 1990 que o Metallica tocou ao vivo uma única vez
O melhor guitarrista de todos os tempos, segundo o lendário Bob Dylan
Ex-Arch Enemy, Alissa White-Gluz anuncia sua nova banda, Blue Medusa
A melhor banda de rock progressivo para cada letra do alfabeto, segundo a Loudwire
O melhor e o pior disco do Sepultura, de acordo com a Metal Hammer
Baterista do Matanza Ritual e Torture Squad é dopado e roubado após show do AC/DC
A atração do Rock in Rio que "as pessoas já viram 500 vezes"
Terra do Black Sabbath, Birmingham quer ser reconhecida como "Cidade da Música"
Jack Osbourne expõe "banda gigante" que exigiu quantia absurda no último show de Ozzy
10 álbuns essenciais do metal dos anos 70 que valem ter em vinil
A piada de Phil Lynott sobre o Black Sabbath que fez Tony Iommi cair na risada
Mamonas Assassinas: a história das fotos dos músicos mortos, feitas para tabloide
A joia cearense que gravou um clássico do rock nos anos 1970, segundo Regis Tadeu
Cinco dicas úteis para quem vai ao Bangers Open Air 2026
A música que Brian Johnson chamou de uma das melhores do rock: "Tão bonita e honesta"
O Big 4 do rock progressivo, de acordo com Ian Anderson, do Jethro Tull
A banda Slipknot é satânica? O que diz Corey Taylor?
A música do Guns N' Roses que o guitarrista Slash mais gosta de tocar ao vivo


31 discos de rock e heavy metal que completam 40 anos em 2026
A primeira noite do Rock in Rio com AC/DC e Scorpions em 1985
Em 16/01/1993: o Nirvana fazia um show catastrófico no Brasil
