Como Rafael Bittencourt manteve Amplifica após Monark sair do Flow: "Redução drástica de verba"
Por Gustavo Maiato
Postado em 21 de agosto de 2024
Em 2022, o mundo dos podcasts foi sacudido pela polêmica envolvendo Monark, ex-apresentador do Flow, o que resultou em cortes de verba e incertezas para diversos projetos associados aos estúdios. Entre os afetados estava o Amplifica, programa musical comandado por Rafael Bittencourt, guitarrista do Angra, que precisou se reinventar para continuar no ar.
Rafael Bittencourt - Mais Novidades
O Amplifica, em seu formato original, trazia uma proposta inovadora: uma banda de apoio tocava ao vivo, acompanhando um artista em ascensão, geralmente uma criança ou jovem promissor. A atração principal do programa era uma entrevista com um artista consagrado, que depois se juntava à banda para um encerramento musical. Essa produção, apesar de criativa e envolvente, tinha um custo elevado, bancado pelos estúdios Flow.
Tudo mudou quando a polêmica de Monark veio à tona. "O Amplifica estava no começo, ainda precisava crescer para se sustentar sozinho", comenta Leo Mancini, guitarrista que fez parte da banda de apoio do canal, em entrevista ao Ibagenscast. Com a redução drástica de verbas, o programa precisou encontrar novas formas de sobreviver.
Foi nesse cenário de crise que Rafael Bittencourt demonstrou sua habilidade de adaptação. Ele reformulou o programa, criando o Pré-Amplifica, um formato mais simples e econômico, onde o foco era em entrevistas diretas, sem a necessidade de grandes produções musicais. A mudança se mostrou acertada, com Rafael aproveitando sua vasta cultura e capacidade de dialogar com diferentes perfis de convidados para manter o interesse do público.
"A polêmica com Monark impactou muito o Amplifica, mas o Rafael conseguiu contornar a situação", afirma Mancini. A simplicidade do novo formato, aliada à competência de Rafael como entrevistador, fez com que o programa não apenas sobrevivesse, mas crescesse. Atualmente, o Amplifica conta com uma base sólida de seguidores e patrocinadores, garantindo sua continuidade no ar.
Mancini também recorda suas participações no programa, destacando o clima de improviso e colaboração que o marcou. Em uma das vezes, ele foi chamado para substituir um convidado que teve problemas de saúde, ao lado do guitarrista Carlos Alfano. "O Rafael estava gravando com o Angra no sul do país e participou remotamente. Foi uma experiência única", relembra.
Confira a entrevista completa aqui:
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O New York Times escolheu: a melhor música do ano de 2025 é de uma banda de metal
System of a Down volta à América Latina em maio de 2026
A mensagem curta e simbólica sobre o Sepultura que Iggor Cavalera compartilhou no Instagram
Frase de Fabio Lione provoca burburinho e fãs veem indireta sobre insatisfação no Angra
A opinião de Ronnie James Dio sobre Bruce Dickinson e o Iron Maiden
Axl Rose e a maior canção country que já existiu - e que veio de uma banda de rock
David Ellefson conta como está se sentindo no Metal Church
Sonia Anubis denuncia abusos no Burning Witches: "Tratam músicos como lixo; pior que a Dogma"
Garotos Podres são indiciados e interrogados na polícia por conta de "Papai Noel Velho Batuta"
O clássico do metal que foi criado em uma hora e fez a cabeça de James Hetfield
O solo de baixo heavy metal que, para Flea, é um grande momento da história do rock
Como seria o Sepultura se Max não tivesse deixado a banda, segundo ele mesmo
Sharon lembra primeira reação ao ver Ozzy Osbourne morto
Ozzy Osbourne foi avisado pelos médicos que não sobreviveria se fizesse o último show


Rafael Bittencourt comenta reunião de ex-membros do Angra e participação no Bangers Open Air
Rafael Bittencourt diz que Fabio Lione deixou seu nome cravado na história do Angra
O membro do Angra que contribuiu demais para reunião da formação "Rebirth"
A banda que inspirou a reunião da formação "Rebirth" do Angra, segundo Rafael Bittencourt
Como Angra trocou Toninho Pirani por Monika Cavalera, segundo Rafael Bittencourt
Rafael Bittencourt, guitarrista do Angra, faz desabafo sobre apresentação no Carnaval


