Kiss: Rock n' Roll e um impressionante espetáculo visual
Resenha - Kiss (HSBC Arena, Rio de Janeiro, 18/11/2012)
Por Gabriel von Borell
Postado em 21 de novembro de 2012
Sendo uma das bandas mais importantes de hard rock, o KISS fez o seu último show da turnê brasileira neste domingo (18), na HSBC Arena, localizada na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio. Com um público menor do que o esperado, provavelmente em função do alto preço dos ingressos, a banda liderada pelos remanescentes Paul Stanley (guitarra e voz) e Gene Simmons (baixo e voz) confirmou mais uma vez a sua competência para aliar rock n’ roll a um impressionante espetáculo visual e pirotécnico.
Fotos: Rodrigo Simas
Kiss - Mais Novidades

Enquanto o público ainda chegava ao local da apresentação, o Viper, que tem André Mattos como vocalista, buscava entreter a plateia durante sua meia hora de show. Depois, não demorou muito para o KISS surgir no palco após o Viper se despedir do público. Foi tempo suficiente para os cerca de 9.000 fãs, segundo estimativas, se acomodarem dentro da HSBC Arena para curtir todo o circo, no bom sentido, que estava por vir.
Assim como aconteceu durante a turnê anterior do KISS no Brasil, em abril de 2009, fãs de todas as idades se inspiraram no visual do grupo e exibiam seus rostos pintados por todos os setores da casa de shows. Já os mais contidos se limitavam às camisas com a logo da banda, ou apenas uma blusa escura mesmo. E eis que, pontualmente, às 21h, o telão mostrava a caminhada do quarteto norte-americano em direção ao palco, para delírio da empolgada plateia.


Enquanto que Stanley e Simmons apareceram no alto de uma plataforma de 10 metros acima do palco ao lado do guitarrista Tommy Thayer, o baterista Eric Singer surgia ao fundo, ficando em segundo plano. Então, depois de um breve contato com os cariocas, as duas plataformas desceram e o KISS deu início ao show com a clássica "Detroit Rock City", do álbum "Destroyer" (1976), que de cara agitou os fãs. Na sequência veio "Shout It Out Loud", presente no mesmo disco e que foi ainda mais bem recebida pelo público, e "Calling Dr. Love", faixa de "Rock and Roll Over", outro trabalho do KISS lançado em 1976.
Entre labaredas, explosões e gritos uníssonos de "Kiss, Kiss, Kiss!", Stanley e cia entraram na sequência que trazia duas canções do novo disco do grupo, "Monster" (2012). Embora a empolgação não tenha sido a mesma, a plateia vibrou com "Hell or Hallelujah" e "Wall of Sound". Mas a temperatura logo esquentou com a dobradinha de "Hotter than Hell", do álbum homônimo de 1974, e "I Love It Loud", do disco "Creatures of the Night" (1982), uma das músicas mais populares da banda. Antes da última, Simmons cuspiu fogo e em seguida foi reverenciado pela plateia.
Como manda a tradição, todos os integrantes do KISS cantam e era a hora do guitarrista, Thayer, assumir os vocais e cantar "Outta this World", outra do último álbum do grupo. Depois, Thayer ficou sozinho no palco junto com Singer e os dois fizeram um número solo de guitarra e bateria. Ao final da demonstração das habilidades individuais da dupla, Singer fechou o número "atirando" um foguete através de uma bazuca e derrubando spots de luz, que caíram sobre o palco. Enquanto isso, Simmons voltou à cena para derramar sangue pela boca e exibir sua língua avantajada durante seu número solo. Momento clichê sim, mas que os fãs adoram.


O baixista, então, foi içado por dois ganchos e cantou "God of Thunder" de uma altura acima dos refletores do palco. O show teve sequência com "Psycho Circus", presente no disco de mesmo nome lançado em 1998, e "War Machine". Em seguida veio o esperado momento em que Stanley encara uma tirolesa que atravessa todo o público, e para em uma plataforma do outro lado do palco, durante a execução de "Love Gun". Se em 2009 o público carioca voltou para casa frustrado em função de a música, e consequentemente da tirolesa, ter sido cortada em função da chuva, dessa vez a lembrança serviu para testemunhar o momento com ainda mais empolgação.
"Black Diamond", interpretada pelo baterista Singer, fechou a apresentação do KISS no Rio de Janeiro com 1h10 de show até então. Quando a banda retornou para o palco, Stanley brincou dizendo que, apesar de amarem o Rio de Janeiro, eles voltaram para dizer adeus aos fãs porque parecia que a plateia estava cansada e queria ir embora. Mesmo sob o potente protesto do público, o vocalista continuou provocando os fãs. Stanley disse: "Tocamos em São Paulo ontem e eles foram incríveis. Vocês querem ser o número um? Então façam barulho!". E os cariocas reagiram.


O comportamento da plateia na sequência final com "Lick It Up", "I Was Made for Loving You Baby" e "Rock and Roll All Nite", foi selvagem. E com a previsível, porém indispensável, chuva de papel picado, o KISS encerrava, pouco depois de 22h30, mais uma passagem pelo Brasil. Embora em uma apresentação bem mais curta que a da última turnê, dessa vez foram cerca de 1h35 de show somente, os fãs se mostraram satisfeito com tudo aquilo que viram. Principalmente se tratando de um grupo prestes a completar 40 anos de estrada.
E ao som de "God Gave Rock n’ Roll to You", o "KISS Army", como a própria banda se refere a quem vai aos shows, se dirigiu às saídas da HSBC Arena imaginando o que aqueles jovens senhores ainda aprontarão no futuro.
Set list:
1- Detroit Rock City
2- Shout It Out Loud
3- Calling Dr. Love
4- Hell or Hallelujah
5- Wall of Sound
6- Hotter Than Hell
7- I Love It Loud
8- Outta This World/ Jam (Thayer e Singer)
9- Solo (Simmons)
10- God of Thunder
11- Psycho Circus
12- War Machine
13- Love Gun
14- Black Diamond
Bis:
15- Lick It Up
16- I Was Made for Lovin' You
17- Rock and Roll All Nite












Outras resenhas de Kiss (HSBC Arena, Rio de Janeiro, 18/11/2012)
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O álbum clássico que complicou a vida de Axl Rose; "é realmente muito difícil cantar aquilo"
Testament é anunciado para o Liberation Festival em São Paulo
5 músicas que conseguem unir os tiozões do metal e a geração enzo
Como "Under Pressure" foi criada, nas palavras de Roger Taylor
Vocalista do Flotsam and Jetsam detalha dificuldades em turnês nos Estados Unidos
Os dois gênios da guitarra que, para Neil Young, ajudaram a matar o rock
Blue Medusa ou Dragonforce? Alissa White-Gluz revela qual sua prioridade
Disney lança coleção de vilões inspirada na estética do heavy metal; veja modelos
Os melhores riffs de guitarras de todos os tempos, segundo Zakk Wylde
Vocalista de black metal enfrenta acusações que podem lhe render 12 anos de prisão
A música que o U2 considerou impossível cantar depois dos ataques de 11 de setembro
O clássico do AC/DC considerado por Angus Young "um rock perfeito para um guitarrista"
Cronos diz que não quer contato com Mantas e Abaddon, ex-membros do Venom
A música do King Crimson inspirada pela separação dos Beatles
Anthrax divulga vídeo de "Everybody's Got a Plan", faixa de seu próximo álbum
Vanusa: cantora comenta música "plagiada" pelo Black Sabbath
A música que Eddie Van Halen achava "impossível" de tocar; "Juro que tentei muito"
Regis Tadeu fica indignado após descobrir que Lobão nunca ouviu duas bandas clássicas



15 coisas que você não imagina que coexistiram com bandas famosas
A tragédia real por trás de "Detroit Rock City" não aconteceu em Detroit
A maior música de hard rock da história, conforme Gene Simmons
O guitarrista que Paul Stanley colocou entre as melhores "mãos direitas" da música
A música do Kiss que fez (muito) mais sucesso na Europa do que nos EUA
13 bandas que sobreviveram por mais de 40 anos sem separar, segundo a Loudwire
10 álbuns dos anos 70 abriram caminho para o heavy metal nos anos 80
O hit que Gene Simmons considera o auge do hard rock: "Não existe nada melhor"
A música do Van Halen que Gene Simmons coloca acima até de "Eruption"
Deicide e Kataklysm: invocando o próprio Satã no meio da pista



