Focus: boa música pela 4ª vez em terras tupiniquins
Resenha - Focus (Carioca Club, São Paulo, 09/03/2010)
Por Fábio Sales
Postado em 05 de agosto de 2010
A lenda do rock progressivo FOCUS realizou uma turnê em cinco cidades brasileiras em março deste ano: Goiânia, Belo Horizonte, Juiz de Fora, Porto Alegre e São Paulo. A resenha irá se ater ao show paulista, mas Thijs Van leer e cia elogiaram bastante as apresentações anteriores, sempre com casa cheia.
Mesmo com os habituais problemas enfrentados pela população da 4ª maior metrópole do mundo como o trânsito, um dia improvável para shows (terça-feira) e pouca divulgação, o público compareceu na casa de shows Carioca Club em bom número: cerca de 700 pessoas.
O locutor da rádio Kiss Fm (102,1) Rodrigo Branco aparece no palco e avisa que a apresentação será dividida em dois sets. Parafreseando o saudoso Fiori Gigliotti abrem-se as cortinas e começa o espetáculo povo rockeiro! Às 21h20 tem início a primeira parte do show em grande estilo: Thijs Van Leer (vocais, flauta e órgão), Niels Van Steenhoven (guitarra), Bobby Jacobs (baixo) e Pierre Van Der Linden (bateria) executam um medley do primeiro álbum: Focus I e Anonymus.
A execução de House of the King faz todos parecerem estar dentro daqueles castelos medievais saboreando um belo vinho. Tamara’s Move (Focus 8) mantém o ritmo cativante do show, antes de conhecermos duas canções do último álbum (Focus 9/ New Skin): a bela Focus VII e a potente Aya-Yuppie-Hippie-Yee.
O eterno sucesso Sylvia é a música escolhida para fechar a primeira parte do show.Os comentários do público durante o intervalo são de que a apresentação já teria valido o ingresso. Outro adendo que deve ser feito é que a banda soa entrosadíssima e a fisionomia dos integrantes revela a alegria de estarem tocando para os fás.
A dobradinha Focus III e Focus II abre a segunda parte do espetáculo emocionando a todos os presentes. Em seguida, mais uma do último álbum (Focus 9/ New Skin) é executada: Hurkey Turkey Part II. A esta altura, com o público nas mãos, Thijs Van Leer pede silêncio, pois o sino vai tocar: é a deixa para Cathedrale de Strasbourg, do maravilhoso disco Hamburguer Concerto. Todos observam atentamente cada detalhe da canção, quando é emendada a paulada Harém Scarem, com destaque para as improvisações dos excelentes Bobby Jacobs no baixo e do mais novo membro do grupo, o guitarrista Niels Van Steehoven.
Antes de partirem para o bis, os holandeses executam De Ti O De Mi, do álbum (Focus 8) e uma versão longa da sempre contagiante e pesada Hocus Pocus , com direito a um solo fenomenal de bateria do mestre Pierre Van Der Linden.
A platéia, então, solta os tradicionais gritos de "Olê, Olê, Olê, Olá, Focus, Focus..." e a banda retorna para mais duas músicas: Neurotika e Brother.
Após o encerramento do espetáculo de 2h15, os integrantes do grupo atenderam calmamente um a um no camarim distribuindo autógrafos, abraços e posando para fotos. O sorriso no rosto tanto dos fãs, quanto dos músicos, era a certeza de que noite tinha sido perfeita.Todos voltaram para casa com um sentimento: presenciar um show da banda é como aquela viagem inesquecível que será lembrada para sempre.
Poucas bandas ainda conservam atualmente uma atmosfera tão criativa e envolvente como aquela da década de 1970. O FOCUS é uma delas!
Set-list da apresentação:
PART ONE
- FOCUS I / ANONYMUS (MEDLEY) (In & out of Focus)
- HOUSE OF THE KING (Focus 3)
- TAMARA'S MOVE (Focus 8)
- FOCUS VII (Focus 9/New Skin)
- AYA-YUPPIE-HIPPIE-YEE (Focus 9/New Skin)
- ERUPTION (Moving Waves)
- SYLVIA (Focus 3)
PART TWO
- FOCUS III (Focus 3)
- FOCUS II (Moving Waves)
- HURKEY TURKEY PART II (Focus 9/New Skin)
- LA CATHEDRALE DE STRASBOURG (Hamburger Concerto)
- HAREM SCAREM (WITH GUITAR & BASS SOLOS) (Hamburger Concerto)
- DE TI O DE MI (Focus 8)
- HOCUS POCUS (WITH DRUM SOLO) (Moving Waves)
ENCORE:
- NEUROTIKA (Focus 8)
- BROTHER (Focus con Proby/Focus 8)
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O primeiro tecladista estrela do rock nacional: "A Gloria Pires ficou encantada"
Axl Rose é criticado por sua voz após Guns N' Roses homenagear Ozzy com cover no Brasil
A banda desconhecida que influenciou o metal moderno e só lançou dois discos
A melhor música dos Beatles, segundo o Ultimate Classic Rock
"Um cantor muito bom"; o vocalista grunge que James Hetfield queria emular
Documentário de Paul McCartney, "Man on the Run" estreia no streaming em breve
Nicko McBrain revela se vai tocar bateria no próximo álbum do Iron Maiden
Regis Tadeu explica por que não vai ao show do AC/DC no Brasil: "Eu estou fora"
O álbum "esquecido" do Iron Maiden nascido de um período sombrio de Steve Harris
Bryan Adams fará shows no Brasil em março de 2026; confira datas, locais e preços
O convite era só para Slash e Duff, mas virou uma homenagem do Guns N' Roses ao Sabbath e Ozzy
Regis Tadeu toma partido na briga entre Iron Maiden e Lobão: "Cafona para muitos"
Slash quebra silêncio sobre surto de Axl Rose em Buenos Aires e defende baterista
Os tipos de canções do Guns N' Roses que Axl afirma terem sido as "mais difíceis" de compor
A clássica canção que fez tanto sucesso que nem Nick Mason consegue mais ouvir
Gessinger, como Lobão, não entende porque os anos oitenta são considerados "a década do rock"
O álbum do Iron Maiden considerado por Bruce Dickinson fraco e por Steve Harris forte


Exodus - sempre uma das melhores experiências do ano
Behemoth e Deicide - um espetáculo inigualável do metal extremo
Anette Olzon apresentou no Brasil músicas dos álbuns "Dark Passion Play" e "Imaginaerum"
Imminence - público apaixonado enche a casa numa quinta-feira
Rock, Memória e Emoção - Nenhum de Nós Encanta Jumirim/SP
Ultraje a Rigor Invade Cerquilho e Reafirma o Poder do Rock Nacional
Deicide e Kataklysm: invocando o próprio Satã no meio da pista



