Focus: boa música pela 4ª vez em terras tupiniquins

Resenha - Focus (Carioca Club, São Paulo, 09/03/2010)

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Por Fábio Sales
Enviar correções  |  Comentários  | 

O texto representa opinião do autor, não do Whiplash.Net ou dos editores.

A lenda do rock progressivo FOCUS realizou uma turnê em cinco cidades brasileiras em março deste ano: Goiânia, Belo Horizonte, Juiz de Fora, Porto Alegre e São Paulo. A resenha irá se ater ao show paulista, mas Thijs Van leer e cia elogiaram bastante as apresentações anteriores, sempre com casa cheia.

385 acessosFocus: banda toca em Porto Alegre em setembro, diz jornalista5000 acessosDio: de onde ele tirou os tais "chifres" do Heavy Metal?

Mesmo com os habituais problemas enfrentados pela população da 4ª maior metrópole do mundo como o trânsito, um dia improvável para shows (terça-feira) e pouca divulgação, o público compareceu na casa de shows Carioca Club em bom número: cerca de 700 pessoas.

O locutor da rádio Kiss Fm (102,1) Rodrigo Branco aparece no palco e avisa que a apresentação será dividida em dois sets. Parafreseando o saudoso Fiori Gigliotti abrem-se as cortinas e começa o espetáculo povo rockeiro! Às 21h20 tem início a primeira parte do show em grande estilo: Thijs Van Leer (vocais, flauta e órgão), Niels Van Steenhoven (guitarra), Bobby Jacobs (baixo) e Pierre Van Der Linden (bateria) executam um medley do primeiro álbum: Focus I e Anonymus.

A execução de House of the King faz todos parecerem estar dentro daqueles castelos medievais saboreando um belo vinho. Tamara’s Move (Focus 8) mantém o ritmo cativante do show, antes de conhecermos duas canções do último álbum (Focus 9/ New Skin): a bela Focus VII e a potente Aya-Yuppie-Hippie-Yee.

O eterno sucesso Sylvia é a música escolhida para fechar a primeira parte do show.Os comentários do público durante o intervalo são de que a apresentação já teria valido o ingresso. Outro adendo que deve ser feito é que a banda soa entrosadíssima e a fisionomia dos integrantes revela a alegria de estarem tocando para os fás.

A dobradinha Focus III e Focus II abre a segunda parte do espetáculo emocionando a todos os presentes. Em seguida, mais uma do último álbum (Focus 9/ New Skin) é executada: Hurkey Turkey Part II. A esta altura, com o público nas mãos, Thijs Van Leer pede silêncio, pois o sino vai tocar: é a deixa para Cathedrale de Strasbourg, do maravilhoso disco Hamburguer Concerto. Todos observam atentamente cada detalhe da canção, quando é emendada a paulada Harém Scarem, com destaque para as improvisações dos excelentes Bobby Jacobs no baixo e do mais novo membro do grupo, o guitarrista Niels Van Steehoven.

Antes de partirem para o bis, os holandeses executam De Ti O De Mi, do álbum (Focus 8) e uma versão longa da sempre contagiante e pesada Hocus Pocus , com direito a um solo fenomenal de bateria do mestre Pierre Van Der Linden.

A platéia, então, solta os tradicionais gritos de “Olê, Olê, Olê, Olá, Focus, Focus...” e a banda retorna para mais duas músicas: Neurotika e Brother.

Após o encerramento do espetáculo de 2h15, os integrantes do grupo atenderam calmamente um a um no camarim distribuindo autógrafos, abraços e posando para fotos. O sorriso no rosto tanto dos fãs, quanto dos músicos, era a certeza de que noite tinha sido perfeita.Todos voltaram para casa com um sentimento: presenciar um show da banda é como aquela viagem inesquecível que será lembrada para sempre.

Poucas bandas ainda conservam atualmente uma atmosfera tão criativa e envolvente como aquela da década de 1970. O FOCUS é uma delas!

Set-list da apresentação:

PART ONE
- FOCUS I / ANONYMUS (MEDLEY) (In & out of Focus)
- HOUSE OF THE KING (Focus 3)
- TAMARA'S MOVE (Focus 8)
- FOCUS VII (Focus 9/New Skin)
- AYA-YUPPIE-HIPPIE-YEE (Focus 9/New Skin)
- ERUPTION (Moving Waves)
- SYLVIA (Focus 3)

PART TWO
- FOCUS III (Focus 3)
- FOCUS II (Moving Waves)
- HURKEY TURKEY PART II (Focus 9/New Skin)
- LA CATHEDRALE DE STRASBOURG (Hamburger Concerto)
- HAREM SCAREM (WITH GUITAR & BASS SOLOS) (Hamburger Concerto)
- DE TI O DE MI (Focus 8)
- HOCUS POCUS (WITH DRUM SOLO) (Moving Waves)

ENCORE:
- NEUROTIKA (Focus 8)
- BROTHER (Focus con Proby/Focus 8)

GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

385 acessosFocus: banda toca em Porto Alegre em setembro, diz jornalista0 acessosTodas as matérias e notícias sobre "Focus"

AngraAngra
Líder do Focus: "É um homem cantando? Impressionante!"

Rock ProgressivoRock Progressivo
Os 15 maiores guitarristas do gênero

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Respeite usuários e colaboradores, não seja chato, não seja agressivo, não provoque e não responda provocações; Prefira enviar correções pelo link de envio de correções. Trolls e chatos que quebram estas regras podem ser banidos. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

0 acessosTodas as matérias da seção Resenhas de Shows0 acessosTodas as matérias sobre "Focus"

DioDio
De onde ele tirou os tais "chifres" do Heavy Metal?

TatuagensTatuagens
Homenagens ao Guns N' Roses na pele dos fãs

Kerry KingKerry King
"Não acho que Jeff e eu éramos melhores amigos."

5000 acessosGibson: escolhendo as 10 melhores bandas da Austrália5000 acessosPaul Di'Anno: "Quer ouvir o Bruce? Vai ouvir na sua casa!"5000 acessosStryper: Tom Araya fala sobre demônio, sai do palco e vai rezar5000 acessosJohn Petrucci: "Steve Morse é meu músico preferido"5000 acessosTarja Turunen: "O Metal veio para minha vida com Nightwish!"5000 acessosPaul Dianno: ele teve mais chances que qualquer um, mas sempre ferrou tudo

Sobre Fábio Sales

Autor sem foto e/ou descrição cadastrados. Caso seja o autor e tenha dez ou mais matérias publicadas no Whiplash.Net, entre em contato enviando sua descrição e link de uma foto.

Mais matérias de Fábio Sales no Whiplash.Net.

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em fevereiro: 1.218.643 visitantes, 2.740.135 visitas, 6.216.850 pageviews.

Usuários online