Focus: boa música pela 4ª vez em terras tupiniquins
Resenha - Focus (Carioca Club, São Paulo, 09/03/2010)
Por Fábio Sales
Postado em 05 de agosto de 2010
A lenda do rock progressivo FOCUS realizou uma turnê em cinco cidades brasileiras em março deste ano: Goiânia, Belo Horizonte, Juiz de Fora, Porto Alegre e São Paulo. A resenha irá se ater ao show paulista, mas Thijs Van leer e cia elogiaram bastante as apresentações anteriores, sempre com casa cheia.
Mesmo com os habituais problemas enfrentados pela população da 4ª maior metrópole do mundo como o trânsito, um dia improvável para shows (terça-feira) e pouca divulgação, o público compareceu na casa de shows Carioca Club em bom número: cerca de 700 pessoas.
O locutor da rádio Kiss Fm (102,1) Rodrigo Branco aparece no palco e avisa que a apresentação será dividida em dois sets. Parafreseando o saudoso Fiori Gigliotti abrem-se as cortinas e começa o espetáculo povo rockeiro! Às 21h20 tem início a primeira parte do show em grande estilo: Thijs Van Leer (vocais, flauta e órgão), Niels Van Steenhoven (guitarra), Bobby Jacobs (baixo) e Pierre Van Der Linden (bateria) executam um medley do primeiro álbum: Focus I e Anonymus.
A execução de House of the King faz todos parecerem estar dentro daqueles castelos medievais saboreando um belo vinho. Tamara’s Move (Focus 8) mantém o ritmo cativante do show, antes de conhecermos duas canções do último álbum (Focus 9/ New Skin): a bela Focus VII e a potente Aya-Yuppie-Hippie-Yee.
O eterno sucesso Sylvia é a música escolhida para fechar a primeira parte do show.Os comentários do público durante o intervalo são de que a apresentação já teria valido o ingresso. Outro adendo que deve ser feito é que a banda soa entrosadíssima e a fisionomia dos integrantes revela a alegria de estarem tocando para os fás.
A dobradinha Focus III e Focus II abre a segunda parte do espetáculo emocionando a todos os presentes. Em seguida, mais uma do último álbum (Focus 9/ New Skin) é executada: Hurkey Turkey Part II. A esta altura, com o público nas mãos, Thijs Van Leer pede silêncio, pois o sino vai tocar: é a deixa para Cathedrale de Strasbourg, do maravilhoso disco Hamburguer Concerto. Todos observam atentamente cada detalhe da canção, quando é emendada a paulada Harém Scarem, com destaque para as improvisações dos excelentes Bobby Jacobs no baixo e do mais novo membro do grupo, o guitarrista Niels Van Steehoven.
Antes de partirem para o bis, os holandeses executam De Ti O De Mi, do álbum (Focus 8) e uma versão longa da sempre contagiante e pesada Hocus Pocus , com direito a um solo fenomenal de bateria do mestre Pierre Van Der Linden.
A platéia, então, solta os tradicionais gritos de "Olê, Olê, Olê, Olá, Focus, Focus..." e a banda retorna para mais duas músicas: Neurotika e Brother.
Após o encerramento do espetáculo de 2h15, os integrantes do grupo atenderam calmamente um a um no camarim distribuindo autógrafos, abraços e posando para fotos. O sorriso no rosto tanto dos fãs, quanto dos músicos, era a certeza de que noite tinha sido perfeita.Todos voltaram para casa com um sentimento: presenciar um show da banda é como aquela viagem inesquecível que será lembrada para sempre.
Poucas bandas ainda conservam atualmente uma atmosfera tão criativa e envolvente como aquela da década de 1970. O FOCUS é uma delas!
Set-list da apresentação:
PART ONE
- FOCUS I / ANONYMUS (MEDLEY) (In & out of Focus)
- HOUSE OF THE KING (Focus 3)
- TAMARA'S MOVE (Focus 8)
- FOCUS VII (Focus 9/New Skin)
- AYA-YUPPIE-HIPPIE-YEE (Focus 9/New Skin)
- ERUPTION (Moving Waves)
- SYLVIA (Focus 3)
PART TWO
- FOCUS III (Focus 3)
- FOCUS II (Moving Waves)
- HURKEY TURKEY PART II (Focus 9/New Skin)
- LA CATHEDRALE DE STRASBOURG (Hamburger Concerto)
- HAREM SCAREM (WITH GUITAR & BASS SOLOS) (Hamburger Concerto)
- DE TI O DE MI (Focus 8)
- HOCUS POCUS (WITH DRUM SOLO) (Moving Waves)
ENCORE:
- NEUROTIKA (Focus 8)
- BROTHER (Focus con Proby/Focus 8)
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A única banda de rock brasileira dos anos 80 que Raul Seixas gostava
3 gigantes do rock figuram entre os mais ouvidos pelos brasileiros no Spotify
Graham Bonnet lembra de quando Cozy Powell deu uma surra em Michael Schenker
Regis Tadeu elege os melhores discos internacionais lançados em 2025
O fenômeno do rock nacional dos anos 1970 que cometeu erros nos anos 1980
O álbum dos Rolling Stones que é melhor do que o "Sgt. Peppers", segundo Frank Zappa
Ritchie Blackmore aponta os piores músicos para trabalhar; "sempre alto demais"
Fabio Lione anuncia turnê pelo Brasil com 25 shows
Shows não pagam as contas? "Vendemos camisetas para sobreviver", conta Gary Holt
A primeira e a última grande banda de rock da história, segundo Bob Dylan
O músico que Ritchie Blackmore considera "entediante e muito difícil de tocar"
Os 50 melhores álbuns de 2025 segundo a Metal Hammer
O baterista que ameaçou encher Ronnie James Dio de porrada caso ele lhe dirigisse a palavra
Desmistificando algumas "verdades absolutas" sobre o Dream Theater - que não são tão verdadeiras
O clássico absoluto do Black Sabbath que o jovem Steve Harris tinha dificuldade para tocar
Quando Neil Peart teria segurado uma moeda na parede apenas tocando com as baquetas
O álbum que fez Dave Mustaine perder interesse no Led Zeppelin: "Não estão tocando bem"
A capa rejeitada pelo Black Sabbath que foi parar em um álbum do Rainbow

O último grito na Fundição Progresso: Planet Hemp e o barulho que vira eternidade
Pierce the Veil - banda dá um grande passo com o público brasileiro
Tiamat - aquele gótico com uma pegada sueca
Boris - casa lotada e público dos mais diversos para ver única apresentação no Brasil
Molchat Doma retorna ao Brasil com seu novo álbum Belaya Polosa
Metallica: Quem viu pela TV viu um show completamente diferente



