A capa rejeitada pelo Black Sabbath que foi parar em um álbum do Rainbow
Por Bruce William
Postado em 18 de agosto de 2024
"Never Say Die", último álbum gravado pelo Black Sabbath em sua primeira fase, contando com Tony Iommi na guitarra, Ozzy Osbourne no vocal, Geezer Butler no baixo e Bill Ward na bateria, é considerado pelos próprios integrantes como um dos seus discos mais fracos, pois na época a banda estava passando por sérias turbulências que culminaram na saída de Ozzy.
Black Sabbath - Mais Novidades
"Pouco antes de gravarmos o 'Never Say Die!', Ozzy saiu da banda. A gente não queria que ele saísse, e acho que ele queria voltar, mas ninguém queria dizer ao outro como se sentia. Então tivemos que trazer outro cantor e escrever todo o material novo. Depois, dois dias antes de finalmente começarmos a gravar, Ozzy decidiu voltar. Só que ele não queria cantar nenhuma das coisas que tínhamos feito sem ele! Bill teve que cantar em uma faixa porque Ozzy se recusou. Acabamos tendo que escrever durante o dia para poder gravar à noite, e nunca tivemos tempo para revisar as faixas e fazer mudanças. Como resultado disso, o álbum soa muito confuso", relatou Iommi em entrevista à Guitar World.
E a capa do álbum foi a segunda a ser criada pela Hipgnosis, empresa que também fez a capa do álbum anterior, "Technical Ecstasy". Ela mostra dois pilotos britânicos em frente a um avião que, conforme especialistas, aparenta ser um T-6 Texan norte-americano. A iconografia dos personagens da capa serviu de base para ilustrar peças de merchandise da banda, e se popularizou ainda mais ao ser usada pelo personagem Tony Stark (interpretado por Robert Downey Jr.) nos filmes "Homem de Ferro" e "Vingadores".
Curiosamente, a capa original do álbum não seria esta mas sim uma outra imagem, e que acabou sendo usada três anos mais tarde no álbum "Difficult To Cure", do Rainbow. Conforme relatado no black-sabbath.com: "A arte da capa aceita para este álbum não foi o conceito original. Esse álbum foi desenhado pelo famoso pessoal da Hipgnosis, especialistas em capas de álbuns. No entanto, a primeira escolha deles foi rejeitada pela banda, e acabamos com a capa que conhecemos hoje. No entanto, essa arte da capa acabou sendo usada no álbum do Rainbow, 'Difficult to Cure,' cerca de dois anos e meio depois. Verifiquei isso com Geezer Butler, e ele me informou que isso estava correto, que a capa de 'Difficult to Cure' foi o conceito original para o álbum 'Never Say Die!'".
Outra coincidência adicional é que neste meio tempo entre o lançamento de um disco e outro, Ozzy sairia do Sabbath e seria substituído por Ronnie James Dio, que havia sido justamente do Rainbow. E nunca foi divulgado por qual motivo a Hipgnosis sugeriu esta imagem para o álbum do Sabbath e por qual motivo ela foi descartada. O que podemos supor é que o conceito seria uma alusão ao título "Never Say Die" ("Nunca diga morrer", em tradução livre) no sentido de ser algo como "nunca desista", sob nenhuma circunstância, que é mais ou menos a mensagem da faixa título. E caso tivesse sido aceita pela banda, a capa do "Never Say Die" seria algo tipo uma dessas duas montagens a seguir.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps