Quando Neil Peart teria segurado uma moeda na parede apenas tocando com as baquetas
Por Bruce William
Postado em 15 de outubro de 2024
Em um corte de Live realizada no RedCast reproduzida no Portal Rush Brasil, o pianista e youtube Lord Vinheteiro diz: "O único baterista que eu não vi tocando, mas acho que toca bem é o do Rush... que falavam que ele botava a moeda e batia" apontando para a parede enquanto fala da lenda que envolve o baterista Neil Peart. "Mas provavelmente isso é uma mentira."
Vinheteiro é interrompido pelo geofísico, youtuber e divulgador científico Sérgio Sacani, que diz ser verdade a história e conta que em uma ocasião, para comprovar que ele era o baterista mais rápido do mundo, Peart teria realizado tal performance. Infelizmente desta vez o Serjão caiu na fake news, pois isso nunca aconteceu. Ao menos envolvendo Neil Peart, pois se fosse verídico, certamente seria algo documentado em depoimentos e possivelmente fotos ou vídeos.
Acontece que essa lenda urbana - brasileira, diga-se de passagem - envolvendo Neil é antiga, tendo surgido ainda nos anos oitenta e sendo propagada com diversas variações ao longo dos anos. Existem inclusive versões que dizem que o baterista que realizou tal proeza teria sido outro, indo desde Buddy Rich até Joey Jordison, passando por Dave Lombardo, Mike Portnoy, Igor Cavalera e até Rick Allen, do Def Leppard, que perdeu o braço esquerdo em um acidente de carro e usa uma bateria adaptada para tocar.
Mas, afinal, isso seria absolutamente impossível de ser feito, e quem conseguir será eleito o baterista dos bateristas? Ao que parece, trata-se apenas de uma questão do uso da técnica correta. Ao menos é o que afirma o baterista Paulo Maccedo, em dois vídeos online onde ele demonstra que consegue tal proeza. "Esse é um trabalho que exige mais precisão do que velocidade", diz Paulo, relatando ainda que "não há truque ou segredo. Foi usada uma baqueta de fibra que costuma ter mais aderência do que a de madeira e uma moeda de 1 real que tem um tamanho razoável para execução dos toques".
Na descrição deles, publicados pela Rock Drum, Paulo desafia quem quiser a tentar e comprovar que é absolutamente possível e que não se trata de nada sobrenatural: "Experimente fazer em casa: Compre uma baqueta de fibra (madeira também serve, mas não tem tanta aderência); Pegue uma moeda de um real; Coloque a moeda na parede e pressione com uma das mãos; Vá fazendo toques lentos e precisos um atrás do outro. Aumente a velocidade progressivamente. Você vai ver que não é difícil!"
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps