Matérias Mais Lidas

AC/DC: a resposta inusitada de Supla quando perguntam se ele gosta da bandaAC/DC
A resposta inusitada de Supla quando perguntam se ele gosta da banda

Nervosa: é difícil ser músico de rock/metal no Brasil, um país muito católicoNervosa
"é difícil ser músico de rock/metal no Brasil, um país muito católico"

Gilby Clarke: Axl Rose foi quem te demitiu, certo?Gilby Clarke
"Axl Rose foi quem te demitiu, certo?"

Paul Stanley: A dor e o drama de ser corno de um Caça-FantasmasPaul Stanley
A dor e o drama de ser corno de um Caça-Fantasmas

Guns N' Roses: por que Bumblefoot errou Welcome to the Jungle no Rock in Rio 2011Guns N' Roses
Por que Bumblefoot errou "Welcome to the Jungle" no Rock in Rio 2011

Ozzy Osbourne: O Rio de Janeiro é uma porra duma merda!Ozzy Osbourne
"O Rio de Janeiro é uma porra duma merda!"

Rock In Rio: Freddie Mercury desdenhou dos artistas brasileiros em 1985Rock In Rio
Freddie Mercury desdenhou dos artistas brasileiros em 1985

Metallica: Bob Rock vendeu direitos de várias músicas, incluindo faixas do Black AlbumMetallica
Bob Rock vendeu direitos de várias músicas, incluindo faixas do "Black Album"

Max Cavalera: O único presidente bom do Brasil foi mortoMax Cavalera
"O único presidente bom do Brasil foi morto"

Marilyn Manson: perdi tudo por causa de ColumbineMarilyn Manson
"perdi tudo por causa de Columbine"

Kiss: Paul Stanley fala dos desafios para superar problema congênito na orelhaKiss
Paul Stanley fala dos desafios para superar problema congênito na orelha

Eddie Van Halen: ele fez vários fãs queimarem amplificadores ao mentir sobre truqueEddie Van Halen
Ele fez vários fãs queimarem amplificadores ao mentir sobre truque

Épicas: 10 músicas com mais de 10 minutos de duração (e nenhuma é do Dream Theater)Épicas
10 músicas com mais de 10 minutos de duração (e nenhuma é do Dream Theater)

Kerrang: do grunge ao death metal, 20 álbuns clássicos que farão 30 anos em 2021Kerrang
Do grunge ao death metal, 20 álbuns clássicos que farão 30 anos em 2021

Angra: banda anuncia turnê para comemorar os 20 anos do clássico RebirthAngra
Banda anuncia turnê para comemorar os 20 anos do clássico "Rebirth"


Matérias Recomendadas

Metallica: a regressão técnica de Lars UlrichMetallica
A regressão técnica de Lars Ulrich

Iron Maiden: a reação de Bruce Dickinson ao ver músicas da era Blaze no setIron Maiden
A reação de Bruce Dickinson ao ver músicas da era Blaze no set

Iron Maiden: quanto tem de patrimônio cada um dos integrantes da banda?Iron Maiden
Quanto tem de patrimônio cada um dos integrantes da banda?

Metal: por que os metalheads vivem presos no passado?Metal
Por que os metalheads vivem presos no passado?

Fotos de Infância: Lemmy Kilmister, do MotorheadFotos de Infância
Lemmy Kilmister, do Motorhead

Tunecore
Malvada

Doors: Seriam 6000 fãs da banda ou 6000 curiosos no Rio?

Resenha - Doors of 21st Century (Claro Hall, Rio de Janeiro, 30/10/2004)

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Rafael Carnovale
Enviar Correções  

Seriam 6000 fãs da banda The Doors ou 6000 curiosos para ver o que seria este Doors of 21st Century que lotaram o Claro Hall? Esta é uma pergunta que rondava minha cabeça enquanto acompanhava a entrada do público na casa de shows. Afinal, desde que Ray Manzarek (teclado) e Robbie Kreiger (guitarra) voltaram a se apresentar ao vivo, recrutando Ian Astbury (The Cult) para ocupar o posto imortalizado por Mr. Morrisson, poucos acreditavam que este projeto seria permanente. Mas os mesmos vêm constantemente declarando que este não é um projeto, e sim uma banda, e que 2005 reserva várias surpresas, entre elas um disco de estúdio completo. Soa oportunista? Sim, é claro... mas cá entre nós, quem não gostaria de ver esses caras em ação em pleno século XXI???

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

É claro que comparar este Doors of 21st Century com o The Doors é loucura, até porque a rebeldia que hoje é embalada por efeitos de luz e som antigamente era bem mais orgânica, até porque estávamos diante dos percursores e de um Jim Morrison, que não aparece todo dia. Mas isso não parecia afetar o público, que aguardava ansiosamente o começo do show, marcado para 21:30. Por volta de 22hs as luzes se apagaram e pudemos escutar "Carmina Burana" saindo dos PA's. Ou seja, o Doors de hoje sabe muito bem provocar o público, com algo que eles não fariam nos anos 70. A "intro" se encerra com a entrada de Ray, Robbie, o batera contratado Ty Dennis e o baixista Angelo Barbera (sim, desta feita Ray apenas se concentra nos teclados). A banda dá início ao show com "Roadhouse Blues" e Ian entra no palco, pisando num belo tapete colocado no centro do mesmo. Sua atitude é a mais correta possível. Incorpora Jim Morrison em alguns momentos mas procura sempre se lembrar de quem é.... boa pedida. Curiosamente a bateria estampa no bumbo a inscrição "D21C", indicando que de fato esta é uma outra banda, mas que vai executar os clássicos de sua predecessora.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

"When the Music's Over" e "Love me Two Times" são executadas em sequência e vemos que a respeito de estarem bem acima dos 50 (sendo bonzinho), Ray e Robbie transbordam energia no palco, enquanto Ian é mais "soturno", mas saindo-se muito bem como vocalista. O público entra em transe com a execução de clássicos como "L'America", "Love Her Madly" e "The Cnageling", cantando em uníssono cada trecho das músicas. Ian não cansa de agradecer e manifestar sua alegria por estar de volta, mas quem parece ser o líder desta banda é Ray, que por várias vezes vai ao microfone e demonstra seu entusiasmo por estar no Brasil.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

"Been Down So Long" e "Hyacinth House" continuam o ritual que tomou conta do Claro Hall naquela noite e que deixaria Jim orgulhoso, mas um pecado seria cometido. A bateria de uma escola de samba carioca (não me perguntem qual é... nem quis saber) entra no palco e começa uma "Jam" com a banda. Ruim? Não.... o arranjo ficou bem montado... mas executar "Break on Through (To The Other Side)" neste esquema foi macular um clássico. Os gringos definitivamente ficaram contagiados pelo SAMBA!!! (como Ray gritou a plenos pulmões). Mas esse seria um pecado pequeno perto dos elogios que os senhores merecem. Algumas músicas se transformam em competentes "jams" aonde a banda mostra todo seu talento. Ian demonstrou ser o cara correto para o posto, embora ainda precise dosar mais suas investidas no "estilo Morrison de ser".

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

"The WASP" e "Riders on the Storm" são executadas, dando sequência a "LA Woman", que novamente faz o Claro tremer e emociona a todos. A banda se retira, e retorna, junto com a escola de samba para novamente macular mais um clássico: "Light My Fire" é executada no mesmo esquema, e "Soul Kitchen" encerra o show em grande estilo. Muitos fãs pediam insistentemente por "The End" (e eu mesmo achava que este seria o "gran finale"), mas Ray foi ao microfone para dizer que "esta é uma música de Jim, muito pessoal, por isso não a tocamos". Seria um grande momento para encerrar o show, se Ray, no meio de sua empolgação não citasse o famoso "Mama I want to F* you!" de maneira quase displicente (só Jim Morrison poderia fazer isso), e se retirasse em seguida.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

No final das contas foi um grande show. O Doors of 21st Century mostrou ser uma banda com pique e muita lenha para queimar, e permitiu que muita gente pudesse ouvir ao vivo clássicos que só poderiam ser conferidos em vídeo ou DVD. Resta ver o que um novo álbum pode oferecer, mas se for no nível do show ainda vamos ouvir falar muito nestes novos velhos garotos do rock and roll.


Outras resenhas de Doors of 21st Century (Claro Hall, Rio de Janeiro, 30/10/2004)

Doors: Ian Morrison estava muito parecido com o Jim AstburyDoors
Ian Morrison estava muito parecido com o Jim Astbury


Dead Daisies
Stamp
Receba novidades de Rock e Heavy Metal por Whats App
Anunciar no Whiplash.Net


Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net


Rock Dissidente: Bandas que seguiram sem seu membro principal (podcast)

The Doors: Guitarrista conta como gravaram Morrison Hotel sob ameaça de prisãoThe Doors
Guitarrista conta como gravaram Morrison Hotel sob ameaça de prisão

The Doors: O clássico The End é transcrito pelo canal Rock com LegendasThe Doors
O clássico "The End" é transcrito pelo canal Rock com Legendas

The Doors: ouça versão inédita de Roadhouse BluesThe Doors
Ouça versão inédita de "Roadhouse Blues"


The Doors: em vídeo, guitarrista Robby Krieger toca seus riffs favoritosThe Doors
Em vídeo, guitarrista Robby Krieger toca seus riffs favoritos

Futurologia: como estariam Cobain, Hendrix, Joplin e Morrisson?Futurologia
Como estariam Cobain, Hendrix, Joplin e Morrisson?


Ozzy Osbourne: Fim do Guns foi a maior tragédia do rockOzzy Osbourne
Fim do Guns foi a maior tragédia do rock

Sonho de Consumo: os 10 palcos de shows mais desejadosSonho de Consumo
Os 10 palcos de shows mais desejados


Sobre Rafael Carnovale

Nascido em 1974, atualmente funcionário público do estado do Rio de Janeiro, fã de punk rock, heavy metal, hard-core e da boa música. Curte tantas bandas e estilos que ainda não consegue fazer um TOP10 que dure mais de 10 minutos. Na Whiplash desde 2001, segue escrevendo alguns desatinos que alguns lêem, outros não... mas fazer o que?

Mais matérias de Rafael Carnovale no Whiplash.Net.