A canção da era Bon Scott que Brian Johnson adora cantar e que o AC/DC só tocou três vezes
Por Bruce William
Postado em 30 de setembro de 2024
Uma das bandas mais famosas da história do Rock, o AC/DC foi formado em 1973 pelos irmãos Angus e Malcolm Young, em Sydney, Austrália. Eles rapidamente se destacaram com seu som enérgico e direto, misturando Hard Rock e Blues, e ao longo dos anos lançaram uma série de álbuns clássicos como "High Voltage" (1975), "Highway to Hell" (1979) e o mega sucesso "Back in Black" (1980), este último marcando a estreia de Brian Johnson nos vocais após a morte trágica de Bon Scott. Entre seus grandes hits estão "Whole Lotta Rosie", "Let There Be Rock", "Thunderstruck" e "You Shook Me All Night Long", músicas que se tornaram hinos do rock mundial.

A liderança do AC/DC sempre esteve firmemente nas mãos dos irmãos Young, que desde o início tomaram as principais decisões criativas e estratégicas da banda. Malcolm, o irmão mais velho, era o cérebro por trás da estrutura rítmica e organizacional, enquanto Angus se tornou o símbolo visual com suas performances intensas e o inconfundível uniforme escolar. Mesmo com a saída de Malcolm por problemas de saúde e seu falecimento em 2017, Angus continuou a guiar o AC/DC, garantindo que o som e a essência da banda permanecessem fiéis às suas raízes. As decisões sempre foram baseadas na visão dos irmãos, e esse controle ajudou a banda a manter sua identidade ao longo das décadas.
E durante conversa com a Metal Edge, perguntaram para Brian Johnson qual música do AC/DC ele menos gosta de cantar, e qual música da "era Bon Scott" ele mais gostar de cantar; sobre a primeira ele se esquivou e não deu resposta alguma: "Não consigo me lembrar - e provavelmente por causa disso não consigo lembrar (risos). Eu realmente, realmente não tenho certeza. Não posso dar um nome a ela".
Já sobre a segunda, Brian nem piscou e mandou: "Bem, eu gostaria que tivéssemos feito mais vezes. Tocamos ela apenas algumas vezes e eu adoro demais", cantando um pequeno trecho de "What's Next To The Moon": "Well, I tied my baby to the railroad track / cannonball down the line… It's your love that I want / it's your love that I need."
Lançada no "Powerage", de 1978, "What’s Next to the Moon" teve sua origem relatada por Angus Young em entrevista de 1979 replicada pelo Songfacts: "Estávamos no estúdio e arrebentou uma corda da guitarra. Ao invés de trocar o instrumento troquei a corda, pois eu estava interagindo muito bem com aquela guitarra naquele dia, ela estava fazendo um som infernal! Fiz algumas notas pra afinar e aquilo acabou virando a introdução de 'What's Next To The Moon'. Malcolm disse: 'Isso aí seria muito bom pra começar uma canção'. E assim foi."
Curiosamente, "What’s Next to the Moon" foi tocada ao vivo pelo AC/DC apenas três vezes, durante a turnê de 2003, sendo uma nos EUA e duas na Alemanha, conforme informa o setlist.fm: no dia 11 de março no Roseland Ballroom de Nova Iorque, no dia 9 de junho no Columbiahalle de Berlim e no dia 17 de junho no Circus Drone de Munique.
Não se sabe por qual motivo o AC/DC tocou a canção tão poucas vezes - e muito menos porque incluiu em apenas três shows da turnê de 2003. Certamente a decisão veio dos irmãos Young, talvez de Malcolm, pois conforme contou o ex-baterista Chris Slade: "Era a banda do Malcolm. Não era a banda do Brian Johnson, não era a banda de Angus Young. Era a banda de Malcolm, ele comandava o show musicalmente e de qualquer outra forma, suponho. Angus teve a contribuição com a composição, é claro. Malcolm era um guitarrista base genial, o melhor tocador de ritmo com quem já trabalhei em toda minha carreira, um gênio absoluto. Ele sempre chegava na hora e tocava fantasticamente bem e tornou meu trabalho muito fácil."
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A música mais difícil de tocar do Metallica segundo James Hetfield, Lars Ulrich e Kirk Hammett
Classic Rock ranqueia discografia dos Rolling Stones do pior ao melhor álbum
Scorpions suspende atividades de 2026 devido a "circunstâncias imprevistas"
70000Tons of Metal anuncia abertura das vendas ao público e primeiras 30 atrações da edição de
Iron Maiden anuncia box-set com os 9 primeiros discos em LPs coloridos
Alex Van Halen é condecorado Cavaleiro da Ordem do Leão
João Nogueira (Mastodon): "Não acho o Metallica mais legal que o Iron Maiden"
O álbum de heavy metal que se tornou um dos discos mais vendidos de todos os tempos
Sepultura fará show sem "Roots", "Arise" e "Ratamahatta" no Rock in Rio
Kirk Hammett relembra seu "horripilante" primeiro dia como guitarrista do Metallica
Gene Simmons acha que a década de 1980 foi um período "terrível" para a música
Por que é impossível ter carreira de heavy metal no Brasil, segundo Bill Hudson
Roger revela as duplas sertanejas que recusaram gravar com o Ultraje a Rigor
Assista trailer de "No One's Disciple", documentário sobre vida e obra de Neil Peart (Rush)
O álbum do Van Halen que Eddie achava ter sido lançado na hora errada

A música que Malcolm Young colocou entre os clássicos eternos do AC/DC
A melhor música que o AC/DC escreveu, na opinião de Gene Simmons
O guitarrista que fez Angus Young admitir que nunca se considerou grande na guitarra
A música de um irmão Young que Brian Johnson colocou entre as maiores de todos os tempos
O tipo de banda que fazia Angus Young dizer que bocejaria até não aguentar mais
A música do AC/DC que Angus Young considera melhor que "Satisfaction"
Os 50 melhores riffs de metal e rock de todos os tempos, segundo a Guitar World
Os 20 piores discos da história do rock and roll, segundo a Classic Rock
O truque simples que criou o som monstruoso de guitarra de um clássico do AC/DC
Joey Ramone: em 1989 falando de Metallica, AC/DC e Guns N' Roses
Os dois bateristas mais subestimados da história do rock, na opinião de Lars Ulrich


