Leia o comunicado oficial da família Osbourne sobre a morte de Ozzy, aos 76 anos
Por Bruce William
Postado em 22 de julho de 2025
Ozzy Osbourne morreu nesta terça-feira, 22 de julho, aos 76 anos. A notícia foi confirmada pela própria família, poucas semanas depois do cantor ter feito sua última apresentação no concerto de despedida Back to the Beginning.
Ozzy Osbourne - Mais Novidades
O comunicado foi direto e carregado de emoção: "É com uma tristeza maior do que palavras podem expressar que temos que informar que nosso amado Ozzy Osbourne faleceu esta manhã. Ele estava com a família e cercado de amor. Pedimos a todos que respeitem a privacidade da nossa família neste momento. Sharon, Jack, Kelly, Aimee e Louis."

Conhecido como Príncipe das Trevas, Ozzy ajudou a moldar o som do Black Sabbath nos anos 1970 antes de ser demitido em 1979, após alguns discos que não tiveram o sucesso esperado. Sobre a fase final com o grupo, ele disse em 2011 ao The Guardian): "Nenhum de nós queria carregar essa coisa de magia negra pra sempre, então tentamos ser um pouco modernos - mas você devia se manter naquilo que faz melhor. Naquela época, eu não tinha nada a perder. Se eu conseguisse gravar um disco novo e fosse um fracasso, quem se importava?"
Sua relação com drogas e álcool foi amplamente exposta ao longo dos anos. O abuso, principalmente de cocaína, acabou sendo uma das razões para sua saída do Sabbath. Apesar disso, ele nunca deixou de reconhecer a importância daquele período: "Hoje eu olho pra trás e penso naqueles dias como os melhores que já tivemos. Mas é engraçado como essa sensação passou rápido e logo viraram nossos piores dias."

Os últimos anos de Ozzy foram marcados por sérios problemas de saúde. Em 2018, ele sofreu um corte profundo no polegar - lesão que, segundo o próprio, fez o dedo inchar "do tamanho de uma maldita lâmpada". O incidente resultou em infecções e numa cirurgia de emergência. A recuperação parecia certa, mas logo depois ele adiou datas da turnê No More Tours 2 por causa de uma infecção respiratória que o levou novamente ao hospital.
Apesar dos altos e baixos, Ozzy se reencontrou várias vezes com o Black Sabbath, sendo a mais marcante na gravação de "13", em 2013 - o primeiro álbum da banda a chegar ao topo das paradas nos Estados Unidos. Depois da turnê que se seguiu, a banda encerrou oficialmente as atividades.

Entre recaídas e momentos de sobriedade, Ozzy lutou até conseguir se manter limpo. Em 2018, revelou que finalmente havia encontrado paz. "Como eu achava que entrar num bar, me arrebentar e cheirar toda aquela cocaína era divertido? Hoje, se você colocasse uma arma, um saco de cocaína e um galão de bebida e dissesse 'Escolha um', eu escolheria a arma. Não vale a pena."
Ozzy partiu cercado de amor, deixando uma história marcada por quedas e retornos, pelos excessos e pela superação, e um legado que vai atravessar gerações.

Morte de Ozzy Osbourne
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps