RECEBA NOVIDADES ROCK E METAL DO WHIPLASH.NET NO WHATSAPP

Matérias Mais Lidas


Outras Matérias em Destaque

Quem é a verdadeira Sopa onde pousou a Mosca da canção de Raul Seixas

Ex-vocalista do Iced Earth fará turnê cantando "The Dark Saga" na íntegra

A mulher que inspirou Lennon e McCartney, e fez sucesso no Rock in Rio sem cantar uma nota

O álbum pré-Sabbath onde Tony Iommi ouviu Ronnie James Dio pela primeira vez

Setlist da próxima tour do Iron Maiden promete, de acordo com o vocalista Bruce Dickinson

Steve Souza diz que não se apresentará novamente com o Exodus; "Definitivamente não"

Iron Maiden pediu para não ser mais indicado ao Rock and Roll Hall of Fame

I Prevail cancela apresentação no Bangers Open Air; leia comunicado

Crypta revela guitarrista convidada que substituirá Jéssica Di Falchi

A banda que serviu de base para o rock nacional que Ritchie Blackmore odiava

O ex-jogador finlandês que fez Tarja Turunen passar a torcer pelo Liverpool Football Club

O disco dos Beatles que marcou a vida de Rex Brown, baixista do Pantera

Bruce Dickinson ficou "chocado" ao ver Simon Dawson tocando com o Iron Maiden

As próximas músicas do Metallica que devem ultrapassar 1 bilhão de plays no Spotify

A canção festiva do Kiss que conta uma história triste e trágica


Stamp

Rock: Falência musical e o último respiro do gênero

Por Gabriel Santini
Fonte: Phouse, Wikipedia, Billboard
Postado em 04 de fevereiro de 2018

Hoje é bem comum você encontrar, seja em top 100 de algum serviço de streaming ou até mesmo nas rádios uma grande quantidade de musicas eletrônicas; o gênero, basicamente, aparecendo nas músicas da atual discografia dos principais artistas pop da atualidade. Gênero que se alçou ao grande público a partir de 2000 contando a explosão do europop com djs/produtores como Eric Prydz, Gigi DiAgustino & Benny Benassi, logo foi incorporado por grandes artistas e hoje conta com djs superastros e mega festivais como o Ultra Music Festival, Tomorrowland, EDC (Electric Daisy Carnival) para citar alguns; o que antes era House ou Progressive House se tornou EDM - Electronic Dance Music - para poder incorporar outros estilos de eletrônica como o Dubstep de Skrillex, tornando-se assim, a maneira de se chamar qualquer música eletrônica de cunho popular.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - GOO
Anunciar no Whiplash.Net Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Apesar de cativantes e contar com produtores especializados no gênero atrás de grandes gravadoras como o sueco Max Martin, responsável por hits de Backstreets Boys a Katy Perry, o gênero contém limitações e armadilhas capazes que limitar a expressão musical. Composto normalmente em 128 bpm - batidas por minuto, - (a não ser o Tropical House ou Deep House que ficam em torno de 120 bpm) e em um compasso de 4/4, as musicas repetem o mesmo padrão, basta olhar as musicas de Marshmello a Hardwell, eles tem uma introdução similar, Drop, break, e começa tudo de novo 2x mais longo só que agora com "explosão" no refrão para dar mais emoção, esquema que empobrece as composições, sem contar que o fato de serem "radio-frendly" o que as mantém na margem de 3 minutos. Pesquisas mostram que as músicas estão cada vez menor e o resultado disso é uma deficiência criativa.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - CLI
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Mais o que, de fato, é um problema é que a música agora precisa de intermediário entre o artista e a sonoridade que ele busca, o afastando das possibilidades que apenas um instrumento musical proporciona. Os computadores e a nova maneira de compor colocam a escrita em um meio estéril, limpando das características que a guitarra, por exemplo, proporciona, como as técnicas de bends, tapping; inclusive, a intensidade que as cordas são tocadas são relevantes.

É um gênero extremamente limitado, diferentemente do rock que vive em função da constante transformação, jamais perdendo a quintessência do gênero; no final da década de 70 nasce o Heavy Metal com o Black Sabbath, no início da NWOBHM vem o Black Metal com o segundo disco do Venom, em 88 o Power metal com o Halloween, isso em uma década marcado pelo Glam Rock e dois continentes sendo os expoentes musicais. A década de 90 desbanca tudo com o Grunge, com bandas como Alice in Chains e Soundgarden servido como ponte do Metal Clássico ao Slugde que viria de bandas na New Wave of American Metal, a exemplo do Mastodon.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - GOO
Anunciar no Whiplash.Net Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Como contrapartida e com maior destaque por causa do Lollapalooza se torna popular o Indie Rock antes do fim da primeira década do século XXI sem contar o Revival do Garage Rock com bandas como: The White Stripes e The Black Eyes.

Tantas transformações em um gênero que se debate se já não morreu!

Ao perdemos o instrumento como forma de expressão música vamos perder a capacidade de compor músicas que retratem o nosso momento histórico como: "Wind of Change" do Scorpions, a música mais vendida por um artista alemão sendo responsável por retratar a necessidade de bons ventos em um pais divididos, por um muro e uma ideologia.

Vamos perder a capacidade de transmitir nosso estado emocional, algo que o Blues com o seu som melancólico fez, a escala pentatônica (presente nos instrumentos de percussão africanos) foi usada para expressar como era triste o histórico/condição do seu povo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - CLI
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Vamos perder a capacidade de ouvir música que nos emocione. E isso, não podemos permitir.

Compartilhar no FacebookCompartilhar no WhatsAppCompartilhar no Twitter

Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps


Bangers Open Air


publicidadeMarcelo Matos Medeiros | Glasir Machado Lima Neto | Felipe Pablo Lescura | Efrem Maranhao Filho | Geraldo Fonseca | Gustavo Anunciação Lenza | Richard Malheiros | Vinicius Maciel | Adriano Lourenço Barbosa | Airton Lopes | Alexandre Faria Abelleira | Alexandre Sampaio | André Frederico | Ary César Coelho Luz Silva | Assuires Vieira da Silva Junior | Bergrock Ferreira | Bruno Franca Passamani | Caio Livio de Lacerda Augusto | Carlos Alexandre da Silva Neto | Carlos Gomes Cabral | Cesar Tadeu Lopes | Cláudia Falci | Danilo Melo | Dymm Productions and Management | Eudes Limeira | Fabiano Forte Martins Cordeiro | Fabio Henrique Lopes Collet e Silva | Filipe Matzembacher | Flávio dos Santos Cardoso | Frederico Holanda | Gabriel Fenili | George Morcerf | Henrique Haag Ribacki | Jorge Alexandre Nogueira Santos | Jose Patrick de Souza | João Alexandre Dantas | João Orlando Arantes Santana | Leonardo Felipe Amorim | Marcello da Silva Azevedo | Marcelo Franklin da Silva | Marcio Augusto Von Kriiger Santos | Marcos Donizeti Dos Santos | Marcus Vieira | Mauricio Nuno Santos | Maurício Gioachini | Odair de Abreu Lima | Pedro Fortunato | Rafael Wambier Dos Santos | Regina Laura Pinheiro | Ricardo Cunha | Sergio Luis Anaga | Silvia Gomes de Lima | Thiago Cardim | Tiago Andrade | Victor Adriel | Victor Jose Camara | Vinicius Valter de Lemos | Walter Armellei Junior | Williams Ricardo Almeida de Oliveira | Yria Freitas Tandel |
Siga Whiplash.Net pelo WhatsApp
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

 
 
 
 

RECEBA NOVIDADES SOBRE
ROCK E HEAVY METAL
NO WHATSAPP
ANUNCIE NESTE SITE COM
MAIS DE 4 MILHÕES DE
VIEWS POR MÊS