AC/DC: Brian Johnson não gostava de cantar as músicas de Bon Scott? (I)
Por Ricardo Rubell Bergmann
Postado em 03 de maio de 2016
Em seu livro de 2012 "AC/DC A Biografia" (título na verdade da edição Brasileira de 2014) o jornalista Mick Wall, nas páginas finais, jogou, insinuou a seguinte informação: Brian Johnson nunca, ou pelo menos a muito tempo, não gostava de ser obrigado a cantar, no setlist da banda, tantas músicas da fase Bon Scott, ou, músicas "do" Bon Scott.
Leia a primeira parte da matéria no link abaixo.
Importante, Mick Wall não falou com essas palavras, fique claro, mas é uma interpretação totalmente aceitável dentro do discurso de Mick na reta final de seu livro. Talvez você leu o livro e não interpretou dessa maneira, talvez nem mesmo deu atenção para esse ponto, talvez fosse algo para ser deixado de lado.
Mas agora, quando Brian se despede da banda, 36 anos após substituir Bon, creio ser importante analisar a fundo essa informação, quase uma fofoca, sobre as duas vozes do AC/DC.
Não se trata de tentar desqualificar o livro nem seu autor, que no geral escreveu sim um livro muito bom, se trata de analisar apenas uma questão nele apresentada. Portanto, repetindo que Mick não usou essas palavras, a questão, a informação a ser destrinçada aqui é:
"Brian sempre e/ou a muito tempo se incomodava de ser obrigado a cantar tantas música da fase Bon".
Bem, para começar, o que podemos, ou, o que uma pessoa pode concluir ao ler, ao encontrar essa informação como se fosse uma verdade? Creio que se pode concluir alguns pontos:
1: Brian não gostava de cantar as músicas da fase Bon Scott, ou pelo menos de grande parte delas.
2: Portanto, não gostando, Brian não se dedicava inteiramente em suas interpretações.
3: Sendo a fase Brian mais longa e de maior sucesso, era injusto a metade, pouco mais, pouco menos, do setlist ser da fase Bon.
Creio serem três pontos, três informações embutidas dentro da frase inicial. Não concordando com nenhuma das três, vamos em busca de desmenti-las, talvez não nessa mesma ordem.
Avisando desde já, primeiro, texto longo, segundo, pense por sua cabeça, não pela cabeça dos outros, mas se informe ao máximo.
Primeiro ponto: Desde o início e ao longo de toda fase Brian, cerca de metade do setlist sempre foi da fase Bon, isso é um fato. A questão é: Era isso injusto com a fase Brian?
Com certeza não, pelo contrário, na verdade 50% do setlist ser da fase Bon só valorizada a fase Brian, pois na realidade a maioria das grandes músicas do AC/DC são da fase Bon, ou dos 70s. Portanto, se o setlist buscasse uma justiça por qualidade, mais da metade deveria ser do Bon. Importante falar que os fãs nunca questionaram essa divisão meio a meio no setlist, questionavam essa ou aquela escolha..
Evidentemente, essa é uma questão onde o gosto pessoal é fundamental, você pode considerar que a fase Brian é melhor, mas no geral, falando sempre apenas do lado autoral, da discografia, crítica e fãs consideram a fase Bon melhor.
Conclusão aqui: Nada injusto o setlist ser dividido.
Segundo ponto: Fase Bon, fase Brian, mas a questão é: Estamos falando de qual banda?
Estamos falando do AC/DC, uma das bandas mais caracterizadas por guitarras, considerando apenas bandas do mesmo nível, ou semelhante, eles são a banda mais guitarra da história.
A banda foi formada, controlada e consagrada pelos irmãos guitarristas Young, todas as suas músicas trazem as guitarras em primeiro plano, todos os clássicos do AC/DC assim os são, em primeiro lugar, por causa das linhas de guitarra, dos intros, dos riffs, dos solos, enfim, do jogo feito entre Angus e Malcolm.
Bastaria falar que o grande símbolo da banda, o seu frontman principal (talvez o maior da história), o líder da banda é o guitarrista nanico, o capeta de uniforme escolar e Gibson SG nas mãos.
Portanto, tudo no AC/DC sempre foi, é, e sempre será graças a Angus e Malcolm Young, tudo, sejam pontos positivos ou negativos.
É importante citar isso, apesar de na verdade ser algo bem óbvio, porque quando se fala que a "fase Bon" é superior a "fase Brian" a impressão que passa é que uma fase é melhor que a outra exclusivamente por causa das qualidades individuais de cada um dos vocalistas, quando na realidade os seus nomes apenas facilitam a distinção das fases.
Os anos 70 do AC/DC são superiores, em termos autorais, por causa dos Young, enquanto de 1980 em diante a qualidade, autoral, caiu por causa dos mesmos irmãos. Os caras casaram, filhos, banda ficando gigante, outras preocupações e enfim, a criatividade diminuiu. Além do fato de que os primeiros anos sempre são os mais produtivos.
Mas claro, é obrigatório dizer que as letras e a personalidade de Bon Scott, assim como o caráter e a dedicação ( e algumas letras ) de Brian Johnson, e a performance de palco de ambos foram determinantes para a obra e a história do AC/DC.
Apesar de, nas palavras dos irmãos Young, Bon e Brian serem apenas "o cara do microfone". Apenas senso de humor da banda, outra de suas característica, e do Rock em geral.
Conclusão aqui: A banda dos irmãos guitarristas contou com dois grandes frontman, dois camaradas que em épocas diferentes somadas a tornaram uma das maiores da história. É aquela conclusão conhecida: A banda teve os caras certos nos momentos certos.
Conclusão feita, vamos falar um pouco menos sério, um ponto extra aqui. Fase Bon, fase Brian, mas, e se Bon não tivesse morrido em 1980 e a banda estivesse com ele até hoje?
Esse é o "e se?" mais conhecido sobre o AC/DC e é válido como qualquer outro papo de boteco. Creio que qualquer conversa sobre um passado que não aconteceu deve se basear em fatos reais. E aqui um fato é que Bon sonhava, ou pelo menos tinha uma ideia inicial, de algum dia lançar um álbum solo, paralelo com o AC/DC.
O vocalista buscar uma carreira solo, paralela não parece ser algo que seria facilmente aceito pelos irmãos Young, dentro do pensamento de "dedicação total pra banda", então, não é garantido que um Bon vivo passaria tantas décadas em paz com o, e só com o, AC/DC como Brian fez por 36 anos.
Mas falando nele, vamos inverter a brincadeira, e se Brian tivesse entrado pro AC/DC em seus primeiros anos?
Luis Alberto Braga Rodrigues | Rogerio Antonio dos Anjos | Everton Gracindo | Thiago Feltes Marques | Efrem Maranhao Filho | Geraldo Fonseca | Gustavo Anunciação Lenza | Richard Malheiros | Vinicius Maciel | Adriano Lourenço Barbosa | Airton Lopes | Alexandre Faria Abelleira | Alexandre Sampaio | André Frederico | Ary César Coelho Luz Silva | Assuires Vieira da Silva Junior | Bergrock Ferreira | Bruno Franca Passamani | Caio Livio de Lacerda Augusto | Carlos Alexandre da Silva Neto | Carlos Gomes Cabral | Cesar Tadeu Lopes | Cláudia Falci | Danilo Melo | Dymm Productions and Management | Eudes Limeira | Fabiano Forte Martins Cordeiro | Fabio Henrique Lopes Collet e Silva | Filipe Matzembacher | Flávio dos Santos Cardoso | Frederico Holanda | Gabriel Fenili | George Morcerf | Henrique Haag Ribacki | Jorge Alexandre Nogueira Santos | Jose Patrick de Souza | João Alexandre Dantas | João Orlando Arantes Santana | Leonardo Felipe Amorim | Marcello da Silva Azevedo | Marcelo Franklin da Silva | Marcio Augusto Von Kriiger Santos | Marcos Donizeti Dos Santos | Marcus Vieira | Mauricio Nuno Santos | Maurício Gioachini | Odair de Abreu Lima | Pedro Fortunato | Rafael Wambier Dos Santos | Regina Laura Pinheiro | Ricardo Cunha | Sergio Luis Anaga | Silvia Gomes de Lima | Thiago Cardim | Tiago Andrade | Victor Adriel | Victor Jose Camara | Vinicius Valter de Lemos | Walter Armellei Junior | Williams Ricardo Almeida de Oliveira | Yria Freitas Tandel |
Brian teve sua história nos anos 70, com uma identidade musical diferente da mostrada a partir de 1980. Falando de um modo mais fácil, alguns dizem que Bon era "mais loucão", acontece que nos 70s Brian também era "mais loucão", na realidade ambos eram "mais 70s".
Nos 70s era um Brian diferente, vocalista da banda Inglesa Geordie, que teve seus minutos de sucesso entre 1972 e 1975. Um Brian diferente mas que parece combinar com o AC/DC "diferente" em seus primórdios, veja Brian com o Geordie e o AC/DC em 74, 75 e tente visualizar a união dos dois.
E esse "e se?" não é impossível, dentro claro da suposição de um passado inexistente, já que em 74 o Geordie fez uma pequena tour na Austrália e a passagem por Sydney está no video a seguir, detalhe para Brian carregando o baixista nos ombros, uma imagem familiar no AC/DC.
Quem garante que alguém ligado ao AC/DC não tenha convidado, ou pelo menos pensado em convidar Brian já em 1974? É um fato, quase certo, que Malcolm e Angus assistiram shows do Geordie nessa tour.
Claro, seria bem difícil o vocalista de uma banda Inglesa, com certo sucesso, aceitar o convite de uma banda iniciante do fim do mundo. Talvez por isso ele não aceitou, mas o AC/DC seguiu de olho nele, ainda mais depois do fato garantido que Bon contar que viu e abriu shows do Geordie na Inglaterra em 1973, e que virou fã do vocalista deles. Anos depois tudo isso ajudou na escolha de Brian.
Por isso se diz que "Bon escolheu Brian". Substituir Bon era impossível, apenas os heróis fazem o impossível.
Lembre-se que esse trecho é sobre os "e se?" da banda, baseados em alguns fatos reais.
Deixando uma questão, quem era mais legal? Bon em seus trabalhos antes do AC/DC ou Brian antes do AC/DC?
Segunda, e última, parte em breve. Seguem dois videos: Geordie em Sydney 74. E um Brian já diferente em seus primeiros anos no AC/DC, ao mesmo tempo um Brian diferente do conhecido pela maioria, T.N.T. em Landover 1981.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O ícone do heavy metal que foi traficante e andava armado no início da carreira
A única banda de hard rock que Keith Richards sempre elogiou: "Sempre impressionante"
A banda de rock que Robert Smith odeia muito: "Eu desprezo tudo o que eles já fizeram"
Nirvana: "In Bloom" e o recado para quem canta sem entender a letra
O clássico do Pink Floyd que nem David Gilmour consegue entender o significado
A banda de hard rock que irritava Tony Iommi, mas que vendeu mais que o Black Sabbath
O cantor que Dave Grohl e Axl Rose colocam no topo da história do rock
Palco de show histórico do Black Sabbath em SP passa por reforma e será modernizado para 2026
Os 5 discos de rock que Regis Tadeu coloca no topo; "não tem uma música ruim"
O melhor álbum do AC/DC de todos os tempos, segundo Lars Ulrich do Metallica
O Megadeth tentou um guitarrista mas ele não sabia solar, então contrataram o professor dele
Dave Mustaine cutuca bandas que retomaram atividade após turnês de despedida
Como o tempo provou que o desapego do Lynyrd Skynyrd fazia todo o sentido
Quem é Perry Mason, que dá nome a um dos grandes clássicos de Ozzy Osbourne
Quando Kiss e Queen decepcionaram, mas o AC/DC salvou a lavoura
O hit do rock nacional que vendeu tanto que desbancou "Billie Jean" do Michael Jackson
David Ellefson diz que continua amigo de Kiko Loureiro: "não se acovarda ao cancelamento"
A opinião de Raul Seixas sobre seus tratamentos "traumatizantes" contra o alcoolismo

31 discos de rock e heavy metal que completam 50 anos em 2026
A melhor música do AC/DC de todos os tempos, segundo o ator Jack Black
AC/DC, Maiden e festivais de R$ 3 mil: 1 em cada 4 brasileiros já se endividou por shows
A canção de natal do AC/DC que foi inspirada em Donald Trump
A banda clássica de rock em que Ozzy Osbourne era viciado: "Eles são como carne e batata"
5 rockstars dos anos 70 que nunca beberam nem usaram drogas, segundo a Loudwire
Avenged Sevenfold: desmistificando o ódio pela banda
Hard Rock e Heavy Metal: o bicho de duas cabeças
