O hit do rock nacional que vendeu tanto que desbancou "Billie Jean" do Michael Jackson
Por Gustavo Maiato
Postado em 23 de dezembro de 2023
Em vídeo de Júlio Ettore, o youtuber conta em detalhes a história de "Menina Veneno", clássico do Ritchie. Um dos destaques é a repercussão impressionante da música, lançada em 1983.
"As gravadoras não queriam lançar um cantor inglês cantando em português. Então, ele enviou essa fita para os mercados de teste em Fortaleza, Curitiba, Belo Horizonte. Uma das primeiras rádios a tocar ‘Menina Veneno’ foi a Verdes Mares de Fortaleza, em janeiro de 83. Só que tem um detalhe: o combinado com o divulgador era esperar o carnaval passar, senão correria o risco de lançar a música durante as férias do carnaval, e ninguém mais se interessaria pela canção. No entanto, o divulgador, assim que recebeu a fita em janeiro, dias depois, os representantes de venda locais ligavam desesperados pedindo algo vendável, pois a música estava estourada em todas as rádios, e os fãs queriam algo para comprar.

O sucesso de ‘Menina Veneno’ começou a se espalhar até contagiar o eixo Rio-São Paulo. O plano da gravadora era lançar o compacto em abril, mas tiveram que antecipar, lançando em 14 de fevereiro, logo após o Carnaval. Estavam com tanta pressa que não tinham uma foto produzida para a capa. Ritchie ofereceu uma foto que já tinha produzido para um LP artesanal que ele ia fazer. O compacto vendeu 500.000 cópias em poucas semanas. Começaram a surgir muitos pedidos para shows. ‘Menina Veneno’ desbancou ‘Billie Jean’, um dos maiores sucessos de Michael Jackson até hoje.
No entanto, o próprio Rick não estava completamente satisfeito. Ele não estava sendo apreciado como o músico que considerava, mas sim como uma espécie de ícone erótico. Se fosse um bonitão, talvez ele embarcasse nessa, mas ao se olhar no espelho, ria da própria cara. Estava ficando completamente absurdo, mães escrevendo contando sonhos eróticos. Ele foi até considerado um provável sucessor de Roberto Carlos".
"Menina Veneno" e o significado da letra
Em uma entrevista ao Corredor 5, Ritchie revelou os bastidores e a inspiração por trás de "Menina Veneno". A composição é intrinsecamente brasileira e resistiu a tentativas de adaptação para o inglês, mantendo sua essência peculiar mesmo quando considerada "um pouco cafona" em português.
A inspiração para a música remonta ao livro "O Homem e seus Símbolos" de Carl Jung, especialmente ao capítulo sobre Ânima, a representação feminina nos sonhos masculinos. Ritchie vê "Menina Veneno" como uma manifestação da Ânima, personificando a donzela venenosa, uma das quatro manifestações ao lado da guerreira, da figura materna e da professora.
A canção também possui raízes mitológicas, evocando mitos sobre sereias em diversas culturas. Menina Veneno personifica o perigo, ecoando narrativas antigas sobre sereias sedutoras e letais.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Os shows que podem transformar 2026 em um dos maiores anos da história do rock no Brasil
O guitarrista que Jimmy Page admitiu estar fora de seu alcance: "Não consigo tocar"
Fender lança linha de instrumentos em comemoração aos 50 anos do Iron Maiden
Monsters of Rock confirma as 7 atrações da edição de 2026 do festival
Evanescence anuncia turnê mundial para 2026
A canção dos Rolling Stones que, para George Harrison, era impossível superar
O Melhor Álbum de Hard Rock de Cada Ano da Década de 1980
O único "filme de rock realmente bom" da história, segundo Jack Black
A banda clássica que poderia ter sido maior: "Influenciamos Led Zeppelin e Deep Purple"
Os cinco maiores bateristas de todos os tempos, segundo Dave Grohl
Men At Work anuncia show extra em nova turnê nacional
A banda esquecida que Eric Clapton considera os pioneiros do heavy metal
Em publicação sobre "Rebirth", Angra confirma Alírio Netto na formação atual
Smith/Kotzen confirma show em Curitiba para 2026
Parceria com Yungblud rende marca histórica ao Aerosmith

O pouco conhecido artista que foi o Manuel Bandeira do rock nacional, segundo radialista
Por que gravadoras brasileiras não valorizariam alguém como Frank Zappa, segundo Ritchie
O hit do rock nacional que vendeu tanto que desbancou "Billie Jean" do Michael Jackson


