Iron Maiden: locais pequenos demais para o fanatismo brasileiro?
Por Bruno Prado
Postado em 15 de outubro de 2015
Quando as 5 datas da turnê do Iron Maiden pelo Brasil foram divulgadas uma coisa logo me chamou a atenção: Curitiba está ausente?
Sou carioca, vivo no Rio (ainda... apesar do imenso caos que a cidade se tornou!) e não tenho qualquer motivo passional para defender cidade A ou B que não seja a minha. Mas a ausência de Curitiba me parece muito estranha analisando tecnicamente. Nas últimas duas turnês a banda foi muito bem recebida nesta cidade e devemos lembrar do magnífico show na Pedreira durante a Somewhere Back in Time Tour. Fora isto, sabemos que um show em Curitiba vende muito bem para quem mora em Porto Alegre, Floripa e outras cidades do sul.
Na minha opinião, 6 datas como na turnê anterior era o mínimo esperado. Mas além desta ausência existe outro fato mais intrigante ainda: seriam os locais escolhidos muito acanhados para o Iron Maiden?
Não conheço o moderno Allianz Parque mas estive no antigo Palestra Itália para ver a banda e sei bem de sua capacidade. A localização é boa, a capacidade também. Seria o único dos 5 locais anunciados que estaria a altura da banda, mas eu me pergunto: o Iron Maiden não merecia mais?
Ok, até hoje tem gente reclamando do caos de Interlagos 2009, mas deixando de lado a desorganização e analisando friamente apenas sua capacidade, não seria algo muito mais adequado se tratando da maior cidade do país?
Em Fortaleza o Ginásio Olímpico segundo minhas fontes tem capacidade para apenas 20 mil pessoas. Quando estive em Fortaleza ele estava em obras. Fica ao lado do Castelão e é de fácil acesso, porém, acredito que o espaço seja muito, mas muito pequeno mesmo para o fanatismo nordestino. Será a 1a vez da banda na cidade e certamente aquilo vai ferver! sem contar que o Iron Maiden não irá a Recife e provavelmente os fãs de lá devem "migrar" para Fortaleza. O Castelão seria mais adequado. Mas como toda primeira vez tem sua quota de tolerância eu espero que seja um bom aprendizado para adaptações futuras.
Em Brasília e no Rio o problema é o mesmo. Ambos são ginásios poliesportivos com capacidade abaixo do que a banda pode explorar. Sinceramente não posso falar por Brasília pois das 5 cidades anunciadas é a única em que jamais estive (não por medo da Dilma nem preconceito com os cidadãos, é falta de oportunidade mesmo), mas creio que o público possa comparecer bem como em 2011.
No RJ o fanatismo pela banda é imenso. Este mesmo HSBC Arena foi incapaz de suportar a capacidade em 2011 e as barreiras frontais foram destruídas, forçando o reagendamento do show para o dia seguinte.
Naquela ocasião o Iron Maiden também divulgava um álbum que alcançou o topo de vendas no Brasil, o Final Frontier. Desta vez, há algo muito melhor para mostrar: The Book Of Souls.
Neste mesmo século o próprio Iron Maiden fez duas apresentações maravilhosas em locais muito maiores, a Cidade do Rock e a Apoteose. Sabemos que o Rock in Rio não estará disponível no ano que vem, mas em março o Carnaval já vai ter acabado e a Apoteose seria ideal novamente.
Em BH a Esplanada do Mineirão é um local bom e de fácil acesso. Foi lá que ocorreu o show do Black Sabbath. Não estive durante o show mas conheço o local desde a Copa do Mundo de 2014 e aparentemente sua capacidade é de 20 mil pessoas. Tal como em Fortaleza eu me pergunto: será que o local não é acanhado de mais para o fanatismo dos mineiros?
Vamos lembrar que o Iron Maiden não volta ao Brasil desde 2013 e não lança um álbum novo desde 2010. O Book Of Souls foi nr. 1 de vendas em 24 países, incluindo o Brasil, superou a marca de vendas do álbum anterior Final Frontier na Inglaterra (onde também foi nr.1) e nos EUA (onde teve a melhor performance da banda na história da Billboard 200, 4o lugar).
Opine você também: os locais são pequenos demais para o fanatismo brasileiro pelo Iron Maiden?
- 17 de março - Rio de Janeiro (HSBC Arena)
- 19 de março - Belo Horizonte (Esplanada do Mineirão)
- 22 de março - Brasília (Nilson Nelson Arena)
- 24 de março - Fortaleza (Ginásio Olímpico)
- 26 de março - São Paulo (Allianz Parque)
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps