O significado da escolha do nome Nirvana, segundo Kurt Cobain
Por André Garcia
Postado em 25 de fevereiro de 2023
Kurt Cobain, conhecido por sua relação conturbada com a mídia, odiava o constante escrutínio ao qual era submetido. Sua música, muitas vezes enigmática e subjetiva, era alvo de análises detalhadas por jornalistas e fãs em busca de significados ocultos. Tudo que ele cantasse, escrevesse ou dissesse era analisado sob um faminto microscópio.
Um trecho de entrevista disponível no YouTube, mostra Cobain em 1991, em Redding, Inglaterra, demonstrando incômodo ao ser questionado sobre uma explicação anteriormente dada por ele para a escolha do nome Nirvana.
Kurt Cobain: Eram 9 da manhã, eu estava de ressaca, nem sei o que eu disse... Eu disse que não lembrava.
MTV: O que você deu a entender foi que Nirvana significa "Libertação da dor e do...
KC: ...e do sofrimento do mundo exterior — isso é a definição do dicionário. Foi apenas uma resposta tirada diretamente do dicionário.
MTV: Você disse que aquilo era o que o punk significava para você, então era o nome perfeito. Não foi por isso que você escolheu esse nome?
KC: Ah sim, agora eu lembrei. Foi sim. Foi por isso [sarcástico].
MTV: Eu não quero insistir no assunto.
KC: Beleza, não importa mesmo. É um nome que logo vai cair na boca do povo [e perder o sentido].
Parte da cena grunge de Seattle, o Nirvana foi formado em 1987 e chegou ao topo das paradas de sucesso (desbancando Michael Jackson) com "Nevermind" (1991). A banda girava em torno de seu vocalista, fundador e líder Kurt Cobain, amplamente considerado um dos mais influentes nomes do rock alternativo dos anos 90. Famoso por sua rebeldia e vulnerabilidade, contra sua vontade se tornou símbolo do movimento grunge e um ícone da cultura pop, e teve a vida arruinada pela fama.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps