Shows vazios: de quem é a culpa?

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Rodrigo Marques Foresto
Enviar correções  |  Ver Acessos

Eventos com público reduzido são uma realidade cada vez mais presente em nosso underground. Bandas e produtores independentes colocam a culpa nos shows internacionais, nas bandas cover, na economia, em um público desinteressado...

Monsters Of Rock 2015: conheça a loira que "deu um show" com o Steel PantherElectra Mustaine: a linda filha do Sr. Dave Mustaine

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Mas, afinal, será que não são exatamente os produtores e as bandas os responsáveis por esta triste realidade? Vamos refletir juntos.

Uma olhada substancial na cena nacional mostra que pecamos pelo excesso. Vejo shows sendo marcados porque a banda precisa divulgar seu trabalho, porque o produtor conseguiu uma data na casa, para aproveitar uma viagem da banda, e por aí vai. Alguém aí pensou no principal, ou seja, se o público deseja que este show aconteça?

Pode ser simples pensar que, sem público, não há razão para um show acontecer. Mas, na prática, observamos o que há cinco décadas Theodore Levitt já chamava de miopia em marketing. Shows são marcados sem qualquer projeção de público. A sombra do fracasso surge antes do flyer estar pronto.

Vamos analisar agora o que dá certo. Certamente, você já presenciou shows de bandas de som próprio com um ótimo público. E por que estes shows lotam enquanto vários permanecem vazios?

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

O público é formado por pessoas, que querem ter boas experiências e buscam por aquilo que as tire da rotina. Eventos devem, então, ser especiais. Bandas esperadas há tempos, ideias criativas para complementar o evento, além de data, local, infraestrutura e preço de ingresso adequados.

Se você tem uma banda, antes de correr atrás de shows, trabalhe para que sua banda gere interesse por parte do público, e convites para bons shows serão consequência. Isso merece um capítulo à parte, mas, para simplificar: componha músicas que empolguem as pessoas, grave-as com uma qualidade razoável e dê uma boa apresentação. Invista em um merchandise bem elaborado, que faça as pessoas terem vontade de usar (esta será a sua principal ferrameta de divulgação e fonte de receita por muito tempo). Se você perceber que já tem uma galera disposta a pagar para ver um show da banda, coloque-se à disposição de produtores. Marcando um show, faça a sua parte na divulgação. Deu certo? Espere alguns meses para que a galera tenha "saudades" do seu show e enquanto isso busque atingir a públicos de outras regiões. Não deu? Revise os passos anteriores e veja onde você errou.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Se você quer produzir um evento, seu gosto pessoal e sua boa vontade não são o mais importante, e sim o que o público quer. Pesquise com as pessoas sobre que atrações estas gostariam de ver. Analise o custo de cada uma e a relação com a quantidade de público pagante que cada uma delas atrairia. Somente confirme um evento quando você tiver certeza de que, por aquele preço, com aquelas atrações, naquela data e naquele local, um bom número de pessoas estaria disposto a pagar entrada. Dedique ao menos dois meses para uma divulgação virtual e física (a panfletagem ainda tem muita força).

Com menos e melhores shows, ninguém precisará se contentar com o "zero a zero é lucro", com o tapinha nas costas, com o "descola uma cerveja aí pra nós e tá valendo", com os gatos pingados que vão ao show só para dar uma força, e, principalmente, com a frustração de olhar que você se dedica para um semi ostracismo.

Se tiver alguma dúvida, repita três vezes: "o público não tem culpa de nada, a culpa é minha".

E não se esqueça de que, quando você não está envolvido diretamente com o show, você também faz parte do público!




GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net


Todas as matérias da seção Opiniões

Monsters Of Rock 2015: conheça a loira que deu um show com o Steel PantherMonsters Of Rock 2015
Conheça a loira que "deu um show" com o Steel Panther

Electra Mustaine: a linda filha do Sr. Dave MustaineElectra Mustaine
A linda filha do Sr. Dave Mustaine


Sobre Rodrigo Marques Foresto

Headbanger há duas décadas, já escreveu para as revistas Valhalla, Comando Rock e Strike. Organiza eventos de Metal e também trabalha com merchandising para bandas independentes. É um entusiasta do Metal Feminino e também do Metal Nacional e seus gêneros favoritos são heavy, thrash e hard. Contato: [email protected]

Mais matérias de Rodrigo Marques Foresto no Whiplash.Net.

Goo336x280 GooAdapHor Goo336x280 Cli336x280