Shows vazios: de quem é a culpa?
Por Rodrigo Marques Foresto
Postado em 15 de abril de 2015
Eventos com público reduzido são uma realidade cada vez mais presente em nosso underground. Bandas e produtores independentes colocam a culpa nos shows internacionais, nas bandas cover, na economia, em um público desinteressado...
Mas, afinal, será que não são exatamente os produtores e as bandas os responsáveis por esta triste realidade? Vamos refletir juntos.
Uma olhada substancial na cena nacional mostra que pecamos pelo excesso. Vejo shows sendo marcados porque a banda precisa divulgar seu trabalho, porque o produtor conseguiu uma data na casa, para aproveitar uma viagem da banda, e por aí vai. Alguém aí pensou no principal, ou seja, se o público deseja que este show aconteça?
Pode ser simples pensar que, sem público, não há razão para um show acontecer. Mas, na prática, observamos o que há cinco décadas Theodore Levitt já chamava de miopia em marketing. Shows são marcados sem qualquer projeção de público. A sombra do fracasso surge antes do flyer estar pronto.
Vamos analisar agora o que dá certo. Certamente, você já presenciou shows de bandas de som próprio com um ótimo público. E por que estes shows lotam enquanto vários permanecem vazios?
O público é formado por pessoas, que querem ter boas experiências e buscam por aquilo que as tire da rotina. Eventos devem, então, ser especiais. Bandas esperadas há tempos, ideias criativas para complementar o evento, além de data, local, infraestrutura e preço de ingresso adequados.
Se você tem uma banda, antes de correr atrás de shows, trabalhe para que sua banda gere interesse por parte do público, e convites para bons shows serão consequência. Isso merece um capítulo à parte, mas, para simplificar: componha músicas que empolguem as pessoas, grave-as com uma qualidade razoável e dê uma boa apresentação. Invista em um merchandise bem elaborado, que faça as pessoas terem vontade de usar (esta será a sua principal ferrameta de divulgação e fonte de receita por muito tempo). Se você perceber que já tem uma galera disposta a pagar para ver um show da banda, coloque-se à disposição de produtores. Marcando um show, faça a sua parte na divulgação. Deu certo? Espere alguns meses para que a galera tenha "saudades" do seu show e enquanto isso busque atingir a públicos de outras regiões. Não deu? Revise os passos anteriores e veja onde você errou.
Se você quer produzir um evento, seu gosto pessoal e sua boa vontade não são o mais importante, e sim o que o público quer. Pesquise com as pessoas sobre que atrações estas gostariam de ver. Analise o custo de cada uma e a relação com a quantidade de público pagante que cada uma delas atrairia. Somente confirme um evento quando você tiver certeza de que, por aquele preço, com aquelas atrações, naquela data e naquele local, um bom número de pessoas estaria disposto a pagar entrada. Dedique ao menos dois meses para uma divulgação virtual e física (a panfletagem ainda tem muita força).
Com menos e melhores shows, ninguém precisará se contentar com o "zero a zero é lucro", com o tapinha nas costas, com o "descola uma cerveja aí pra nós e tá valendo", com os gatos pingados que vão ao show só para dar uma força, e, principalmente, com a frustração de olhar que você se dedica para um semi ostracismo.
Se tiver alguma dúvida, repita três vezes: "o público não tem culpa de nada, a culpa é minha".
E não se esqueça de que, quando você não está envolvido diretamente com o show, você também faz parte do público!
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



10 bandas que encerraram suas atividades em 2025
A banda que Slash considera o auge do heavy metal; "obrigatória em qualquer coleção"
5 rockstars dos anos 70 que nunca beberam nem usaram drogas, segundo a Loudwire
O álbum que, para Geddy Lee, marcou o fim de uma era no Rush; "era esquisito demais"
Testament, Overkill e Destruction confirmam turnê conjunta em 2026
O recado curto e direto que Iron Maiden passou a Blaze Bayley quando o demitiu
Steve Harris não descarta um grandioso show de despedida do Iron Maiden
Sharon explica o que a fez desistir de pacto firmado com Ozzy
A resposta de Rafael Bittencourt sobre possibilidade de Bruno Valverde deixar a banda
As duas músicas do Iron Maiden que nunca foram tocadas no Brasil - e podem estrear em 2026
Jimmy Page faz post e comenta atual opinião sobre show do Led Zeppelin em 2007
Por que Angra escolheu Alírio Netto como vocalista, segundo Rafael Bittencourt
O guitarrista desconhecido idolatrado por Frank Zappa e John Frusciante
Rafael Bittencourt explica atual relação com Edu Falaschi e possibilidade de novos shows
O melhor compositor de letras de todos os tempos, segundo Axl Rose do Guns N' Roses

A nostalgia está à venda… mas quem está comprando? Muita gente, ao menos no Brasil
Afinal o rock morreu?
Será mesmo que Max Cavalera está "patinando no Roots"?
Por que a presença dos irmãos Cavalera no último show do Sepultura não faz sentido
Angra traz "Rebirth" de volta e deixa no ar se a formação atual ainda existe
De fãs a palpiteiros, o que o heavy metal e o futebol têm em comum
Pink Floyd: entenda o "estilo Gilmour" de tocar guitarra
Thrash Metal: a estagnação criativa do gênero


