Rock: Virando um velho moralista. Viva e deixe viver
Por Dilan Toñomars
Postado em 16 de setembro de 2012
Há alguns dias vi um post na internet ou um artigo, não me lembro e desde já peço desculpas ao autor, mas que me fez pensar muito no que estamos nos tornando. Cheguei a conclusão de que não podemos deixar que o Rock’n’Roll se torne um Velho Moralista.
Nos últimos tempos tem-se visto muito preconceito e julgamento contra fãs do Michel Teló, funkeiros, pagodeiros e etc. Agindo dessa forma estamos esquecendo da essência do Rock: o "viva e deixe viver".
Enquanto criticamos as preferencias músicas e culturais de outras pessoas estamos transformando o nosso movimento (porque sim, o rock não é só um estilo musical, é um estilo de vida) no tipo de pessoas que sempre combatemos "os falsos moralistas".
Ao dizermos que são ruins e condenarmos suas ações estamos fazendo a mesma coisa que os pais fizeram quando viram seus filhos influenciados pelos BEATLES e pelos ROLLING STONES. Como o sistema dita as regras de como nos devemos nos comportar, vestir, agir, pensar...
Nesse processo estamos enterrando toda a obra (lição) da JANIS, do HENDRIX, DOORS e por aí. Sempre lutamos para sermos nós mesmos, conforme nossas vontades, escutarmos e seguirmos a cultura do que acreditamos que pode mudar o mundo: o ROCK, A LIBERDADE.
Criticando e impondo nosso movimento estamos fazendo a mesma coisa, ou seja, estamos nos tornando nosso principal inimigo. Estamos apagando a chama do que realmente, essencialmente o Rock representa: LIBERDADE. Liberdade de expressão, liberdade de escolha, liberdade de agir.
Se o movimento dos funkeiros cometem atos que entendemos como que não bons pra nós, não precisamos e nem devemos criticá-los. Devemos apenas continuar curtindo o nosso Rock n Roll. Se a maior parte da população prefere ouvir as músicas de qualidade duvidosa do Michel Teló, deixem eles curtirem a "vibe" deles e vamos continuar curtindo o nosso Rock’n‘Roll.
Se eles acreditam que aquele ou esse movimento é o melhor pra eles devemos apoiá-los, pois o rock é isso, incentivarmos qualquer pessoa a ser ela mesma, e combatermos qualquer pessoa que imponha como deve-se ser.
E assim vamos manter acesa a chama do que sempre acreditamos. Nâo preciamos converter ninguém ao nosso movimento, pois sabemos que não é a pessoa que escolhe o Rock, é o Rock que escolhe a pessoa. Não se torna rockeiro, se nasce rockeiro. Enfim, apenas um desabafo de um rockeiro que teme que o Rock se torne um velho moralista.
Existe uma música do PAUL MCCARTNEY, que foi regravada pelo GUNS’N’ROSES que fala assim: "Quando você era jovem, e seu coração era um livro aberto, você costumava dizer "Viva e deixe viver"...
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



As músicas mais longas de 10 grandes bandas de heavy metal
As quatro melhores músicas do Led Zeppelin, segundo Robert Plant
Hellfest anuncia edição de 20 anos com 10 palcos e mais de 300 bandas em 2027
A melhor música de rock progressivo de todos os tempos, segundo os leitores da Prog
Com ex-Nirvana na bateria, Sleep anuncia nova formação
As músicas menos conhecidas do Iron Maiden que você precisa ouvir, segundo a Kerrang!
O significado irônico de "Somos tão jovens", verso que encerra "Tempo Perdido"
O maior álbum do Queen para Chad Smith; "Eu sempre aumento o volume"
Yes - Seguindo firme e forte em "Aurora"
A música do Slayer que lembra o Alice in Chains, segundo a Kerrang!
O disco dos Rolling Stones que Mick Jagger mais odiou gravar; "As relações eram terríveis"
Mortiis sobre o black metal nos anos 90: "Tudo soava igual"
O que aconteceu nas últimas 48 horas de vida de Freddie Mercury
As cinco bandas de rock progressivo que só têm um álbum bom, segundo a Loudwire
A canção dos anos sessenta que Robert Plant sabia que jamais conseguiria superar
Roger conta como mídia manipulou para jogar Ultraje a Rigor contra Blitz nos anos 1980
Reb Beach: "Não me importo de dizer que Kirk Hammet é um bosta"
A mulher que inspirou Lennon e McCartney, e fez sucesso no Rock in Rio sem cantar uma nota


As emoções que uma música desperta merecem mais atenção que qualquer crítico ou "influencer"
As bandas de heavy metal nem sempre farão a mesma coisa (e isso não é ruim)
Megadeth, Pepeu Gomes e a mania do internauta achar que sabe de tudo
O problema não é usar celular em shows, mas sim fiscalizar os outros
Lobão: a defesa do roqueiro solitário
Preconceito: dificuldades de ser roqueiro em cidade do interior



