Rock Nacional - Renovar é preciso

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por João Carlos Santana
Enviar correções  |  Ver Acessos

Porque o rock nacional ainda não se renovou dentro da grande mídia? Se o último grande sucesso do rock-Brasil foi o álbum acústico do Capital Inicial e a volta aos palcos e no disco do RPM promete ser uma grande tacada comercial, tudo indica que precisamos urgente de uma novidade no cenário.

Aerosmith: curiosidades sobre a voz de Steven TylerEpica: foto original de Simone Simons nua em capa é revelada?

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Mas as novidades estão escassas ou as gravadoras têm medo de arriscar? Como a primeira possibilidade é remota, já que no país são realizados anualmente dezenas de festivais, como, por exemplo, o Abril Pro Rock de Recife e o Mada (Música, Alimento da Alma) em Natal, resta apenas a segunda hipótese e outra indagação: porque as gravadoras não investem nos novos talentos que se destacam nesses festivais?

Dentro da estrutura das gravadoras existem os "olheiros" que deveriam frequentar esses festivais atrás de novos nomes. Se eles estiverem trabalhando é sinal que os grupos nacionais não estão desenvolvendo um trabalho de qualidade, o que não deve ser verdade pois quem acompanha esses eventos, quem realmente gosta de música e não pensa apenas na cor do dinheiro, sabe que tem muita gente fazendo som de qualidade pelo país. Mas quem são esses profissionais? Os mesmos que há 10, 15, 20 anos estão ouvindo as fitas de nossos aspirantes a artistas profissionais? Esse aspecto é muito relevante pois se não acontece uma renovação nesses setores, onde também se encontram os diretores artísticos, que controlam quem entra e quem sai do quadro ou do elenco das gravadoras, logicamente na área artística tende a não ocorrer mudança alguma.

Outro ponto que merece ser destacado é a inconstante situação econômica mundial que se reflete na indústria fonográfica somando-se ainda aos fantasmas que assustam os empresários do setor, o formato mp3 e a pirataria, mas isso não justifica uma aparente má vontade de investimentos no mercado de novidades. Felizmente a imprensa está fazendo sua parte divulgando novos grupos, festivais, promovendo e mostrando que a diversidade está aí para quem quiser aproveitar.

E já que a diversidade se faz presente no nosso território acho que está na hora das empresas, digo, gravadoras, investirem em coletâneas. Durante os anos 50, enquanto os Estados Unidos viviam desfrutando das vendas do fenômeno Elvis Presley, inúmeros títulos foram lançados explorando a imagem dos roqueiros solo como Chuck Berry, Jerry Lee Lewis e tantos outros, que até hoje fazem parte das prateleiras. Na mesma época o Brasil descobria a Bossa Nova e o mesmo fenômeno ocorria em seguida, ou seja, dezenas de novos nomes apareceram por aqui. Na era Beatles/Stones milhares de grupos também invadiram as lojas em todo o mundo. Aqui no Brasil no final dos anos 60 e 70 a diversidade de grupos, dentro da onda da jovem guarda, forçou as gravadoras lançarem uma enxurrada de novos artistas. Nos anos 80 diversas coletâneas foram lançadas com a ascenção do rock nacional. Um pouco mais tarde Chico Science provocou um aquecimento no mercado e vieram alguns lançamentos de grupos com proposta semelhante, mas depois de sua morte começou a estagnação.

Esperamos que não demore muito para novos talentos aparecerem de verdade com tanta gente na berlinda esperando essa oportunidade. É bom deixar claro; nada contra os acústicos e os artistas consagrados mas não dá para ficar tentando tirar leite de pedra, ou alguem acredita "de novo" no retorno e$trondo$o do RPM?




GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net


Todas as matérias da seção OpiniõesTodas as matérias sobre "Capital Inicial"Todas as matérias sobre "RPM"


Viper: por que se perderam e lançaram até disco pop rock em português?Viper
Por que "se perderam" e lançaram até disco pop rock em português?

Capital Inicial: Melhor banda de rock do Brasil é Legião Urbana, diz Dinho Ouro PretoCapital Inicial
"Melhor banda de rock do Brasil é Legião Urbana", diz Dinho Ouro Preto


Aerosmith: curiosidades sobre a voz de Steven TylerAerosmith
Curiosidades sobre a voz de Steven Tyler

Epica: foto original de Simone Simons nua em capa é revelada?Epica
Foto original de Simone Simons nua em capa é revelada?


Sobre João Carlos Santana

Autor sem foto e/ou descrição cadastrados. Caso seja o autor e tenha dez ou mais matérias publicadas no Whiplash.Net, entre em contato enviando sua descrição e link de uma foto.

adClio336|adClio336