Jimi Hendrix em versões de Jazz
Fonte: Dynamite online
Postado em 27 de outubro de 2002
Há muito aguardado por fãs de jazz e de rock, o clássico "Gil Evans Plays the Music of Jimi Hendrix" está chegando às lojas. O disco traz composições do lendário guitarrista, morto em 1970, arranjadas especialmente para uma orquestra de jazz, que traz solistas como o saxofonista David Sanborn, o multiinstrumentista Howard Johnson e o trompetista Lew Soloff.
Evans, o consagrado arranjador e bandleader que trabalhou com Miles Davis em discos como "Birth of The Cool" e "Sketches of Spain", estava planejando trabalhar com Hendrix pouco antes da morte do guitarrista. Este relançamento é tão esperado porque o som foi radicalmente remixado, para mostrar melhor as intenções originais de Evans.
Gravado em 1974, quatro anós após a morte do guitarrista, "Gil Evans Plays the Music of Jimi Hendrix" é uma obra-prima. O disco é um tributo a Hendrix, fruto da colaboração entre os dois que acabou nunca acontecendo. Hendrix havia sido apresentado à música de Evans por Miles Davis. Interessado em expandir seus interesses musicais para além do rock, Jimi foi encorajado por Miles a unir-se a Evans.
Em sua última excursão pela Europa, o guitarrista encontrou várias vezes o engenheiro de som e empresário de Evans, Alan Douglas, para conversar sobre um projeto baseado em "Third Stone From the Sun". A idéia de Evans era discutir os detalhes com Hendrix quando ele voltasse, mas o guitarrista acabou morrendo no dia 18 de setembro de 1970, em decorrência de uma overdose. Fascinado pela música de Hendrix, Evans resolveu rearranjar suas composições.
Como diretor da New York Jazz Repertory Company, ele mostrou seu novo material pela primeira vez no Carnegie Hall, no dia 3 de junho de 1974, e dias depois foi para o estúdio registrá-lo.
O relançamento traz a Gil Evans Orchestra e traz versões jazzísticas de clássicos de Hendrix como "Crosstown traffic", "Up from the skies," "Voodoo chile," "Gypsy eyes" e "Foxey Lady" em um medley com "Castles made from sand". Estão incluídas quatro novas versões, inéditas. Na banda estão ainda músicos como os saxofonistas George Adams e Billy Harper, o tubista Howard Johnson e o baterista Tony Williams. Nas guitarras estão John Abercrombie, Ryo Kawasaki e Keith Loving.
Muitas das canções neste disco, como "Castles Made of Sand" e "Little Wing", tornaram-se parte importante dos shows da Evans Orchestra até o fim de sua vida.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps